quarta-feira, 31 de outubro de 2012

EQUIVALÊNCIA DE MATÉRIAS NA UAI


Pessoal, essa postagem é para mostrar para vocês outras opções, porque a UAI é uma universidade bastante procurada por brasileiros para cursar medicina, também é considerada uma boa faculdade, não tem tanto nome quanto a UBA, mas eu sempre comento o seguinte, nome e classificação em lista não quer dizer nada, porque quando vocês voltarem para o Brasil, não importa onde vocês fizeram a faculdade porque o revalida é o mesmo para todos, e o preconceito será o mesmo, afinal de contas não vamos nos formar no Brasil e sabemos como as coisas são por lá, então o que vai decidir se você aprova ou não no revalida é o seu conhecimento que dependerá somente do seu esforço e não do nome da universidade, porque eu conheço pessoas formadas na USP que são péssimos profissionais e conheços outros formados em universidades particulares que nem são tão conhecidas e que são profissionais maravilhosos, super competentes, mas vamos ao que interessa.

Ainda não estou desistindo da UBA, mas eu levei meus documentos para análise na UAI para saber quantas matérias a faculdade poderia homologar, porque é um tramite que não paga nada, então não custava levar, mas infelizmente só reconhecem 2 matérias, mas vamos pensar pelo lado positivo, são 2 matérias a menos para cursar, já meu marido conseguiria fazer a equivalência de 4 matérias, o que é muiiiiiito melhor.

O processo foi da seguinte maneira, tive que entregar no reitorado da UAI:

Reitorado na Capital Federal: Chacabuco, 90 - 1º piso (segunda a sexta das 9 horas às 18 horas).

Reitorado em Rosário: Avenida Pellegrini, 1957 (segunda a sexta das 9 horas às 21 horas).


  • Plano de estudos da faculdade que você se formou;
  • Histórico da faculdade onde você se formou;
  • Para quem pretende estudar na Capital Federal, levar uma carta dirigida a Lic. Marisa Caruso, onde deve indicar qual carreira que deseja ingressar e os dados pessoais (não se desespere, é uma carta simples), para quem pretende estudar na UAI em Rosário, levar a carta dirigida ao Sr. Lúcio Ottone

O mais interessante e importante é que a UAI NÃO COBRA nada para fazer essa análise, nem para realizar as homologações e também não pediu que os documentos fossem traduzidos.

Só pedem tradução das matérias que tem possibilidade de serem homologadas, então por exemplo, no meu caso consigo equivalência somente de genética e antropologia, nesse caso, se eu for estudar na UAI, só vou traduzir essas 2 matérias e nada mais, ecomiza tempo e principalmente dinheiro.

A UAI pede um prazo de 10 dias úteis para analisar seus documentos, mas os meus documentos demoraram 10 dias corridos, e assim que eles terminam, te ligam e avisam que você pode retirar todos os documentos com o resultado por escrito.

Simples e prático.

Lembrem-se que as incrições para a UAI já estão abertas para começar a estudar em 2013.

Aqui eu explico com detalhes como é o processo de ingresso na UAI.

Boa sorte a todos.

2 comentários:

  1. Ola tudo bem,

    Gostei muito de suas publicaoes, mas vi algo que vc estudava ja na UBA...vc saiu e esta indo p UAI???eh muito dificil a UBA??? me falaram bem destas duas faculdades...e to em duvida....obrigado

    Renato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renato, não estou desistindo ainda da UBA, mas estou pensando o que fazer, mas essa postagem é para mostrar outras possibilidades.
      A UBA é difícil mas não é impossível, tem que se dedicar, só que é tanta burocracia para tudo, a maioria dos funcionários nos tratam mal quando precisamos de alguma informação, não temos muito apoio dos professores, então tudo isso desanima muito, mas a verdade é que nenhuma universidade é perfeita e temos que tentar nos adequar as regras deles, mas eu particularmente sou adepta a universidade particular, já estudei em universidade particular e a diferença é gritante, em tudo, organização, apoio dos professores e profissionais em geral, a biblioteca, tudo é muito diferente, mas não estou desistindo da UBA ainda, kkk.

      Excluir