segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

NOVAS DATAS INSCRIÇÕES CBC 2013




Novas datas para inscrições para o CBC para cursar em 2013.

 DE 08 DE FEVEREIRO A 08 DE MARÇO

Requisitos:

- Foto 04x04 atualizada e colorida;
- RG, Passaporte ou DNI e fotocópia;
- Fotocópia do histórico e certificado do ensino médio legalizados pelo MRE e MEC brasileiro, MEC Argentino e UBA.

Informações clique aqui.

sábado, 1 de dezembro de 2012

1º DEZEMBRO

MOMENTO DEPRÊ


Nunca somos como queremos, no fundo somos um bocado de tudo que já passamos, de tudo que aprendermos e erramos.

Eu sei que sou hoje as decisões que tive que tomar a muito tempo atrás, entre fazer ou não, entre ir ou ficar, entre ficar com o medo ou arriscar, entre viver ou só sonhar, também sou os conselhos que ganhei, os dias em que sentei e chorei, os amores que me deixaram e principalmente o amor que deixei e que por vezes me arrependo, e o amor que eu escolhi para viver.

Meu coração tem muito dos dias de chuva em que me molhei, tem os lugares que passei, tem os sonhos que realizei e principalmente os que nunca realizei e os que estou deixando para trás e ainda tem os que vou atrás.

O que aconteceu de ruim na minha vida, eu enterrei, na verdade nem tudo, kkk, afinal tem coisas que nos marcam tanto que nunca vamos conseguir esquecer, mas as coias boas, eu compartilhei, nos momentos alegres, chamei amigos e parentes para comemorar e com os fatos tristes eu aprendi muita coisa.

Aprendi a amar, a respeitar, a fazer as pazes, a ter mais paciência, a não brigar tanto por coisas pequenas que não valiam a pena meu nervosismo, a pedir desculpas quando necessário, mesmo depois de tempos, porque muitas vezes precisamos de um tempo para aceitar que erramos, mas já dizia o ditado, nunca é tarde para pedir perdão e antes tarde do que nunca e esperar que a pessoa magoada realmente te perdoe, mesmo sendo difícil.

Acreditei no que as pessoas são capazes, ensinei o que pude no tempo certo.

Por um instante gostaria de ser quem eu realmente gostaria, mas quem eu gostaria de ser? Mas qual ser humano em sã consciência, viveria tudo que gostaria? Tem coisas que nem são permitidas, kkk, vivemos muito a condenação do mundo, ou seja, se o mundo acha indecoroso, não fazemos para não ficarmos mal vistos. Então, não podemos fazer tudo que temos vontade.

Acho que todo mundo gostaria de poder ser assim também, e descobrir quem realmente gostaria de ser.

E você, é quem realmente gostaria de ser? Sabe o que gostaria de ser? Pode ser quem gostaria de ser?

Eu ainda não tenho muitas respostas, mas gostaria de poder mudar algumas coisas do passado, mas infelizmente acho que não consigo, afinal, já passou né.


terça-feira, 20 de novembro de 2012

GOLPE


Ontem eu e meu marido fomos ao centro e andando pela San Martín, estavamos conversando tranquilamente, numa boa e despreocupados da vida, uma senhora "taca" água nas costas do meu marido, maaaaaaaaaasss gente foi muita água, sabe garrafa de água de 1,5 litro? Então, ela estava com uma dessas nas mão, e ela jogou tanta água que as costas da camisa dele ficou pesada, molhou a calça jeans, a coisa foi feia, não entendemos nada, nós viramos achando que ela tinha tropeçado, sei lá, e ela começou a nós xingar e falava de "cucaracha, cucaracha", pensei que tivesse uma barata na camisa dele e olhei mas não tinha me*** nenhuma, ficamos putos e em resposta começamos a xingar também, mas não paramos para agredir ninguém, kkk, afinal de contas era uma senhora de uns 50 e poucos anos, com um óculos da Chiquinha, não iriamos agredir uma pessoa dessa idade, no máximo uns "hija de pu**, loca de mierda", mas era xingando e andando.

Chegando na imobiliária comentamos com o pessoal de lá e eles nos falaram que é um golpe conhecido no centro, que uma pessoa joga água em outra, e a pessoa que foi molhada para e quebra o pau ou bate, aí vem algumas pessoas para separar e nisso te roubam.

Eu já tinha ouvido de vários golpes por aqui, mas esse de jogar água confesso que foi novidade, kkk.

Então como eles falam por aqui: "ojo con eso".

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

ALUNOS DE MEDICINA PROMETEM BOICOTAR PROVA DO CREMESP



Gente, mas fala se não é uó esse tipo de atitude (vão entender quando ler a reportagem abaixo)?
Papelão dos alunos do 6º ano se prestarem a uma coisa dessas, fazendo bocoite a uma prova que nem reprova, é só se apresentar e perder algumas horinhas para preencher o cartão de respostas, se não quiserem nem precisam ler a prova, kkk.
Eu acho mesmo que tem que mudar a Constituição Federal e passar a ser obrigatória, com nota de corte, igual a OAB. Tem que mudar isso, se para ser advogado esse tipo de prova é importante e existe, imagina para ser médico? Não estou desmerecendo nenhuma carreira, só acho que as obrigações devem ser as mesmas para todas as carreiras, mas principalmente para a área da saúde, lidam com pessoas, vidas, e não com papeis, apesar dos papeis serem muito importantes, mas pessoas são mais.

Isso tem que mudar, e o quanto antes.

Abaixo segue a reportagem que é do Jornal ATribuna.

Estudantes do sexto ano de Medicina prometem boicotar o exame de inscrição ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp). Marcada para este domingo, essa será a primeira vez que a avaliação dos futuros médicos é obrigatória para o profissional entrar no mercado de trabalho. Em Santos, não há movimentos para sabotar a prova.

A mobilização pelo boicote está concentrada nas universidades públicas paulistas. Em setembro, os alunos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lançaram um abaixo-assinado que já tem mais de 2.000 assinaturas. Estudantes das demais instituições sinalizam para a adesão. 

A avaliação foi criada em 2005 em caráter optativo. Agora, os futuros médicos precisarão apresentar a declaração de participação no exame para obter o registro profissional. 

Em carta, a Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (Denem) acrescenta que a prova “tem problemas metodológicos de avaliação e políticos de interpretação dos problemas da educação médica e da realidade do nosso País”.

Além do comparecimento, o participante não deve entregar a prova em branco ou anular de outra forma o preenchimento do cartão de respostas. Porém, como o desempenho ruim não compromete o ingresso à carreira, lideranças estudantis recomendam que os alunos se recusem a realizar o exame. 

Eles orientam que seja marcada, em todas as questões de múltipla escolha, a alternativa B (de boicote). “Obrigatório é a presença. Não haverá nenhuma atitude punitiva (em caso de desempenho abaixo da média)”, diz o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), Ricardo Diniz.

Em Santos, uma das 10 cidades paulistas a realizar o exame, 185 alunos estão aptos para a avaliação. O alto índice de adesão é fruto da decisão do Cremesp, que arquivará numa “ficha suja” o nome do estudante que não participar da avaliação. Segundo a entidade, o “ato de rebeldia” ficará para sempre na pasta do futuro médico. 

O órgão afirma que a obrigatoriedade da prova deu-se após a aplicação facultativa de testes para demonstrar uma enorme deficiência dos profissionais examinados. 

Nos últimos 7 anos, período em que foi aplicado o exame, quase metade dos graduandos se revelou incapaz de exercer a profissão. Dos 4.821 participantes das provas, entre 2005 e 2011, 46,7% foram reprovados. 

Por lei, o Cremesp não pode condicionar o registro à aprovação em uma avaliação teórica. Isso exigiria uma mudança na Constituição Federal, como a que instituiu o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O cenário, entretanto, é debatido nos ministérios da Saúde e Educação, em Brasília.

Conforme a entidade dos médicos paulistas, a proposta tem por objetivo melhorar a qualidade do ensino nos 36 cursos de Medicina no Estado. O resultado da avaliação é individual e confidencial. 

Composta por 120 questões objetivas de múltipla escolha, a prova abrange teorias das áreas básicas do conhecimento médico.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

EXAME PRÉ ADMISSIONAL BUENOS AIRES


Hoje fui fazer um exame pré admissional, ééééé minha gente depois de quase 2 anos na vida boa, a coisa apertou e agora terei que trabalhar, bom, estava marcado para eu chegar entre 8 horas e 10 horas, claaaaro que como boa brasileira que sou cheguei lá as 10:05 horas, no caminho eu pensei, fu*** não vou ser atendida, mas para minha sorte consegui que me atendessem,  chegando no balcão me apresentei e a atendente me deu uma ficha gigante com várias perguntas, eu mal comecei a escrever meu nome e já fui chamada para o laboratório, fiz exame de sangue, na sequência eletrocardiograma, audiometria, RX de tórax e por último passei pelo médico, bom aí sim demorou quase 2 horas para o doctor me chamar.

Eu já estava quase dormindo quando escultei uma voz chamando: 35, lá vai eu, quando entrei na sala, ele disse: buenos dias, eu respondi,  tinha cadeira, mas não podia sentar, aliás, nem ele sentou, mal entrei na sala ele já me fez algumas perguntas, eu respondi uma, e o resto não entendi po** nenhuma, mas eu deduzi e respondi o que eu achava, aí ele já me deu um grito dizendo que essa era a próxima pergunta que ele nem tinha feito ainda, hahhahahahaha, aí ele anotou mesmo assim o que eu tinha adivinhado que ele ia perguntar, e refez as outras perguntas, respondi, mal terminei de falar e ele já mandou eu encostar na parece, me senti no BOPE, hahaha, mediu minha altura, já mandou eu subir na balança, verificou meu peso, mandou eu tirar a blusa, opaaa, pensei, o que? Como assim tirar a blusa? O.o

Exame pré admissional e manda eu tirar a blusa? Pois é, mandou eu tirar a blusa, tirei né, ele tava mandando, vai que eu questiono e ele me dá outro grito ou me ataca dentro da sala, mas fiquei me perguntando para que, e para minha surpresa era só para fazer a ausculta cardíaca e pulmonar, fiquei horrorizada, nunca vi isso, ainda mais que eu estava com uma blusa fininha, nem ia alterar nada na ausculta dele, mas pasmem ele mandou eu tirar a blusa, depois me pediu para levantar a calça jeans para ele verificar se eu tinha varizes, aferiu minha pressão, depois mandou eu abrir a boca para verificar minhas amigdalas e minha dentadura, hahahahaha, é assim que ele chamam a arcada dentária, dentadura, achei engraçado, depois disso dispensada.

Esse foi o exame pré admissional, então se quando chegarem aqui vocês precisarem procurar emprego e tiverem que fazer algum já sabem mais ou menos como é o procedimento, mas lembrem-se que depende do que a empresa pede.

Final das contas, resultado da empresa, não serei contratada, deu alguma alteração nos meus exames, não falaram o que, simplesmemente me mandaram um e-mail avisando, mas não fiquem tristes não, a vida é assim mesmo e essas coisas acontecem, outras oportunidades virão.

Boa sorte para todos nós.

DNI - DOCUMENTO NACIONAL DE IDENTIFICAÇÃO


Olá pessoal, vamos falar um pouco de um assunto um tanto polêmico, que é o DNI, que é como se fosse o nosso RG, CPF e título de eleitor, ele é tudo em um único documento.

Muitas pessoas optam em fazer toda a documentação pelo consulado da Argentina no Brasil, assim como eu fiz, mas por experiência própria eu indico a não fazer isso e resolver tudo aqui em Buenos Aires, eu sei, eu sei, que vocês devem estar pensando como isso é possível, chegar em outro país sem um visto, mas lembrem-se que Brasil e Argentina fazem parte do Mercosul, então temos o direito de ingressar no país somente com o RG e temos o direito de permanência de 3 meses, logo, nesse período vocês conseguem solicitar a residência e o DNI.

Algumas pessoas acham que é melhor já chegar aqui com a residência temporária, que é o que o consulado nos disponibiliza, essa residência temporária nos dá o direito de permanecer na Argentina por 2 anos, e quando vamos solicitar nosso DNI, esse por sua vez tem a mesma validade que a residência (2 anos), e é aí que a maioria das pessoas enfrentam grandes problemas, porque muitos precisam trabalhar para se manter em terras hermanas, e a grande maioria das empresas por sua vez só contratam com o tal DNI permanente que tem validade de 15 anos e não com o temporário com validade de 2 anos.

Lembrem-se que nós brasileiros de acordo com a lei 26.240 (1-clica em acuerdos bilaterales Argentina Brasil; 2-clica em acuerdo para la concesión de residencia permanente a titulares de residencia transitoria o temporariastemos o direito de ter o DNI permanente.

Vou exclarecer a diferença entre residência e DNI porque assim como eu tinha dúvida, muita gente pode ficar com ponto de interrogação na cabeça, então segue as diferenças:

  • Residência - autorização para moradia no país.
  • DNI - documento nacional de identificação, como descrito anteriormente é como se fosse RG, CPF e título de eleitor da Argentina, tudo em um único documento.

Agora que está tudo esclarecido, vocês escolhem o que é melhor para vocês, DNI temporário ou permanente.

Fica a dica.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

EQUIVALÊNCIA DE MATÉRIAS NA UAI


Pessoal, essa postagem é para mostrar para vocês outras opções, porque a UAI é uma universidade bastante procurada por brasileiros para cursar medicina, também é considerada uma boa faculdade, não tem tanto nome quanto a UBA, mas eu sempre comento o seguinte, nome e classificação em lista não quer dizer nada, porque quando vocês voltarem para o Brasil, não importa onde vocês fizeram a faculdade porque o revalida é o mesmo para todos, e o preconceito será o mesmo, afinal de contas não vamos nos formar no Brasil e sabemos como as coisas são por lá, então o que vai decidir se você aprova ou não no revalida é o seu conhecimento que dependerá somente do seu esforço e não do nome da universidade, porque eu conheço pessoas formadas na USP que são péssimos profissionais e conheços outros formados em universidades particulares que nem são tão conhecidas e que são profissionais maravilhosos, super competentes, mas vamos ao que interessa.

Ainda não estou desistindo da UBA, mas eu levei meus documentos para análise na UAI para saber quantas matérias a faculdade poderia homologar, porque é um tramite que não paga nada, então não custava levar, mas infelizmente só reconhecem 2 matérias, mas vamos pensar pelo lado positivo, são 2 matérias a menos para cursar, já meu marido conseguiria fazer a equivalência de 4 matérias, o que é muiiiiiito melhor.

O processo foi da seguinte maneira, tive que entregar no reitorado da UAI:

Reitorado na Capital Federal: Chacabuco, 90 - 1º piso (segunda a sexta das 9 horas às 18 horas).

Reitorado em Rosário: Avenida Pellegrini, 1957 (segunda a sexta das 9 horas às 21 horas).


  • Plano de estudos da faculdade que você se formou;
  • Histórico da faculdade onde você se formou;
  • Para quem pretende estudar na Capital Federal, levar uma carta dirigida a Lic. Marisa Caruso, onde deve indicar qual carreira que deseja ingressar e os dados pessoais (não se desespere, é uma carta simples), para quem pretende estudar na UAI em Rosário, levar a carta dirigida ao Sr. Lúcio Ottone

O mais interessante e importante é que a UAI NÃO COBRA nada para fazer essa análise, nem para realizar as homologações e também não pediu que os documentos fossem traduzidos.

Só pedem tradução das matérias que tem possibilidade de serem homologadas, então por exemplo, no meu caso consigo equivalência somente de genética e antropologia, nesse caso, se eu for estudar na UAI, só vou traduzir essas 2 matérias e nada mais, ecomiza tempo e principalmente dinheiro.

A UAI pede um prazo de 10 dias úteis para analisar seus documentos, mas os meus documentos demoraram 10 dias corridos, e assim que eles terminam, te ligam e avisam que você pode retirar todos os documentos com o resultado por escrito.

Simples e prático.

Lembrem-se que as incrições para a UAI já estão abertas para começar a estudar em 2013.

Aqui eu explico com detalhes como é o processo de ingresso na UAI.

Boa sorte a todos.

MRE SÃO PAULO (ERESP)


Pessoal, eu sempre comento que antes de enviarem os documentos para legalização no MRE em Brasília que vocês entrem em contato com o escritório de representação do MRE do estado de vocês, porque alguns escritórios fazem as legalizações, então nesses casos, vocês não gastam com correio para outro estado e acredito que seja mais rápido.

Em São Paulo por exemplo, o ERESP-MRE faz as legalizações de documentos emitidos no Estado de São Paulo, mas só aceitam que os documentos sejam enviados por correio e podem demorar até 20 dias úteis para devolver, mas esse é um prazo máximo.

Existem algumas regras para enviar os documentos para o ERESP, mas é bastante interessante essa opção dos escritórios de representação.

Fica a dica.

Beijo a todos.

PEDIDO PARA RETIRAR INFORMAÇÕES DO BLOG


Olá pessoal, hoje recebi um e-mail onde a pessoa me pede para tirar algumas informações do meu blog, mas essas coisas são complicadas, porque eu acho que se a informação existe, existe para todos e não para ficar restrita a algumas pessoas ou empresas.

Não vou retirar as informações do blog, porque a finalidade do blog é informar como são os passos a passos para vir estudar em Buenos Aires e as facilidades e as dificuldades que encontramos por aqui, então porque eu retiraria alguma coisa que escrevi? 

Além disso, as informações estão disponíveis para quem for atrás, e a janelinha do Ciclo Biomédico está lá na Faculdade de Medicina aberta as terças, quartas e quintas-feira das 13 horas às 16 horas para quem quiser se informar sobre qualquer coisa, inclusive sobre a resolução, como eu fiz.

Espero que se dêem conta que as informações só serão retiradas caso elas mudem e passem a não valer mais ou se eu tiver que atualiza-las, mas retirar porque meia dúzia de pessoas querem, não vou fazer isso e espero que entendam, porque informação é assim, nem sempre agrada a todas as pessoas, nem sempre é bom para todos, e todo mundo tem direito a informação, se a regra é para um é para todos.

Para as pessoas que vem para Buenos Aires sozinhas, sem contratar uma empresa, essas informações são muito importantes, mas para as pessoas que contratam algum tipo de serviço, essas informações são um abuso, porque pagaram por elas, mas não sejam egoístas, todos tem o mesmo direito que você que tem dinheiro para pagar por informações.

Então por favor nem se dêem ao trabalho de me enviar algum e-mail pedindo para retirar alguma coisa ou me ameaçando, não importa, não vou fazer porque no meu blog não cabe esse tipo de censura.

Enquanto a minha consciência estiver limpa sobre os meus atos, o pensamento alheio não me interessa.

Espero que entendam. Beijo para todos.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

RESOLUÇÃO 841/ 85 - CBC JUNTO COM A CARREIRA


Gente, hoje não venho com boas notícias, porque tá maior confusão em torno dessa resolução 841/ 85, muitaaa gente tá atrás disso e eu fiquei sabendo, entendam, me contaram, então não posso afirmar, bom, me falaram que um (a) brasileiro (a) foi na UBA e fez o maior escândalo dizendo que isso é injusto e que tem várias pessoas fazendo o CBC junto com a carreira e tal e tal, a pessoa falou com a diretora do setor de alunos, e por isso cancelaram a possibilidade de fazer o CBC junto com a carreira.

Até onde eu sabia era permitido legalmente fazer isso, cursar os 2 juntos, nunca me disseram que não podia, tanto que quem me deu essa informação foram os funcionários da UBA, então como eu iria imaginar que não podia? Para mim isso é novidade, o que realmente é, porque essa confusão aconteceu em setembro/ 2012, mês passado.

Hoje eu fui na faculdade para saber a respeito e me informaram que agora as opções são bem diferentes, não dá mais para fazer os 2 ao mesmo tempo (CBC+CARREIRA), então QUEM TEM DIPLOMA UNIVERSITÁRIO só poderá fazer ou um ou outro, ou seja, ou entra na carreira e cursa até o 3º ano e depois para tudo e faz o CBC, ou então faz tudo como manda o figurino e começa pelo CBC, faz o CBC todo e depois ingressa na carreira como todos os mortais, porque o CBC é obrigatório para todos e não tem para onde correr. Não adianta dizer: aaahhh mas eu já tenho faculdade, já sou formado, não preciso fazer o CBC. Não importa, você terá que fazer o CBC, você pode ter diploma de Papa (desculpa aí), mas não adianta, mesmo sendo o Papa você terá que fazer o CBC, porque a vida não é fácil para ninguém.

Para entrar pela resolução o processo continua o mesmo de antes, mas vou comentar de novo, a possibilidade de fazer o CBC + CARREIRA não existe mais, pelo menos até o momento, a não ser que façam algum cambalacho para conseguirem isso e aí vocês pensem por si só, e cheguem a uma conclusão, porque até meu blog foi parar no meio da confusão, sendo que eu não tenho culpa de nada, porque como escrevi acima, o Ciclo Biomédico está lá na Faculdade de Medicina e dá a mesma informação para todos, e eu fui uma das que obtive a informação, e passei para todos, e ninguém pode me proibir disso, porque não é pecado e muito menos errado.

OBS.: outro dia uma criatura fez um comentário aqui no blog, normalmente quando o comentário é de mal gosto eu nem autorizo a publicação, mas esse eu deixei, e a pessoa comentou que eu sou mal informada, e que eu não sabia nada em relação a resolução, mas olha só, eu acho que eu sou muito bem informada, claro que tem coisas que passam em branco as vezes, não sabemos tudo nessa vida, a UBA é uma zona, não nos informam nada direito e o pouco que informam a maioria das vezes é com muita má vontade, e eu já passei muita raiva na faculdade para saber o pouco que eu sei, então o que eu tento fazer com o blog é informar da melhor maneira e com a maior veracidade possível e eu NÃO TENHO OBRIGAÇÃO DISSO, mas eu faço porque gosto, porque sofri muito para conseguir as minhas informações, informações essas que ninguém dá de graça, qualquer empresa por aí cobra uns 2 mil reais para fazer qualquer tramite que eu ensino qualquer um para fazer sozinho, eu perco maior tempão pesquisando as informações e escrevendo, mas as pessoas são mal agradecidas e ainda se acham no direito de dizer que eu sou mal informada ou então fazem como essa pessoa que usou a informação de forma negativa e foi na faculdade fazer escândalo e prejudicar todo mundo, inclusive eu, porque esse ano passei por vários problemas pessoais e acabei abandonando as matérias da carreira e por esse escândalo, assim como vocês que tem curso superior eu não poderei entrar pela resolução de novo, fui tão prejudicada quanto todo mundo, e o pior de tudo é que pelo que eu fiquei sabendo essa pessoa nem vai continuar na UBA, ou seja, não fica na UBA e ainda fo** todo mundo, muito obrigada por ter feito o seu espetáculo e jogado a lona do teu circo na cabeça de todo mundo.

Desculpem quem não merece ler isso.

Boa sorte e boa noite.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

400 MELHORES UNIVERSIDADES DO MUNDO


Saiu uma nova lista das 400 melhores universidades do mundo referente a 2012-2013.

Da América do Sul só entram na lista 2 universidades do Brasil que é a USP que está em 158º lugar e a Unicamp ficou entre o 251º e o 275º lugares, e o outro país é a Colombia que teve a Universidade dos Andes classificada entre o 351º e 400º lugar, já da Argentina não aparecem nenhuma das universidades, nem a UBA.

ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2012



Assim como eu estava com muita dúvida como faria para justificar nessas eleições municipais, vocês também devem estar se perguntando como fazer, então vamos lá que eu descobri algumas coisinhas que podem ajudar.

Então para nós que moramos na Argentina, ou até mesmo os brasileiros que estão em outros países morando ou a passeio no período eleitoral que será entre 7 e 28 de outubro, deverão justificar sua ausência, para isso é necessário preencher e assinar o Requerimento de Jutificativa Eleitoral e entrega-lo ou envia-lo pelo correio para o cartório da zona eleitoral que você estiver inscrito, o endereço pode se conseguir clicando aqui.

A justificativa eleitoral deve ser apresentada no prazo de até no máximo 60 dias após a data de cada turno, é indicado verificar se o municipio terá 2º turno, pois é necessário justificar os dois turnos.

Não percam as datas.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

SALÁRIO MÉDICO NA ARGENTINA


Não tenho 100% de certeza, porque fiz umas pesquisas rápidas e vi que assim como no Brasil, aqui o salário do médico pode variar bastante de acordo com a quantidade de plantões que ele fizer por mês, de acordo com os dias que ele fizer os plantões e quantidade de horas.

Segundo minhas pesquisas, em média um profissional recém formado, que cumpre 30 horas semanais (6 horas por dia de segunda a sexta) e que seja funcionário fixo, o SALÁRIO BASE é de 7.900 pesos (+/- R$ 3.500), para os plantonistas com mesma quantidade de horas o SALÁRIO BASE é um pouco maior, em torno de 9 mil pesos (+/- R$ 4.300), já os profissionais que fazem plantão nos finais de semana, o SALÁRIO BASE é de 10.600 pesos (+/- R$ 5.050), e um profissional um pouco mais experiente pode ganhar 2 mil pesos ou mais por cada 6 horas trabalhadas, o que dá cerca de 10 mil pesos por mês (+/- R$ 4.800) para 30 horas semanais.

Esses valores sofrem alguns aumentos anuais porque a inflação por aqui é muito grande, mas não sei a porcentagem que costuma aumentar (aluguel aumenta em média 20% a 25% ao ano), e também podem variar de acordo com o local que o profissional for trabalhar, se é na Capital Federal ou nas províncias.

Mas cada um é cada um, então o seu salário vai depender de quantos hospitais, dias e quantidade de horas está disposto a trabalhar, então você pode dobrar ou triplicar esses valores, logo o céu é o limite, kkk, mas entre 10 mil pesos e 20 mil pesos ou mais seguramente dá para garantir, isso se quiser trabalhar em Buenos Aires.

Apesar que no Brasil o médico ganha mais, e das coisas em Buenos Aires estarem bem caras, como o aluguel e a alimentação, acho interessante se o profissional não conseguir aprovar de primeira no revalida no Brasil, ficar trabalhando na Argentina até conseguir a validação no Brasil, porque acredito que com um salário desse a pessoa consegue viver razoavelmente bem.

Fonte: clique aqui



EQUIVALÊNCIA DE MATÉRIAS DE OUTRAS CARREIRAS PARA MEDICINA


Me mandaram alguns e-mails perguntando o que eu achava sobre o assunto, e confesso que é um assunto bastante controverso, muita gente acha que é legal fazer isso, porque evita "perder tempo", já outras pessoas acham uó, mas assim como eu sempre comento por aqui, naaaaaaaaa miiiiiiiiinha humilde opinião, kkk, eu e minhas opiniões, eu tento ser o mais imparcial possível, deixando cada um decidir por si, afinal de contas a vida é de cada um, então o que vocês decidirem para a vida de vocês, ótimo, eu assino embaixo, kkkkk, democracia é a palavra, kkkkk. Entendeu?

Mas já que pediram, vou dar a minha opinião, você pode ter a sua e eu já disse que respeito, mas a minha é a seguinte:

Tem muito curso da área da saúde que tem algumas matérias que tem a mesma ou algumas vezes mais carga horária que algumas matérias da carreira de medicina de algumas universidades, claro que a carga horária total não, mas de cada matérias pode sim ser igual ou superior, anatomia e muitas outras matérias da carreira de medicina não tem nem o que comparar com outras carreiras, mas não acho nada desonesto ou que a pessoa está querendo enrolar alguém ou até mesmo a si próprio em tentar a equivalência de matérias, desde que a faculdade analise seus documentos e realmente atestem que a carga horária e as matérias são compatíveis, mas o aluno tem que se certificar que a universidade realmente aceitou, para não ter problemas futuros, porque afinal de contas você já estudou aquela matéria  e todo mundo sabe que é um saco fazer a mesma coisa 2 vezes, eu mesma detesto.

Se eu tivesse oportunidade, é que para a UBA fazer as equivalências de matérias é capaz da pessoa se formar, começar a trabalhar, e eles ainda não darem a resposta, porque eles demoram pelo menos 3 anos para analisar toda sua documentação, absurdo total, muito tempo, acho que já é para o aluno desistir mesmo, fora o gasto, a UBA cobra 3 mil pesos para isso e não te garante nada, fora que temos que traduzir toda a documentação, enfim, isso está bem explicado em outra postagem, então voltando ao início, se eu tivesse tido oportunidade, eu iria sim tentar a equivalência de matérias, e ninguém pode me julgar por isso, afinal eu sempre falo a mesma coisa, opinião cada um tem a sua e temos que respeitar, não posso dizer que o fulano é burro porque fez equivalência, ou que será menos médico que o outro que fez todas as matérias, isso não existe, porque no fritar dos ovos serão todos médicos, um pode ter mais sorte ou até mesmo capacidade que o outro e conseguir validar no Brasil primeiro, mas todos serão médicos e terão o CRM e vão trabalhar e vão ganhar um bom salário e serão todos felizes para sempre, então não compensa o estresse e entrar em atrito por opiniões.

Não é porque a universidade é gratuita ou porque a mensalidade é infinitamente mais em conta que as das universidades brasileiras que eu não posso aproveitar as oportunidades que estão me oferecendo, a pessoa não quer perder tempo, e muitas universidades sérias dão a chance do aluno equivaler as matérias, e em todo lugar é assim, aqui em Buenos Aires todas fazem isso, desde as públicas até as privadas, claro que as privadas dão a resposta muito mais rápido e a maioria não cobra nada para avaliar seus documentos, e primeiro avaliam todo seu plano de estudos em português, para depois  pedir para você traduzir só as matérias que terá condições de homologar, prático, rápido e não requer habilidade.

Logo, se a universidade oferece isso ao aluno e o MEC do país aceita, concluímos que não é ilegal e muito menos você terá problema por isso, pessoas em sã consciência não fará nada errado para se prejudicar no futuro, se bem que teve uns engraçadinhos que falsificaram alguns documentos e se danaram todo, nesse caso é ilegal e dá cadeia.

Entrei em contato com o setor jurídico de uma empresa que trabalha na área de revalidação de diploma há anos no Brasil, para saber exatamente sobre esse tema de equivalência de matérias, e a resposta que eu obtive do Revalidmed foi a seguinte: 

"Desde que a faculdade que você vai fazer a graduação de medicina reconheça a equivalência de matérias, não há nada de errado. Em 8 anos fazendo quase mil reconhecimentos de diplomas de medicina nunca vi um candidato ser barrado devido ter matérias reconhecidas como equivalentes pela universidade onde esteja se graduando. Os únicos que tem tido problemas na revalidação, são os que procuram fraudar documentos apresentados."

Então se a pessoa não vai fraudar documentos, só vai aproveitar a facilidade que a universidade oferece, porque terá medo de aproveitar uma coisa que já estudei, eu sei que a pessoa esquece de muitas coisas que estudou na 1ª faculdade, mas ninguém lembra de todas as matérias para o resto da vida, e quando você se formar, provavelmente não vai lembrar de muita coisa que estudou no 1º ano dessa faculdade que está cursando agora,  e eu duvido se eu colocar aqui uma prova de qualquer matéria que você estudou ano passado se você não vai suar para responder e acredito que não obterá a mesma nota, eu não lembro nem o que eu comi ontem, acha que vou lembrar com riqueza de detalhes as matérias que estudei ano passado? É obvio que não, kkk, conhecimento que não é utilizado a pessoa guarda dentro de uma gaveta.

Mas eu parto da seguinte opinião (mais uma, hahaha) o conhecimento está dentro de você e os livros estão aí para isso mesmo, para te ajudar a recordar, então estuda, corre atrás, e além disso quando comecei a trabalhar na minha área não precisei ficar lembrando das aulas de histologia, embriologia, genética, biologia celular, sociologia, metodologia, entre outras, agora, matérias como anatomia, fisiologia, patologia, farmacologia, bioquímica, e muitas e muitas outras, aííííííííí sim eu digo que compensa recursar, e depois cada um fará uma especialização e estudará mais uma determinada área.

No meu caso, eu detesto neurologia, vamos reformular a frase, a matéria em si de neurologia é interessante, muito legal, mas trabalhar com isso não dá para mim, então eu prefiro atender cardiorrespiratório, terapia intensiva e emergência, então fiz especialização nessa área. Preciso saber neuro? Lógico que sim. É importante para mim? Muitíssimo, mas não tanto quanto para uma pessoa que atende na área de neuro, afinal de contas minha gente, as especializações, residências e pós graduações estão aí para isso, para cada um estudar mais aquilo que melhor lhe convém, senão só existiriam os generalistas.

Então, façam o que acharem melhor, as facilidades estão aí para serem aproveitas. Porque eu vou jogar fora as oportunidades que estão me oferecendo? Se a oferta é boa, não é ilegal, não meche com a sua moral, não te prejudica em nada, então aproveita mesmo e não se sinta menosprezado pela opinião dos outros.

Opinião é igual braço, eu tenho o meu e você tem o seu.

Boa sorte para todos.

sábado, 15 de setembro de 2012

INSTITUTO HECTOR BARCELÓ


Eu já tentei milhares de vezes fazer uma postagem sobre a Barceló, mas sempre deixo pra lá e vou arrastando, porque para cada postagem que eu faço eu perco um período inteiro do meu dia, porque requer muitas pesquisas para tentar colocar a informação mais correta possível, então vamos ver se dessa vez eu consigo desenvolver alguma coisa interessante.

O Instituto Universitário Héctor Barceló é voltado exclusivamente para o ensino de carreiras da área da saúde.

Tem muitos e muitos brasileiros, porque é uma universidade considerada boa e com um preço bem mais acessível que todas as outras particulares. Tenho algumas amigas estudando na sede de Buenos Aires e comentaram que no 1º ano estão pagando a mensalidade de 1.600 pesos (+/- R$ 730).

Paga-se a matrícula anual + mensalidade, com vencimento no último dia útil de cada mês, pagando antecipadamente se obtém desconto (não sei de quanto). O não pagamento de 3 mensalidades, impossibilita o aluno de realizar as provas, de se inscrever para as matérias, solicitar livros na biblioteca e solicitar declarações.

Anualmente a Barceló através do departamento de bolsas de estudo, oferece subsídios para seus alunos, mas são destinados a alunos com dificuldades econômicas:

  • Meia-bolsa;
  • Desconto nas mensalidades;
  • Mensalidade especial;
  • Empréstimo.

O sistema de ingresso é através do pré grado ou curso introdutório, é como se fosse o 1º ano, pode ser cursado no período da manhã, tarde ou noite, onde se estuda 4 (quatro) matérias que são a base da carreira de medicina, matérias como:

  • Anatomia;
  • Química;
  • Biologia;
  • Antropologia médica.

Durante o curso são realizadas 3 (três) provas, uma prova com a metade inicial do conteúdo, com 200 questões múltipla escolha (ERA 1), depois outro exame com a outra metade final do conteúdo, com 200 questões múltipla escolha (ERA 2), mas se aprova mesmo com o exame final, que contém também 200 questões múltipla escolha (EFI = ERA1 + ERA2), tem que atingir a média de 4 (quatro) pontos, que na verdade equivale a 6 (seis)  pontos porque é necessário acertar 60% da prova para obter esses 4 (quatro) pontos, além disso é preciso ter 80% de presença e participar de apresentações de trabalhos.

O curso de pré grado pode ser feito em 3 períodos diferentes, mas o conteúdo é o mesmo e a carga horária também (280 horas), a diferença é que em quanto menor tempo for realizado o pré grado, maior será o número de aulas semanais:
  • Maio a Dezembro;
  • Agosto a Dezembro (intensivo);
  • Janeiro a Março (super intensivo).
Se não aprovar na prova final o aluno tem direito ao recuperatório e se não aprovar no recuperatório não passa para o 2º ano, e terá que recursar.

O curso de medicina na Barceló possui carga horária de 6.245 horas, logo, não possui a carga horária mínima exigida pelo MEC brasileiro (7.200 horas), pelo que eu pude me informar eles não dão aulas extras para completar essa carga horária, então o aluno terá que completá-la no Brasil, e isso é possível.

A Barceló possui 3 sedes:
  • Santo Tomé;
  • La Rioja;
  • Buenos Aires (são 3 campus).
Dizem, não posso afirmar, que nas sedes de Santo Tomé e La Rioja as mensalidades são mais acessíveis que em Buenos Aires.

As inscrições para 2.013 ainda NÃO estão abertas, antes de se inscrever tem que fazer um registro no site da faculdade, completar a solicitação de admissão, imprimir uma cópia, assiná-la e apresentá-la no setor de admissão da faculdade junto com a documentação exigida (GUIA PARA A INSCRIÇÃO).

No momento da inscrição tem que pagar a matrícula.

Caso a matrícula não seja feita pelo próprio aluno, a solicitação de admissão deverá estar assinada pelo aluno, com firma reconhecida e quem for realizar a inscrição deverá apresentar junto com a documentação e a solicitação de admissão, uma procuração com firma reconhecida do aluno, nessa procuração deverá constar o nome e sobrenome de quem vai fazer a matrícula (mais informações clique aqui).

Documentos exigidos para brasileiros (GUIA DE INFORMAÇÕES):
  • Histórico e certificado do ensino médio (firma reconhecida da assinatura do diretor e/ou secretario da escola + legalização no MEC e MRE brasileiro + legalização no MEC argentino ou pelo menos o comprovante de início do tramite da legalização);
  • Original e cópia do RG ou passaporte;
  • 04 fotos 04x04 recentes, coloridas e com fundo claro;
  • Atestado de saúde (procurar um médico aqui em BAires e solicitar);
  • Cópia da carteirinha de vacinação (Antitetânica e Hepatite B);
  • Original e cópia da certidão de nascimento.

A universidade disponibiliza o manual do aluno, que assim pode-se ter uma ideia de como é o funcionamento da fundação.

Ao terminar o internato rotatório o aluno presta um exame final integrador para a carreira de medicina.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

INSCRIÇÕES MIU/ UNIVERSIDADE NACIONAL DE ROSÁRIO



Muita gente tem me pedindo informações sobre medicina na UNR (Universidade Nacional de Rosário), coloquei como funciona o curso de medicina em outra postagem, e agora vou comentar sobre as inscrições para 2.013, então vamos ao que eu consegui pesquisar.



Primeiro é feito uma pré inscrição para o MIU - Módulo de Inclusão Universitária, isso é feito pela página da Faculdade de Ciências Médicas, mas somente no período de 15 de outubro a 28 de outubro de 2.012, podendo ser feito em qualquer horário, o tempo de pré inscrição é bem curtinho mesmo.



Uma vez realizada a pré inscrição via internet, terá que imprimir o formulário SUR 1, e com esse formulário você poderá observar que será gerado um turno com data e horário para sua apresentação na UNR com a documentação necessária para a inscrição definitiva, o turno se obtém uma única vez.


DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSCRIÇÃO DEFINITIVA

  • Formulário SUR 1 (que você imprimiu na pré inscrição);
  • Certidão de nascimento (ATUALIZADA (3 meses de vencimento - por exemplo: eu emiti minha certidão de nascimento dia 13 de setembro de 2012, para eles essa certidão de nascimento só terá validade até 13 de dezembro de 2012, passando dessa data tem que pedir outra, eu que é absurdo, mas é assim)  COM FIRMA RECONHECIDA + LEGALIZAÇÃO DO MRE BRASILEIRO+LEGALIZAÇÃO NA FCM DA UNR);
  • Fotocópia do DNI, RG ou passaporte;
  • 2 fotos coloridas atualizadas com fundo branco 3x3 (não pode ser instantânea);
  • Fotocópia do histórico e certificado do ensino médio (FIRMA RECONHECIDA DA ASSINTAURA DO DIRETOR E/OU SECRETÁRIO DA ESCOLA + LEGALIZAÇÃO DO MEC E MRE BRASILEIRO + LEGALIZAÇÃO DO MEC ARGENTINO+LEGALIZAÇÃO DA FCM DA UNR).
  • NÃO ACEITAM CERTIFICADOS DE ALUNO REGULAR. O NOME, SOBRENOME E NÚMERO DE DOCUMENTO (RG) DEVE COINCIDIR COM O NÚMERO DO DOCUMENTO APRESENTADO.
TODA A DOCUMENTAÇÃO A SER APRESENTADA DEVERÁ ESTAR LEGALIZADA TAMBÉM PELA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA UNR (A LEGALIZAÇÃO É FEITA NO 1º PISO DA FACULDADE* DAS 8 HORAS ÀS 12 HORAS).

NÃO ACEITAM INSCRIÇÕES COM DOCUMENTAÇÃO INCOMPLETA.

***DETALHE IMPORTANTES***
Não aceitam o ingresso do aluno na qualidade de turista, tem que ter visto de estudante ou de residente temporário ou permanente.Depois da inscrição, você tem 30 dias para regularizar sua residência.


PLANO DE ESTUDOS MEDICINA UNR

Mais informações clique aqui e aqui.

* FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS (FCM) - UNR
Santa Fe, 3100 - Rosário/ Argentina
Tel.: +54 341 480-4558/ 63



quarta-feira, 12 de setembro de 2012

UNIVERSIDADE NACIONAL DE ROSÁRIO


Assim como muita gente procura a UBA para estudar, muito, mas, muito mais gente procura a Universidade Nacional de Rosário, por não ter o CBC e sim o MIU (Módulo de Inclusão Universitária) que tem duração de 3 meses e não reprova a não ser por falta e além disso também é uma universidade pública, só que nacional em vez de federal como a UBA.

Não entendo muito bem da Nacional de Rosário, mas fiz algumas pesquisas e vou postar o que eu entendi, se eu entendi errado e alguém pudeeeeeeeeer me corrigir, por favor, sinta-se a vontade.

O MIU são 15 reuniões, encontros ou aulas, como preferirem chamar, por isso dura 3 meses, é mais ou menos 1 reunião por semana em dezembro e em fevereiro-março são 2 reuniões por semana, com duração aproximada de 4 horas cada uma, não pode faltar nenhuma vez, tem que ter 100% de presença. Vocês repararam que as aulas terminam em dezembro e só retornam em fevereiro? Eeeeeeeeeeeebaaaaaa férias! Não, não, nada de férias, em janeiro vocês terão que fazer uma experiência de terreno (eles chamam assim), que no Brasil se chama pesquisa de campo, onde o aluno tem que acompanhar um médico, mas o aluno que tem que correr atrás de um médico, é isso mesmo, você terá que conseguir esse médico, a faculdade não indica ninguém, hahaha, e terá que ficar algumas horas com esse profissional e anotar tudo que ele faz e você também terá que fazer várias perguntas para ele referente ao dia a dia do trabalho dele é claro, ah esse trabalhinho tem que ser entregue.

No MIU não vão falar sobre química, física, anatomia, nem nenhum conteúdo relacionado a carreira a ser cursada, basicamente falam sobre sociedade, história, assuntos relacionados com a saúde, direito a saúde, papel do profissional de saúde na sociedade, textos sobre saúde pública, conceito de saúde e doenças, e pode se expressar dando sua opinião, é chatinho mas eu sempre digo a mesma coisa, no Brasil existe o vestibular, na UBA o CBC e na UNR o MIU. Tá vendo? Nada é perfeito, kkkkk.

Para aprovar basta ter 100% de presença, e fazer uma prova que não é eliminatória, porque as perguntas são pessoais, perguntas de achismo sabe (coisas que você acha, que você deduz ou seja sua opinião)

O material bibliográfico utilizado são 2 ou 3 caderninhos que vendem na própria faculdade.

Nas últimas semanas do MIU e durante todo o mês de março começam os seminários introdutórios de anatomia, histologia, laboratório e química e depois termina, e em abril começam as aulas.

Quando começarem as aulas vocês terão que frequentar as tutorias duas vezes por semana, 2 horas por aula, e terão uma UP por semana (unidade problema - podemos chamar também de tema de aula) para cada aula, e terá que estudar sobre todos os temas dados nessas UP´s, mas isto não termina em somente 2 horas, 2 vezes por semana, porque também tem os seminários e as aulas de laboratório que são aulas também de 2 horas cada uma, e é onde darão os temas que serão falados nas tutorias (lembra delas? então), e cada matéria terá uma aula de 2 horas, a maioria das vezes uma por semana, e assim será até o 3º ano (FICOU MEIO CONFUSO MAS DEU PARA ENTENDER NÉ?).

Não menospreze as aulas da UNR, dizem que as matérias são foda, muito difíceis e muitos desistem porque acham que a coisa é fácil.

Tchau, tchau.


terça-feira, 11 de setembro de 2012

INSCRIÇÕES CBC - 2013


Fiquem atentos porque as inscrições para começar a cursar o CBC no 1º semestre de 2013 já tem data confirmada e será de 3 de outubro a 23 de novembro de 2012, de segunda a sexta da 9 horas às 19 horas.
Normalmente eles colocam um calendário de datas de inscrições pela letra do 1º sobrenome, mas é apenas para mantes um certo controle, não significa que se você for fazer sua inscrição em outro dia que eles não vão te atender:

Letras
Fechas de Inscripción
A -B3 y 4 de octubre2 y 5 de noviembre
C - D5, 9 y 10 de octubre6 y 7 de noviembre
E - F- G11, 12 y 15 de octubre8 y 9 de noviembre
H - I - J - K - L16, 17 y 18 de octubre12 y 13 de noviembre
M - N - Ñ - O19, 22 y 23 de octubre14 y 15 de noviembre
P - Q - R24, 25 y 26 de octubre16 y 19 de noviembre
S - T29 y 30 de octubre20 y 21 de noviembre
U - V - W - X - Y - Z31 de octubre y 1 de noviembre22 y 23 de noviembre

Lugares de inscrição:

Cód.
SEDES Y CENTROS UNIVERSITARIOS REGIONALES:
1.
Sede J. L. Romero "Sede Montes de Oca"
Av. Montes de Oca 1120 - Ciudad Autónoma de Buenos Aires
2.
Sede Ciudad UniversitariaPab.III, subsuelo - Nuñez- Ciudad Autónoma de Buenos Aires
4.
Centro Regional Sur "Sede Avellaneda"
Eva Perón y Güemes - Avellaneda - Provincia de Buenos Aires
5.
Sede Leónidas Anastasi "Sede Drago"Holmberg 2614 - Ciudad Autónoma de Buenos Aires
6.
Centro Regional Norte "Sede San Isidro"Córdoba y Lima - Martínez - Provincia de Buenos Aires
7.
Sede Dr. Ramos MejíaRamos Mejía 841 - Ciudad Autónoma de Buenos Aires
8.
Sub-Sede Anexo PuánPuán 470 - CABA, Facultad de Filosofía y Letras - de 9 a 16 horas
10.
Centro Regional Paternal
Av. San Martín 4453 - Ciudad Autónoma de Buenos Aires
13.
Centro Regional Saladillo
Av. Rivadavia 2655 1er. piso - Saladillo - Provincia de Buenos Aires
14.
Centro Regional Escobar
Av. Tapia de Cruz 1280 - Escobar - Provincia de Buenos Aires - de 8 a 14 horas
21.
Centro Regional MercedesAvenida 47 y 26 - Mercedes - Provincia de Buenos Aires
27.
Centro Regional BaraderoSanta María de Oro esq. Aráoz - Baradero - Provincia de Buenos Aires
28.
Centro Regional MorenoItuzaingó entre Mitre y Larrea - Moreno - Provincia de Buenos Aires - de 10 a 17 horas
29.
Centro Regional San MiguelGaspar Campos 3270 - San Miguel - Provincia de Buenos Aires
30.
Centro Regional BragadoBernardo de Elizondo 2415 - Bragado - Provincia de Buenos Aires
31.
Centro Regional ChivilcoyAv. Calisto Calderón 424 -Chivilcoy - Provincia de Buenos Aires
32.
Centro Regional PilarSan Luis 424
Av. Honorio Pueyrredón 1837 (Primer Tramo Facultad de Ciencias Económicas)
Pilar - Provincia de Buenos Aires
33.
Centro Regional TigreNewton 600 - Tigre - Provincia de Buenos Aires
34.
Centro Regional Lobos
Salgado 40 - Lobos - Provincia de Buenos Aires
35.
Centro Regional De La Costa
Calle 124 Nº 345 - Santa Teresita - Provincia de Buenos Aires
36.
Centro Universitario Regional ChacabucoReconquista 8 - Chacabuco - Provincia de Buenos Aires.
37.
Centro Universitario Regional Villa GesellAv. 3 entre 113 y 113 bis - Villa Gesell - Provincia de Buenos Aires.

Documentação a apresentar para a inscrição:
  • DNI ou RG e fotocópia simples;
  • Foto 4x4 atualizada e colorida;
  • Histórico e certificado do ensino médio, reconhecer firma das assinaturas do diretor e/ou secretário da escola, depois legalizar pelo MEC e MRE brasileiro, MEC argentino (marcar turno aqui) e setor de títulos e planos da UBA (marcar turno aqui).
Se estiver cursando o último ano do ensino médio, deverá apresentar uma declaração de aluno regular com firma reconhecida da assinatura do diretor e/ou secretário, legalizados pelo MEC e MRE brasileiros, mas nesse caso deverá apresentar o histórico e o certificado do ensino médio legalizados pelo MEC e MRE brasileiro, MEC argentino e setor de títulos e planos da UBA até 15 de março de 2.013.

Modelo Declaração de Certificado de Estudos em Andamento
CONSTANCIA DE CERTIFICADO DE ESTUDIOS EN TRÁMITE 
La Dirección de la Escuela ........................ Nº 4 D.E. 9 ..............................................................
hace constar que el alumno/a .................... CANTEROS, Federico Agustín ............................. 
DNI:
 .. 36.095.669 ... tiene en trámite un certificado de estudios INCOMPLETO / COMPLETO,

hasta ..... 3º.... año (o bien de ..... 3..... años) del ciclo ....... Polimodal Bachiller ........................
especialidad / plan .............. Ciencias Naturales .............. R.M Nº ......... 4625 / 98 .................
adeudando las siguientes asignaturas ................................ Ninguna ............................................
Idioma cursado ............ Inglés ..................................................................................................

A pedido del interesado se extiende la presente constancia en .............. Buenos Aires ................
a los ....... 05 ........ días del mes de ........ Marzo .............. de 2013, para ser presentado ante las
autoridades de ...... Universidad de Buenos Aires ....................................................................
............... Sello ...................... Firma Secretaría ..................... Firma Rector ..............

Não se aceita cópia dessa declaração, somente original e é importante deixar bem claro que o aluno não deve nenhuma matéria, ou seja, que esteja aprovado no ensino médio.

Depois de passado 20 dias da inscrição realizada, deverão completar os dados no site do CBC e imprimir a cópia da confirmação de inscrição, porque no dia que for solicitar a libreta (tipo um boletim), que é onde o professor anota se você foi aprovado na matéria (o professor só anota se você aprovar, se reprovar eles não anotam nada).

Maiores informações clique aqui.