terça-feira, 9 de agosto de 2011

PASSO A PASSO PARA RESIDÊNCIA E DNI (DOCUMENTO NACIONAL DE IDENTIFICAÇÃO)



Como já havíamos "conversado" na postagem anterior, já relacionamos e enviamos tudo para os setores necessários, portanto já estamos com todos os documentos prontos né? (Assim espero, kkk).
Então agora só falta saber como faremos com nossos documentos no país dos hermanos, vamos a lista, kkk.


Três coisas são importantes solicitar em Buenos Aires:

1º - Fazer o pedido do comprovante de domicilio (igual nosso comprovante de endereço. A única diferença é que você solicita em uma delegacia).
O comprovante de domicilio vocês farão na Delegacia de Polícia, que aqui se chama Comisaria de Policia, mas terá que ser a mais próxima de onde você estiver morando, porque são divididas por jurisdição, então não poderá ser em qualquer uma, se você tem dúvida qual a comissaria correta, entra em qualquer uma, explica que precisa de um comprovante de domicilio e dá seu endereço, que com certeza vão te falar a comissaria mais próxima da sua residência.
Chegando na Comisaria, você vai falar que precisa desse documento, vai pagar uma taxa de $ 10 pesos, preencher o pedido, e esperar que em 24-48 horas um policial estará indo na sua casa entregar esse documento. Esse foi fácil né?

2º -Fazer o pedido do antecedentes penales da Argentina. Onde você vai solicitar?
Eu preferi ir no Registro Nacional de Reincidência, que está localizado na Rua Tucumán nº 1343.
Você vai levar seus documentos pessoais. Chegando lá vai na recepção e vai dizer que precisa: Sacar los antecedentes penales para hacer el tramite de residencia em migraciones. Entederam? 
Vão te encaminhar para o caixa, claro, tem que pagar uma taxa.
Os valores eu lembro vagamente, mas fica em torno de:
- Para retirar em 05 dias -   $ 30 pesos
- Para retirar em 24 horas - $ 55 pesos
- Para retirar em 06 horas - $ 80 pesos

Depois que passar no caixa e pagar a taxinha básica, ficará esperando em uma fila até sua vez, vão te chamar, apresentará seus documento e pronto, é só esperar o prazo, e voltar nesse mesmo endereço para retirar.

3º- Precisamos marcar um turno no site de Migraciones (http://www.migraciones.gov.ar/accesible/), vou colocar exatamente o passo a passo como faremos isso no site de Migraciones:

1º - Acessar o site e clicar em: OBTENGA SU TURNO ONLINE
















2º - Clicou? Próximo passo, clicar em: CONTINUAR PARA OBTENER SU TURNO ONLINE.

















3º - Selecionar:
   1. TRAMITE DE RESIDÊNCIA PARA MAIOR DE 16 ANOS;
   2. Seleciona a província (cidade), que aqui é CIUDAD AUTONOMA DE BUENOS AIRES;
   3. Seleciona o município, no caso CAPITAL FEDERAL;
   4. Clicar em continuar.

















4º - Vão te mostrar uma página com dois modelos de antecedentes penales, clique no modelo igual ao que está  nas suas mãos (lembra que foi no Registro Nacional de Reincidência, pagou uma taxa e voltou depois para retirar? Pois é, é esse documento), quando você clicar no modelo, eles vão te indicar qual o número que você terá que utilizar para continuar a preencher corretamente seu pedido de turno, depois basta clicar em continuar.
















5º - Preencher com seus dados pessoais e clicar em continuar:

















6º - Agora é hora de rezar e pedir para que tenha data próxima, porque costuma demorar em média 04 meses para conseguir um turno. Hoje eu teria sorte porque tem turno disponível para 15/08, raridade.
















7º - Terminar de preencher seus dados, e agora será a hora de utilizar o número dos antecedentes penais da Argentina.
















8º - Pronto, clicando em continuar, acabou, seu turno está marcado.

















Bom, turno marcado, agora é só esperar sua data e horário e ir em Migraciones.
Normalmente os tramites de residência são feitos na sede central de Migraciones, que fica na Avenida Antártida Argentina, 1355 - Retiro, mas como eu sempre "falo" é bom confirmar, para não perder tempo.

No dia do seu turno leve todos seus documentos pessoais, mas vamos fazer um resumo (lembre-se que todos seus documentos devem estar legalizados pelo MRE no Brasil - leia a postagem anterior).

- RG original;
- Cópia do RG;
- Antecedentes criminais do Brasil (lembre-se que a validade é de 03 meses a partir da data de emissão, pode tirar no site da polícia federal do Brasil quando estiver morando em Buenos Aires e levar no Consulado do Brasil para legalizar);
- Certidão de nascimento;
- Cópia da certidão de nascimento;
- Certidão de casamento (se for o caso);
- Cópia da certidão de casamento;
- Antecedentes penais da Argentina;
- Comprovante de domicilio da Argentina.
- Foto 04x04;
- $ 350 pesos para pagar o tramite da residência e o DNI (pode mudar o valor).

Não esquecer de levar a lei 26.240, que fala que nós brasileiros temos direito a documentos permanentes da Argentina, devido a um acordo entre países.
Essa lei 26.240, tem no site de Migraciones (http://www.migraciones.gov.ar/accesible/?normativa), entrando no site você escolherá:


30/11/2005Icono pdfActa/Acuerdo
ACUERDO PARA LA CONCESIÓN DE RESIDENCIA PERMANENTE A TITULARES DE RESIDENCIAS 
TRANSITORIAS O TEMPORARIAS

Imprime e leva junto com seus documentos.

Qualquer dúvida me escrevam. Espero que tenham gostado. Beijo.

4 comentários:

  1. Muito bom,explicado e sem enrolação parabéns mais uma vez pelo trabalho.
    Ass! Elizangela

    ResponderExcluir
  2. Agora começo do ano está super tranquilo na migraciones, e agora no recibo da taxa que você paga o visto e o dni sai com a lei 26.240. (êeeee!)
    Atendimento foi super rápido e me atenderam antes do meu horário marcado e atenderam super bem(que até achei um milagre!)
    Agora aguardar 90 dias ou mais pra sair o DNI né!? hahahaha!
    Obrigada pela explicação, me ajudou muito!
    Nos vemos pelas calles de Buenos Aires hahahaha
    Beijo =)

    ResponderExcluir
  3. ola.. SEguindo as dicas, consegui tirar os meus documentos em buenso aires. Porem, estou tendo problemas em abrir conta no banco, por nao aceitarem a declaracao da policia.. Dizem que preciso de uma conta de servico (agua, luz ou telefone) em meu nome.. proem, estou morando em um hotel e nao terei as contas... como devo proceder?? alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, se não estão aceitando o certificado de domicilio da polícia daí, sinceramente não sei qual procedimento :(

      Excluir