quinta-feira, 30 de junho de 2011

PROVAS LIBRES

As famosas provas libres (http://www.cbc.uba.ar/dat/alumnos/inscrip.html#LIBRESdepende da pessoa se inscrever para esse tipo de prova para a matéria que pretende fazer e aparecer na faculdade na data da prova libre, fazer a prova e se tirar 4,0, se isso acontecer estará aprovado na matéria e tudo será só flores.
De cara parece bem fácil né, mas na verdade não é muito fácil, porque terá que fazer a prova referente a todo o conteúdo dado.
As provas libres são divididas normalmente em duas fases: escrita e oral. 
A prova escrita é eliminatória e sua aprovação é requisito para poder fazer a prova oral. 
Então uma dica, para quem pretende fazer esse tipo de prova, dá uma olhada no site do CBC , pegue a grade de matérias e já vai estudando ou então paga um professor particular, se inscreve nas libres de dezembro, tenta, se der certo ótimo, maravilhoso, senão faz o CBC e pronto.

Requisitos para realizar as provas libres:
  1. Os alunos que poderão se inscrever para as provas "libres" são os alunos regulares do CBC e que não passaram em alguma matéria no quadrimestre cursado. Os alunos que já tem algum curso superior ficam fora desse requisito pela Resoliução (C.S.) 4083/ 89. (Então quem já tem curso superior nem precisa fazer o CBC para ter o direito de fazer as provas libres, basta comprovar que é graduado e se inscrever nas datas de inscrição).
  2. Não poderão fazer as provas libres os alunos que tenham obtido nota entre 4,0 e 6,49 pontos na média dos parciais do CBC, o que habilita o aluno a realizar exame final durante 03 datas consecutivas.
Então boa sorte para quem pretende realizar as libres da vida.

4 comentários:

  1. Eiii Patrícia, segue ai uma noticia boa pra gente:

    Acordo de reconhecimento de diplomas no Mercosul é aprovado

    Agência Senado:
    BRASÍLIA - O reconhecimento de diplomas de cursos de graduação entre os países do Mercosul deverá tornar-se mais fácil. Este é o objetivo de um acordo firmado entre os quatro países do bloco - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai - e dois outros países sul-americanos, Bolívia e Chile, que recebeu, nesta quinta-feira (12), parecer favorável da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

    O acordo foi firmado durante a reunião de cúpula do bloco realizada em junho de 2008, na cidade argentina de Tucumán. O texto representa a base jurídica para a atuação articulada das autoridades educacionais. O nome formal do texto é Acordo sobre a Criação e a Implementação de um Sistema de Credenciamento de Cursos de Graduação para o Reconhecimento Regional da Qualidade Acadêmica dos Respectivos Diplomas no Mercosul e Estados Associados.

    O acordo - que consta do Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 636/10 - estabelece um mecanismo de credenciamento definitivo de cursos de graduação nos países do Mercosul, com base na experiência do Mecanismo Experimental de Credenciamento, já aplicado a cursos de agronomia, engenharias e medicina.

    Esse "empreendimento acadêmico conjunto", como destaca em seu parecer o relator da matéria, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), tem por objetivo "assegurar a qualidade acadêmica da formação profissional ministrada pelos cursos superiores de referência na região" e facilitar a mobilidade e o intercâmbio de alunos e professores.

    - O acordo ajudará a resolver os problemas de milhares de jovens que têm seus diplomas contestados - previu Cristovam.

    http://www.escolasmedicas.com.br/news_det.php?cod=1419

    Pessoal, este site www.escolasmedicas.com.br tem todas as informações.

    Abraços e boa sorte pra gente

    ResponderExcluir
  2. Diplomas vão valer em todo o MERCOSUL

    Acordo prevê que aluno graduado em um dos países do bloco possa ter direitos reconhecidos em todos os outros. Milhares serão beneficiados.

    O acordo, batizado de Sistema Acuso, teve parecer favorável há duas semanas por parte da representação brasileira do MERCOSUL e, quando passar a valer, poderá dispensar pelo menos parte de brasileiros que estudam no Paraguai e outros países do bloco da difícil missão de fazer o diploma ser reconhecido. O sistema não beneficiará todos os estudantes porque só valerá para universidades e cursos credenciados com base em critérios de qualidade.

    Reconhecimento

    O sistema ArcuSul prevê a criação e a implementação de um modelo de credenciamento dos cursos de graduação para o reconhecimento regional da qualidade acadêmica dos respectivos diplomas no MERCOSUL e estados associados. Na prática, isso significa que os países do bloco irão eleger algumas universidades e cursos, a partir de avaliações prévias, cujos diplomas passarão a valer automaticamente, sem a necessidade de revalidação posterior. O acordo foi criado em 30 de junho de 2008 e desde então vem tramitando nos países interessados.

    A Argentina já assinou o acordo. No Brasil, apesar de ter tido parecer favorável da representação brasileira no Parla­mento do MERCOSUL, a matéria ainda precisa ser submetida, sob a forma de projetos de decretos legislativos, em comissões técnicas do Senado, para depois seguir para o plenário. Outra etapa a ser vencida é a aprovação pelos congressos do Para­guai, do Uruguai e demais países associados ao bloco.

    As instituições credenciadas passarão a compor uma rede de universidades e periodicamente serão reavaliadas. O sistema de reconhecimento das instituições está sendo chamado de "acreditação MERCOSUL", ou seja, uma avaliação da qualidade dos cursos para identificar se eles atendem a condições mínimas exigidas pelo bloco. Dessa forma, alunos paraguaios e argentinos que estudem no Brasil também poderão ter o diploma reconhecido.

    A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), que foi relatora do acordo, diz que o sistema Acuso irá garantir a qualidade acadêmica dos cursos para o reconhecimento. "Não pode haver um curso no Paraguai e na Argentina que não tenha qualidade acadêmica no Brasil. A ideia é garantir que os países do MERCOSUL tenham reconhecida a qualidade dos cursos", diz. O acordo só é válido para cursos de graduação e não beneficia alunos que cursam mestrado e doutorado no Paraguai.

    http://www.escolasmedicas.com.br/news_det.php?cod=1420

    Noticias boas são sempre bem vindas.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá, obrigada pelos comentários acima.
    Eu acredito que a UBA tenha interesse, porque é uma universidade pública, mas só teremos certeza depois né. Beijo.

    ResponderExcluir