quinta-feira, 2 de junho de 2011

FONDUE DE QUEIJO E CHOCOLATE


Vamos começar com um pouquinho de cultura.
A foundue (palavra feminina que significa fundido ou derretido) foi criada na Suiça em meio a segunda guerra mundial. Devido as batalhas os camponeses que moravam nas regiões montanhosas não tinham como sair para buscar mantimentos nas cidades e para não dicarem com fome aproveitavam os queijos que eles mesmos fabricavam, porque eles já eram produtores de leite.
Com o principal ingrediente nas mãos e em abundância, acabaram inventando uma comida quente, simples e nutritiva e vamos e convenhamos é uma delícia né.
A mistura ficava no fogo até os queijos derreterem. Os camponeses então mergulhavam pedaçoes de pães no creme enquanto o mesmo borbulhava.
A iguaria só ganhou fama na década de 50, quando um chefe de um restaurante Suisso em Nova York passou a servir o prato em seu restaurante. Para complementar, criou a fondue de chocolate que servia como sobremesa.
Apesar de ter surgido de forma rústica, a fondue se tornou uma comida chique e refinada. Isso porque os ingrdientes utilizados possuem um preço um pouco elevado, como é o caso dos queijos gouda, gosgonzola, emmental e gruyère.
A fondue é preparado em um recipiente chamado réchaud (quem não tem, não tem problema, faz na panela mesmo), que tem uma chama baixa de fogo para aquecer e manter aquecido o alimento. Através de espetinhos que fazem parte do réchaud, você usará para “mergulhar” os acompanhamentos dentro do chocolate ou do queijo.
O frio vem chegando e com ele nossos hábitos vão se modificando. Passamos a nos vestir melhor, ganhando um ar mais sofisticado. Também começamos a comer mais, pois o tempo frio faz com que o nosso apetite aumente. Além disso, passamos a comer coisas que no calor normalmente não comemos, como o fondue.
Existem diversos tipos de fondue e eu vou dar duas receitas bem simples de Fondue de queijo e Fondue de Chocolate, para que vocês passem muito bem nesse frio.

FONDUE DE QUEIJO

350 gramas de queijo gruyère
350 gramas de queijo emmental
400 ml de vinho branco
01 dente de alho sem a casca (é claro,kkk)
Pimenta do reino
Noz moscada

PREPARO

Só esfregue o dente de alho no fundo da panela, só para sujar mesmo.
Leve a panela ao fogo normal, do fogão mesmo e acrescente o vinho branco, os queijos, pimenta e a noz moscada e deixar dissolver.

Sirva com pães, legumes ou carne.

DICA: para ficar mais barato, porque na maioria das vezes esses queijos são mais caros, pode substituí-los por queijo provolone e queijo prato.

FONDUE DE CHOCOLATE (RECEITA PARA 02 PESSOAS)

150 gramas de chocolate amargo (picado)
350 gramas de chocolate ao leite (picado)
conhaque
01 lata de creme de leite com o soro

PREPARO

Aquecer em BANHO MARIA ou no microondas o creme de leite, quando estiver aquecido acrescentar os chocolates picados, derreta bem e por último acrescentar o conhaque.

Sirva com marshmallow ou as mais variadas frutas, mas procure frutas que sejam mais firmes e que não vão escorregar dos garfinhos. Ex. morangos, banana, maçã, pera, manga, etc.

Gente, existem receitas mais incrementadas, portanto mais caras, mas para mim essas duas estão de bom tamanho e ficam uma delícia.

BOM APETIPE!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário