quinta-feira, 30 de junho de 2011

PROVAS LIBRES

As famosas provas libres (http://www.cbc.uba.ar/dat/alumnos/inscrip.html#LIBRESdepende da pessoa se inscrever para esse tipo de prova para a matéria que pretende fazer e aparecer na faculdade na data da prova libre, fazer a prova e se tirar 4,0, se isso acontecer estará aprovado na matéria e tudo será só flores.
De cara parece bem fácil né, mas na verdade não é muito fácil, porque terá que fazer a prova referente a todo o conteúdo dado.
As provas libres são divididas normalmente em duas fases: escrita e oral. 
A prova escrita é eliminatória e sua aprovação é requisito para poder fazer a prova oral. 
Então uma dica, para quem pretende fazer esse tipo de prova, dá uma olhada no site do CBC , pegue a grade de matérias e já vai estudando ou então paga um professor particular, se inscreve nas libres de dezembro, tenta, se der certo ótimo, maravilhoso, senão faz o CBC e pronto.

Requisitos para realizar as provas libres:
  1. Os alunos que poderão se inscrever para as provas "libres" são os alunos regulares do CBC e que não passaram em alguma matéria no quadrimestre cursado. Os alunos que já tem algum curso superior ficam fora desse requisito pela Resoliução (C.S.) 4083/ 89. (Então quem já tem curso superior nem precisa fazer o CBC para ter o direito de fazer as provas libres, basta comprovar que é graduado e se inscrever nas datas de inscrição).
  2. Não poderão fazer as provas libres os alunos que tenham obtido nota entre 4,0 e 6,49 pontos na média dos parciais do CBC, o que habilita o aluno a realizar exame final durante 03 datas consecutivas.
Então boa sorte para quem pretende realizar as libres da vida.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

O QUE É O UBA XXI?

UBA XXI  é um programa de educação a distância da UBA, é direcionado para pessoas interessadas em cursar algumas matérias do CBC através da internet.
Segundo a universidade de Buenos Aires o UBA XXI oferece autonomia aos alunos, dando uma formação flexível, sem o aluno ter obrigação de assistir as aulas (o que na minha opinião é bem complicado não ter aulas).
A UBA oferece no site do UBA XXI algumas tutorias para o aluno acompanhar as matérias e marcam alguns dias também para os alunos tirarem dúvidas com o professor (mesmo assim é pouco, na minha opinião).
No UBA XXI também fazem provas, 02 por matéria e a média é 6,5, portanto terá que tirar 6,5 em cada prova para aprovar direto, se não conseguir essa nota tem que pelo menos somar 8 pontos nas duas provas para ter uma média de 4,0 para ter o direito de fazer a prova final e nessa final ter que tirar 4,0 também, se não passar tem mais 02 chances de tirar 4,0 de novo, uma em dezembro e outra em fevereiro (se eu não me engano).
Muitos devem estar pensando como eu pensei antes de chegar aqui, que é muito fácil e que as pessoas reclamam demais ou que não querem estudar, mas não é nada fácil, tanto que tem muita gente que reprova e recursa.


OBS.: NÃO DÁ PARA FAZER O UBA XXI ESTANDO NO BRASIL, PORQUE TEM 2 PROVAS POR MATÉRIA, LOGO, SE VOCÊ FAZ 3 MATÉRIAS POR CADA 4 MESES, FARÁ 12 PROVAS EM 4 MESES, E ALÉM DISSO TEM AS TUTORIAS, NÃO SÃO OBRIGATÓRIAS, MAS DÃO UMA BOA NOÇÃO DO QUE  CAIRÁ NAS PROVAS.

Matérias do CBC que se pode cursar no UBA XXI


Tem duração de 01 quadrimestre.
  
1º cuatrimestre
 2º cuatrimestre
EconomíaEconomía
ICSE- Introducción al Conocimiento
de la Sociedad y el Estado
ICSE- Introducción al Conocimiento
de la Sociedad y el Estado
 
IPC- Introducción al Pensamiento CientíficoIPC- Introducción al Pensamiento Científico
Matemática- modalidad virtual
Matemática- modalidad virtual
QuímicaQuímica
SociologíaSociología
PsicologíaAntropología
Ciencia Política

Por quadrimestre só pode cursar no máximo de 03 matérias.

*Biologia - no UBA XXI só é reconhecida pelo CBC para as carreiras da Faculdade de Agronomia, Psicologia, Veteninária e Ciências Exactas, portanto para Medicina não pode fazer Biologia por UBA XXI.

Requisitos para a inscrição

-Inscrição pode ser feita pela internet (http://ubaxxi.rec.uba.ar/Out/Login_Alumnos.aspx?ReturnUrl=%2fdefault.aspx), mas tem que esperar a data do início das inscrições.
- Para alunos estrangeiros que optem por UBA XXI tem que ter o documento do país de origem atualizado (dentro da validade dos 10 anos).

Escolha das matérias

- Pode-se cursar até no máximo 03 matérias por quadrimestre.
- Devem se inscrever nas matérias exigidas pela carreira escolhida (http://www.uba.ar/webnueva/image/materiales/materias_por_carrera2011.pdf)
- Para cada matéria selecionada devem definir o campus querem cursar.



Segue o link do UBA XXI para maiores informações (http://www.uba.ar/academicos/uba21/).

Boa sorte para todos!!

INSCRIÇÕES UBA XXI E CBC


Pessoal eu já tinha postado aqui antes, mas como as datas estão em cima, então não esqueçam que as inscrições para o CBC já começaram e para o UBA XXI vão começar heim.


Para quem quer estudar ainda esse ano, acabou a moleza porque iniciaram as inscrições para o 2º semestre (aqui 2º quadrimestre) para o CBC e UBA XXII, só não estuda esse ano quem não quer heim.

Seguem as datas e os links para maiores informações.

CBC (presencial) - 30 de maio/ 2011 até 29 de julho/ 2011.


UBA XXI - 29 junho/ 2011 até 12 de agosto/ 2011.
http://www.uba.ar/academicos/uba21/contenidos.php?id=3&n1=3

Mas confirmem, mandem e-mail para a UBA.

BOA SORTE PARA TODOS!!

TURNO PARA RESIDÊNCIA EM MIGRACIONES


Lembram que eu comentei que as coisas mudam para piorar a vida das pessoas, pois é, algumas vezes alguns leitores do blog já tinham comentado comigo que não estavam conseguindo marcar turno para residência em Migraciones, mas eu desatenta acabava esquecendo de verificar se a galera estava fazendo alguma coisa errada na hora de marcar e tal, mas hoje mais um leitor me perguntou e eu acabei tentando marcar uma data para residência em Migraciones e percebi que a coisa mudou mesmo, bom, agora eles pedem para colocar o número do antecedentes penais daqui, então infelizmente não dá mais para marcar a data antes de chegar aqui, porque vocês terão que solicitar o antecedentes criminais daqui e com o número desse bendito vocês marcarem a data da residência.
Outro detalhe, vocês podem tirar o antecedentes penais daqui em dois lugares, na polícia federal ou no Registro Nacional de Reincidência (eu tirei no Registro Nacional de Reincidência e foi muito rápido), por isso tem dois lugares para escolher (Reincidência e Polícia Federal).
Não adianta marcar para DNI pensando que chegará lá e eles vão te atender para residência se você tem turno de DNI marcado, e lembrem-se para tirar o DNI terá que ter a residência primeiro, no mesmo dia da residência consegue solicitar o DNI, mas no dia do DNI não poderá pedir residência, porque quando você marca DNI eles entendem que você já tem residência, tanto que no site antes de marcar o turno para DNI eles perguntam se já tem residência (aconteceu isso com uma leitora do blog que me relatou).
Boa sorte para todos e beijocas.

MÁS NOTÍCIAS - INSCRIÇÃO CBC (2º QUADRIMENTRE)

A maioria das vezes eu trago boas notícias para vocês, mas hoje infelizmente trago más notícias para quem pretende se inscrever no CBC sem estar com os documentos escolares legalizados pelo Ministério da Educação da Argentina.
Eu fui na secretaria que faz a inscrição para o CBC para pegar essa informação para um leitor do blog que me perguntou se poderia fazer a inscrição como eu fiz, porque eu primeiro fiz a inscrição e me deram um prazo até o início das aulas para apresentar os documentos do ensino médio legalizados pelo MEC daqui, então para mim foi beleza, como eu não sabia responder então resolvi ir na secretaria da faculdade, e para minha surpresa as coisas mudaram, e como tudo muda e a maioria das vezes para dificultar a vida das pessoas, infelizmente agora para fazer a inscrição para o CBC tem que estar com os documentos do ensino médio já legalizados pelo MEC da Argentina, não serve nem o comprovante que deu entrada no tramite.
Então agora o negócio complicou, vocês terão que se programar de acordo com o turno marcado no MEC da Argentina, e lembrem-se que o Ministério da Educação da Argentina demora em média 60 dias para entregar os documentos legalizados depois da data do turno.
Fiquei muito triste com isso, mas infelizmente é assim.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

LIVRO DE QUÍMICA UTILIZADO NO CBC


Gente, a matéria que mais pega no primeiro quadrimentre do CBC é química, pelo menos na minha opinião, então vou colocar aqui o site que dá para baixar o livro que é usado em química, e olha só, eles usam o livro INTEIRINHO, não pulam nenhum capítulo, sem exageros mesmo.
Para a primeira prova a matéria a ser estudada é até o capítulo 7 desse livro e para a segunda prova é do capítulo 8 até o capítulo 12, então senta e estuda bastante.
Segue o link: http://www.megaupload.com/?d=PREVXHQM

COMPRAS EM BUENOS AIRES - 2ª PARTE

once
Eu já tinha feito uma postagem sobre compras em Buenos Aires, e como ontem eu conheci um outro lugar que também achei muito bom e barato para comprar, resolvi fazer uma nova postagem.
O lugar não tem nada de bonito e é cheio de gente para todos os lados, mas os preços são excelentes, muito mais barato que os encontrados na Rua Florida, mas muito mais barato mesmo.
Esse lugar que estou comentando fica na Avenida Corrientes entre as Ruas Paso y Avenida Callao, o bairro não é dos melhores, é um tanto perigoso, há quem diga que o Once (nome do bairro), oficialmente conhecido como Balvanera e chamado de “Eleven Park”, mas mesmo com esse suposto nome chique tem que ter cuidado, mas foi como escrevi na postagem anterior, em todos os lugares que há acúmulo de pessoas comprando é sempre perigoso, bom resumindo pode comprar roupa no atacado e varejo, e para chegar até lá eu preferi pegar o metrô da linha B e baixar na Estação Pueyrredon (preste atenção, estação Pueyrredon da LINHA B, porque na linha D também tem uma estação com o mesmo nome).
Como comentei anteriormente tem preços excelentes, e tem de tudo, tem roupas de todos os tipos, sapatos e botas, roupas de cama, tecidos para roupas, cortinas e tudo mais.

Mas terão que ter paciência, porque não é uma região voltada para o turismo, portanto os vendedores não fazem questão de serem entendidos por brasileiros e tem pouca paciência com o “portunhol" e vá se preparando porque algumas das roupas da vitrine as vezes já acabaram no estoque (aconteceu comigo), e pode ter certeza que a vendedora não vai tirar do manequim aquele vestido que você adorou e que está baratíssimo, só para te vender.
Para quem não está habituado com a língua, uma boa dica é aprender algumas palavras-chaves para poder ser entendido rapidamente e evitar constrangimento. 
Agora, se você prefere a previsibilidade dos shoppings centers, esqueça o Once, mas se você adora "descobrir" pechinchas e não se incomoda com "muvuca", uma visita ao Once é obrigatória.

Aproveitem.

domingo, 19 de junho de 2011

PROFESSOR DE ESPANHOL, LATIM E GREGO POR SKYPE


Eu acho que já tinha comentado aqui que estudei espanhol antes de vir para a Argentina e que foi excelente.
Quando cheguei aqui não tive dificuldades, entendia e falava bem e olha que só estudei 06 meses de espanhol, claro que foi com regularidade, e o professor era muito bom, exigia bem, faziamos ditados e redações todas as aulas, o que força bastante a aprendizagem e me facilitou muito.
Sim o idioma é bem parecido, mas ao mesmo tempo muito diferente, por isso a importância do entendimento do idioma, porque você está indo para outro país e temos que entender que as pessoas desse país não tem obrigação de entender o nosso idioma e sim nós temos que entende-los e fazer com que nos entendam, ainda mais na faculdade, que fazemos provas e precisamos escrever muito.
Na minha opinião foi muito melhor do que chegar aqui sem entender nada, porque a maioria das pessoas se aventuram e chegam na faculdade sem saber nem o básico e o negócio fica um pouco complicado.
Algumas faculdades daqui, na verdade as particulares aplicam uma prova de conhecimento do idioma e tem muita gente que não passa nessa prova, por isso acho que é importante se preparar com antecedência, pelo menos saber o básico.
Vou colocar aqui os contatos do meu professor de espanhol no Brasil, pode ser que interesse para alguém, porque além do espanhol, ele dá aulas de Latim e Grego, faz traduções, e o melhor, oferece as aulas também por SKYPE, olha só que legal, então você não precisa morar na mesma cidade que o professor e nem sequer sair de casa, mas precisa dedicação. É necessário ter o Skype no seu computador, que é gratuito, basta entrar no site http://www.skype.com/intl/pt/get-skype/ e instalar, logo depois entrar em contato com o professor e combinar com ele e pronto.
Talvez vocês notem algumas diferença na pronúncia porque ele ensina o espanhol espanhol, kkk, e não o espanhol argentines kkk, mas é a mesma coisa, exatamente a mesma escrita, eu não tive problemas quando cheguei aqui, algumas poucas diferenças mas nada que me dificultou a vida, e na faculdade foi muito bom, porque ele forçou bastante a escrita, com ditados e redações, foi muito bom.

Segue os dados:
Professor: José Serrano
                  E-mail:  jmvillarserrano@hotmail.com 
Skype: teacherjoseserrano  
Telefone: (55) 13-9749-7226


Endereço do blog: http://ht.ly/5knV5

Blog


RESTAURANTE EM BUENOS AIRES - COMIDA JAPONESA

Vou começar a colocar aqui algumas dicas sobre restaurantes em Buenos Aires, mas vou colocando a medida que eu for nos restaurantes (o que não será sempre tá, hsuahsuahuashuas).
Eu nunca tinha comido comida japonesa, para não exagerar eu já comi no Kilo, mas achei muito ruim, até que essa semana uma amiga me fez um convite para irmos em um restaurante japonês aqui em Buenos Aires, confesso que fiquei apreensiva, mas mesmo assim resolvi ir, bom resumindo a história, ADOREI, é muito gostosinho, agora tenho que aperfeiçoar os sabores, kkkkk.
O nome do restaurante é KONO - TEMAKERIA SUSHI LOUNGE, é muito bonito, aconchegante, a localização é sensacional, porque é uma região onde tem vários restaurantes, e o atendimento é muito bom, os donos são brasileiros, então o atendimento é melhor ainda, muito legal mesmo, recomendadissimo.
No site deles tem o cardápio com as opções dos pratos, aí vai o link (http://www.konosushi.com/), pode pedir por telefone e dependendo do valor não cobram a entrega. Todos os dias estão aberto, sem exceções.

Durante a semana estão abertos das 12 horas à 01 hora da manhã, e final de semana das 12 horas às 03 horas da manhã.
Telefone:(11) 4778-1140 
Endereço:Arévalo 2919 Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Capital Federal, Argentina.






Kono Temakeria

sábado, 18 de junho de 2011

SALÃO DO AUTOMÓVEL EM BUENOS AIRES


Dia 17/06 abriram suas portas o 5º Salão Internacional de Automóveis de Buenos Aires, as empresas exibem suas várias novidades e os modelos que chegam ao mercado argentino. Também serão apresentados atrações como os caminhões mais imponentes que transitam nas rotas argentinas, automóveis de competição, simuladores de direção y também tem espaço para os veículos clássicos.

O Salão do Automóvel estará com suas portas abertas até domingo dia 26 de junho, das 12 às 22 horas.
O valor da entrada são de 30 pesos (aproximadamente R$ 12,00), os menores de 7 anos entram sem pagar.
Esperam em média 500.000 pessoas para visitarem o salão. Em 2007 foram 450.000 as pessoas que visitaram os stands.

Essas são algumas empresas que estarão expostas no Salão do Automóvel:

ALFA ROMEO
AUDI
CHEVROLET
CHRYSLER
CITROËN
FIAT
FORD
HONDA
MERCEDES-BENZ
NISSAN
PEUGEOT
PORSCHE
RENAULT
TOYOTA
VOLKSWAGEN

terça-feira, 14 de junho de 2011

VALIDAÇÃO OBRIGATÓRIA DE DIPLOMAS MÉDICOS ESTRANGEIROS EM RAZÃO DE ACORDO INTERNACIONAL


Novidades boas no site do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco.

REGISTRO

Mercosul, Bolívia e Chile têm diploma validado no Brasil

Em resposta ao Conselho Federal de Medicina, o Ministério das Relações Exteriores esclareceu que médicos advindos de países que fazem parte do Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai), da Bolívia e do Chile têm seus diplomas obrigatoriamente validados no Brasil em razão de um acordo internacional. Com isso, os médicos podem obter residência médica apenas comprovando serem nacionais de um dos países signatários do acordo. Não será necessário qualquer tipo de visto como requisito para o registro nos Conselhos de Fiscalização de Profissão Regulamentada. Além disso, os médicos argentinos, paraguaios, uruguaios, bolivianos e chilenos estarão sujeitos aos mesmos direitos e obrigações dos médicos brasileiros.

http://www.cremepe.org.br/leitorNews.php?cd_noticia=4435

domingo, 12 de junho de 2011

AGORA SÓ DEPENDE DA APROVAÇÃO DO SENADO

Pois é gente, vamos torcer para que tudo dê muito certo, e que o senado aprove também (http://www.senado.gov.br/sf/senado/sgm/201105-Maio.pdf).
Isso sim é que os jornais deveriam mostrar.
Esse lado da moeda ninguém fala né, só mostram as piores coisas e procuram as situações mais tristes. Porque não mostraram faculdades como a UDABOL (só conheço essa da Bolívia, mas sei que tem outras que são boas), ou até mesmo porque não vieram aqui na Argentina  conversar com os alunos e mostrar as universidades daqui. Não é verdade?
Eu acho que mais cedo ou mais tarde, esse projeto de lei quem tem como relator Senador Cristovam Buarque, vai ser muito bom para todas as pessoa que assim como eu escolheu estudar em outro país.
As pessoas tem que parar com essa mentalidade que as faculdades do Brasil são as melhores, ou que as pessoas deixam de estudar no Brasil porque não tem capacidade para passar em um sistema arcaico de avaliação (vestibular), ou porque o individuo não tem grana para bancar um curso, não interessa o motivo que faz cada um sair do Brasil para estudar, isso tudo é muito preconceituoso e feio.
Uma coisa engraçada é que quando vamos em alguma palestra, ficamos todos satisfeitos e sempre falamos, nossa o palestrante ou o professor é de tal país, ou então quando tem um congresso internacional, fazem questão de colocar o nome dos palestrantes e colocar o país de onde vem, e ficamos todos felizes ao ir em um congresso desses. Será que todos esses palestrantes e professores fizeram faculdade no Brasil????  Mas quando um brasileiro vai estudar fora o estudo dele não presta para trabalhar no Brasil? Kkkkkkkkkkkkk, dai-me paciência Senhor.
Só espero que as universidade se credenciem e que os conselhos não as proibam disso.

sábado, 11 de junho de 2011

ONDE COMPRAR EM BUENOS AIRES


Quem viaja para Buenos Aires acredita que o melhor lugar para comprar é a Rua Florida, mas os turistas ainda não encontraram a Avenida Avellaneda (http://www.av-avellaneda.com.ar/), é uma avenida entre os bairro Flores y Floresta.
Essa avenida reúne mais de 1600 comércios de fabricação e venda de roupas, com preços muito inferior ao que costumam pagar nos pontos turísticos de Buenos Aires.
Na verdade é como se fosse a 25 de março ou o Brás de Buenos Aires.
A única coisa ruim é que a maioria das lojas só aceitam dinheiro, nada de cartão de crédito ou débito, e o único dia que vendem para o varejo é sábado (09 horas às 14 horas), porque os outros dias (08:30 horas às 18 horas) a maioria das lojas só vendem no atacado, mas consideram atacado a partir de 05 peças.
A linha de metrô que passa mais próximo a Calle Avellaneda é a linha A e desce na estação Puan ou estação Carabobo, dependendo de onde você está tem que fazer combinação entre as linhas do metrô.
O mais simples a se fazer antes de sair de casa (se tem um computador fácil ou então passa em uma lan house) e procura no mapa interativo de Buenos Aires como faz para ir, assim não se perde.
Outra dica, tenha bastante atenção com tudo e todos que estão ao seu redor, se bem que falo isso também para quem vai para a Florida, porque nesses lugares onde tem muita gente é sempre arriscado ficar sem alguma coisa, e a galera que costuma te deixar sem suas coisas são especializados no que fazem, são muito rápidos e normalmente agem em pelo menos 02, um pega suas coisas e quando você tenta correr atrás, o outro que está logo atrás de você te derruba, e não pense que alguém vão te ajudar, porque não vão. Eu já vi isso acontecer na Florida, então sempre de olho, ao sair leve o mínimo possível de coisas, correntes de ouro o mais escondido que der, bolsas e mochilas sempre para a frente, homens com as carteiras nos bolsos da frente e mais uma vez, SEMPRE ATENTOS.
A dica de hoje é essa.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

NADA DE CAFÉ E MUITO MENOS HISTÓRIAS


Gente, vocês lembram do convite para a ida de amanhã na Cafeteria Starbucks do Shopping Alto Palermo às 17 horas?
Pois é infelizmente não deu certo, acho que o pessoal desanimou por causa do frio, e por isso quase ninguém confirmou a ida, então o Júnior preferiu adiar e deixar para uma próxima oportunidade.
Abaixo segue o link do blog Um Brazuca em Buenos Aires, para avisar do cancelamento do convite.
Quem sabe na próxima.
http://nasdaqjr.blogspot.com/2011/06/sem-cafe-e-nada-de-historias.html


quarta-feira, 8 de junho de 2011

BUSCA DE EMPREGO EM BUENOS AIRES


Muita gente me pergunta como é para procurar emprego em Buenos Aires.
Vou postar alguns sites de busca de emprego, mas na verdade eu não tenho experiência em procurar emprego por aqui, porque enquanto der vou me dedicar aos estudos, que na verdade foi para isso que vim, agora se a situação apertar, terei que correr atrás também.
Mas tenho minhas experiência de quando eu procurava emprego no Brasil.
Na minha opinião Ppocurar emprego é um trabalho que necessita tempo integral. 
Nessa hora devemos ser organizados, realista e acima de tudo persistentes .
Para dar o ponta pé inicial é importante fazer uma avaliação sincera de si próprio. 
Vamos tentar responder às questões abaixo:
  1. O que eu sei e o que eu não sei fazer?
  2. O que gosto e o que eu não gosto de fazer? (na minha opinião uma das questões mais importantes)
  3. Onde poderei melhorar?
  4. A que tipos de emprego me posso candidatar?
  5. Estou disposto a mudanças, como o local de residência ou percorrer grandes distâncias?
  6. Será que é necessito uma formação complementar?
Após esta auto-avaliação estamos prontos para começar a procura incessante do tipo de emprego que se encaixa conosco de acordo com as respostas obtidas.
Todos os dias surgem novas oportunidades de emprego, então agora mãos a obra e boa sorte.


Desejo muito boa sorte para todos.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida)


Foi publicada no dia 18 de março de 2011 a Portaria Interministerial que institui o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Universidades Estrangeiras (Revalida). O exame será aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em colaboração com a subcomissão de revalidação de diplomas médicos, da qual participam representantes dos ministérios da Saúde, Educação e Relações Exteriores e da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais do Ensino Superior (Andifes), além do Inep.



A partir da publicação da portaria, será divulgado pelo Inep o edital com o cronograma e os prazos para adesão das instituições e inscrição dos candidatos. As universidades públicas interessadas em aderir ao exame firmarão termo de adesão com o Ministério da Educação. Pode inscrever-se o candidato que tenha diploma expedido no exterior, em curso reconhecido pelo ministério da educação ou órgão correspondente do país onde se formou. O edital também definirá os locais onde a prova será aplicada. 

O Revalida será realizado em duas etapas, sendo a primeira constituída de prova teórica e a segunda de prova prática de habilidades clínicas. A avaliação será feita a partir da matriz de correspondência curricular, documento elaborado pela subcomissão de revalidação tendo como referência as diretrizes curriculares nacionais do curso de medicina no Brasil.

Projeto Piloto – A elaboração de um novo modelo para a revalidação dos diplomas obtidos por estudantes em universidades estrangeiras teve início no ano passado, a partir de um projeto piloto do qual participaram 25 universidades públicas de ensino superior do país. Inscreveram-se no projeto piloto 628 candidatos com diplomas oriundos de 32 países.  Atualmente, os alunos formados em medicina em universidades de outros países precisam revalidar seus diplomas em alguma instituição pública de ensino superior. O processo, porém, é moroso e não padronizado, já que cada instituição adota um procedimento próprio. A expectativa é de que, com o exame nacional, o processo seja unificado, com critérios técnicos e conceituais claros, podendo ser realizado num intervalo de seis meses a um ano. 


Consulte aqui a Portaria Interministerial nº 278 que institui o Revalida: http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=12&data=18/03/2011

ESTUDAR MEDICINA NO EXTERIOR - FANTÁSTICO 05-06-2011


Gostei da reportagem, acho que mostrou a dificuldade que os alunos encontram, seja ela financeira ou para revalidar o diploma.
Mas, acho que poderiam ter expandido um pouco mais, poderiam mostrar outras universidades, mostrar outros alunos, mostrar mais pessoas que trabalham no Brasil e que conseguiram a validação.


Agora um pouco da minha opnião sobre essa situação:


Só quem estuda no exterior sabe a real dificuldade que encontramos, que as coisas não são tão fáceis com as pessoas pintam, que não temos vestibular, mas temos o CBC que não é nada fácil, que fazemos muitas provas durante o ano e que se não passarmos nessas provas também não temos a vaga.
A maioria das pessoas acham que os alunos que escolhem estudar medicina no exterior é porque o vestibular de medicina no Brasil é muito difícil, mas eu acho que a maioria opta pelo ensino no exterior por um motivo maior, que é a falta de renda para pagar as mensalidades absurdas que são cobradas, faça-me um favor né, mensalidades em torno de R$ 4000 para cima, que é isso minha gente, para depois a pessoa se sujeitar a prestar um concurso público e muitas vezes não ganhar isso por mês, dá licença né!!!
E tem mais, nas universidades públicas ou privadas nos outros países do Mercosul, "não tem um limite de vagas" como é no Brasil, que estipulam 80-100 vagas por universidade, ou seja a concorrência é outro absurdo.
Enquanto por exemplo aqui na Argentina se você passar no CBC tem sua vaga na universidade e pronto, então acho que isso também é um bom motivo para escolher estudar nos países vizinhos ao Brasil.

Agora, o que os nosso colegas esquecem de dizer é que o ensino no Brasil também não está essas maravilhas todas, vamos a alguns dados:


Dos estudantes de medicina que se diplomaram pelas universidades do Estado de São Paulo no ano de 2006, 38% foram reprovados numa prova aplicada pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp). No exame anterior, em 2005, o índice de reprovação havia sido de 31%.
A prova não é obrigatória nem tem valor oficial - o médico reprovado pode trabalhar normalmente -, mas é uma das formas que o Cremesp encontrou para comprovar que existem escolas médicas demais no País e com ensino longe do ideal.
E a coisa tende  a piorar, vejam só:
Em 2010, apenas 12,9% dos formandos em medicina inscritos no exame do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp)  foram aprovados no teste da entidade. A prova, não é obrigatória, é aplicada a estudantes que cursaram, em 2010, o sexto ano de medicina no estado de São Paulo. 
No total, 656 alunos se inscreveram e apenas 85 foram aprovados nas duas fases do teste.
Entre os 656 inscritos, 533 alunos compareceram à primeira etapa do exame. Desses, 306 (57%) foram aprovados, o que exigiu acerto de 60% das questões. Dos 306 estudantes que passaram na primeira fase, 264 compareceram à segunda etapa e apenas 85 (32% dos que compareceram à segunda fase) foram aprovados. A nota mínima exigida na segunda etapa era 6.
Chamou a atenção o baixo índice de acertos em ciências básicas (54,14% de acertos), saúde pública/epidemiologia (54,78%) e clínica médica (56,77%).
A reprovação na segunda etapa atingiu 68%.



Esses são os médicos que vão nos atender nos consultórios e hospitais, e o povo fica reclamando dos médicos formados no exterior, que é isso gente???
Chega de preconceito né. Tem espaço para todos. 
Acho sim que tem que ter a prova de revalidação, mas não só para os estudantes brasileiros que se formam no exterior, acho que deveria existir o mesmo estilo de prova que é aplicado para a OAB, para todas as profissões, não só para Medicina, aí sim veríamos qual a real capacidade dos formandos brasileiros.

Acho que toda essa situação vai mudar, está tendo muita repercussão, e vamos colocar fé nesse acordo do Mercosul, porque o Brasil não é melhor que os outros, somos todos iguais.