quarta-feira, 12 de setembro de 2012

UNIVERSIDADE NACIONAL DE ROSÁRIO


Assim como muita gente procura a UBA para estudar, muito, mas, muito mais gente procura a Universidade Nacional de Rosário, por não ter o CBC e sim o MIU (Módulo de Inclusão Universitária) que tem duração de 3 meses e não reprova a não ser por falta e além disso também é uma universidade pública, só que nacional em vez de federal como a UBA.

Não entendo muito bem da Nacional de Rosário, mas fiz algumas pesquisas e vou postar o que eu entendi, se eu entendi errado e alguém pudeeeeeeeeer me corrigir, por favor, sinta-se a vontade.

O MIU são 15 reuniões, encontros ou aulas, como preferirem chamar, por isso dura 3 meses, é mais ou menos 1 reunião por semana em dezembro e em fevereiro-março são 2 reuniões por semana, com duração aproximada de 4 horas cada uma, não pode faltar nenhuma vez, tem que ter 100% de presença. Vocês repararam que as aulas terminam em dezembro e só retornam em fevereiro? Eeeeeeeeeeeebaaaaaa férias! Não, não, nada de férias, em janeiro vocês terão que fazer uma experiência de terreno (eles chamam assim), que no Brasil se chama pesquisa de campo, onde o aluno tem que acompanhar um médico, mas o aluno que tem que correr atrás de um médico, é isso mesmo, você terá que conseguir esse médico, a faculdade não indica ninguém, hahaha, e terá que ficar algumas horas com esse profissional e anotar tudo que ele faz e você também terá que fazer várias perguntas para ele referente ao dia a dia do trabalho dele é claro, ah esse trabalhinho tem que ser entregue.

No MIU não vão falar sobre química, física, anatomia, nem nenhum conteúdo relacionado a carreira a ser cursada, basicamente falam sobre sociedade, história, assuntos relacionados com a saúde, direito a saúde, papel do profissional de saúde na sociedade, textos sobre saúde pública, conceito de saúde e doenças, e pode se expressar dando sua opinião, é chatinho mas eu sempre digo a mesma coisa, no Brasil existe o vestibular, na UBA o CBC e na UNR o MIU. Tá vendo? Nada é perfeito, kkkkk.

Para aprovar basta ter 100% de presença, e fazer uma prova que não é eliminatória, porque as perguntas são pessoais, perguntas de achismo sabe (coisas que você acha, que você deduz ou seja sua opinião)

O material bibliográfico utilizado são 2 ou 3 caderninhos que vendem na própria faculdade.

Nas últimas semanas do MIU e durante todo o mês de março começam os seminários introdutórios de anatomia, histologia, laboratório e química e depois termina, e em abril começam as aulas.

Quando começarem as aulas vocês terão que frequentar as tutorias duas vezes por semana, 2 horas por aula, e terão uma UP por semana (unidade problema - podemos chamar também de tema de aula) para cada aula, e terá que estudar sobre todos os temas dados nessas UP´s, mas isto não termina em somente 2 horas, 2 vezes por semana, porque também tem os seminários e as aulas de laboratório que são aulas também de 2 horas cada uma, e é onde darão os temas que serão falados nas tutorias (lembra delas? então), e cada matéria terá uma aula de 2 horas, a maioria das vezes uma por semana, e assim será até o 3º ano (FICOU MEIO CONFUSO MAS DEU PARA ENTENDER NÉ?).

Não menospreze as aulas da UNR, dizem que as matérias são foda, muito difíceis e muitos desistem porque acham que a coisa é fácil.

Tchau, tchau.


Nenhum comentário:

Postar um comentário