sexta-feira, 9 de novembro de 2012

ALUNOS DE MEDICINA PROMETEM BOICOTAR PROVA DO CREMESP



Gente, mas fala se não é uó esse tipo de atitude (vão entender quando ler a reportagem abaixo)?
Papelão dos alunos do 6º ano se prestarem a uma coisa dessas, fazendo bocoite a uma prova que nem reprova, é só se apresentar e perder algumas horinhas para preencher o cartão de respostas, se não quiserem nem precisam ler a prova, kkk.
Eu acho mesmo que tem que mudar a Constituição Federal e passar a ser obrigatória, com nota de corte, igual a OAB. Tem que mudar isso, se para ser advogado esse tipo de prova é importante e existe, imagina para ser médico? Não estou desmerecendo nenhuma carreira, só acho que as obrigações devem ser as mesmas para todas as carreiras, mas principalmente para a área da saúde, lidam com pessoas, vidas, e não com papeis, apesar dos papeis serem muito importantes, mas pessoas são mais.

Isso tem que mudar, e o quanto antes.

Abaixo segue a reportagem que é do Jornal ATribuna.

Estudantes do sexto ano de Medicina prometem boicotar o exame de inscrição ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp). Marcada para este domingo, essa será a primeira vez que a avaliação dos futuros médicos é obrigatória para o profissional entrar no mercado de trabalho. Em Santos, não há movimentos para sabotar a prova.

A mobilização pelo boicote está concentrada nas universidades públicas paulistas. Em setembro, os alunos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lançaram um abaixo-assinado que já tem mais de 2.000 assinaturas. Estudantes das demais instituições sinalizam para a adesão. 

A avaliação foi criada em 2005 em caráter optativo. Agora, os futuros médicos precisarão apresentar a declaração de participação no exame para obter o registro profissional. 

Em carta, a Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (Denem) acrescenta que a prova “tem problemas metodológicos de avaliação e políticos de interpretação dos problemas da educação médica e da realidade do nosso País”.

Além do comparecimento, o participante não deve entregar a prova em branco ou anular de outra forma o preenchimento do cartão de respostas. Porém, como o desempenho ruim não compromete o ingresso à carreira, lideranças estudantis recomendam que os alunos se recusem a realizar o exame. 

Eles orientam que seja marcada, em todas as questões de múltipla escolha, a alternativa B (de boicote). “Obrigatório é a presença. Não haverá nenhuma atitude punitiva (em caso de desempenho abaixo da média)”, diz o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), Ricardo Diniz.

Em Santos, uma das 10 cidades paulistas a realizar o exame, 185 alunos estão aptos para a avaliação. O alto índice de adesão é fruto da decisão do Cremesp, que arquivará numa “ficha suja” o nome do estudante que não participar da avaliação. Segundo a entidade, o “ato de rebeldia” ficará para sempre na pasta do futuro médico. 

O órgão afirma que a obrigatoriedade da prova deu-se após a aplicação facultativa de testes para demonstrar uma enorme deficiência dos profissionais examinados. 

Nos últimos 7 anos, período em que foi aplicado o exame, quase metade dos graduandos se revelou incapaz de exercer a profissão. Dos 4.821 participantes das provas, entre 2005 e 2011, 46,7% foram reprovados. 

Por lei, o Cremesp não pode condicionar o registro à aprovação em uma avaliação teórica. Isso exigiria uma mudança na Constituição Federal, como a que instituiu o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O cenário, entretanto, é debatido nos ministérios da Saúde e Educação, em Brasília.

Conforme a entidade dos médicos paulistas, a proposta tem por objetivo melhorar a qualidade do ensino nos 36 cursos de Medicina no Estado. O resultado da avaliação é individual e confidencial. 

Composta por 120 questões objetivas de múltipla escolha, a prova abrange teorias das áreas básicas do conhecimento médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário