segunda-feira, 8 de agosto de 2011

PASSO A PASSO PARA A INSCRIÇÃO NA UBA


Para começar quero me desculpar porque a aparência dessa postagem está horrível, não sei o que eu fiz, mas apareceu essa porcaria desse fundo e eu não consegui tirar de jeito nenhum, e olha que eu tentei de várias maneiras, mas vamos ao que interessa, o conteúdo é mais importante do que a estética.


Como tem muita gente em dúvida quanto aos documentos, eu resolvi fazer mais um resumo.
O primeiro resumo que eu fiz, eu tinha escrito como fazer os tramites pelo Consulado da Argentina de São Paulo, então esse novo resumo será como se vocês tivessem escolhido vir direto, sem passar por consulado, e fazer tudo por aqui, porque economiza e além disso vocês conseguem os documentos permanentes (depois farei uma postagem só sobre documentos), o que facilita demais a nossa vida.


Sigam exatamente a sequência que está nesse resumo que não tem como errar.

O primeiro passo é juntar todos os documentos. Quais documentos? A resposta é: todos que vocês imaginarem, vamos a lista.

Antes de relacionar os documentos deixa eu explicar sobre o passaporte: 
PARA ENTRAR NA ARGENTINA NÃO PRECISAMOS DO PASSAPORTE, MAS SE POR ACASO VOCÊ QUISER TER PORQUE É UM DOCUMENTO A MAIS, É BOM, MAS NÃO É NECESSÁRIO.

- RG atualizado (dentro da validade de 10 anos desde a data de emissão);

- Certidão de nascimento;

- Certidão de casamento (se for o caso);

- 03 vias da certidão de antecedentes criminais emitidos pela Polícia Federal ou emitido pelo site da Policia Federal e validado pelo mesmo e legalizar no Consulado Brasileiro em Buenos Aires(validade de 03 meses a partir da data de emissão - NÃO VAI UTILIZAR PARA A INSCRIÇÃO NA UBA, SOMENTE PARA O PEDIDO DE RESIDÊNCIA E DNI, E ISSO PODERÁ SER RETIRADO PELO SITE DA POLÍCIA FEDERAL QUANDO VOCÊS ESTIVEREM MORANDO AQUI, E LEVAR NO CONSULADO DO BRASIL PARA LEGALIZAR);

- Histórico do ensino médio;

- Certificado do ensino médio (a maioria das vezes está no rodapé do verso do histórico escolar do ensino médio. Quando a pessoa fez o curso técnico junto com o ensino médio, o certificado é separado);

- Carteira de vacinação (não precisei até agora, mas é bom trazer, vai que alguém pede);


- Carteira de reservista (para homem);

Juntou todos os documentos? Vamos aos reconhecimentos de firma*.

*Reconhecimento de firma - serve para atestar se a assinatura constante em um documento é de determinada pessoa. Para você conseguir fazer isso terá que saber em que cartório essa pessoa que assina o documento tem a famosa firma aberta. Chegando no cartório, você fala que precisa reconhecer firma daquela assinatura. (Se a pessoa que assinou o documento já faleceu, infelizmente você terá que solicitar novo documento).

- Certidão de antecedentes criminais da polícia federal precisa estar com firma reconhecida da assinatura do delegado que a assinou ou emitido pelo site da Policia Federal e validado pelo mesmo site da PF (clique aqui), depois legaliza no Consulado do Brasil em Buenos Aires;

- Histórico e certificado do ensino médio, precisa estar com firma reconhecida do diretor/ secretário da escola que assinou seu documentos;

- Certidão de nascimento e casamento precisam estar com firma reconhecida (normalmente já tem, mas é bom se certificar);

Pronto, fez os reconhecimentos de firma? Beleza, ótimo.

Agora vamos para as cópias autenticadas*. OBS.: Só vai tirar as cópias autenticadas DEPOIS DOS RECONHECIMENTOS DE FIRMA estarem feitos em todos os documentos necessários.

** Cópias autenticadas - oferece a cópia o mesmo valor que o documento original, para isso basta você procurar qualquer cartório com seu documento original em mãos e dizer que precisa de uma cópia autenticada.


- 03 cópias autenticadas do RG;

- 02 copias autenticadas da certidão de nascimento;

- 02 cópias autenticadas da certidão de casamento;

- 03 cópias autenticadas do histórico do ensino médio;

- 03 cópias autenticadas do certificado de conclusão de curso (se for separado do histórico escolar do ensino médio);

- 01 cópia autenticada da carteira de vacinação;

- 01 cópia autenticada da carteira de reservista.

Pronto, documentos separados, com reconhecimentos de firma e autenticações feitos, agora podemos enviar para o MEC e MRE para as legalizações.
Eu preferi enviar os documentos para o MEC primeiro, porque eles devolvem mais rápido, os meus devolveram depois de 07 dias.

Para o MEC você vai enviar: (QUANDO EU ENVIEI MEUS DOCUMENTOS PARA O MEC, ELES PEDIRAM DESSA MANEIRA, MAS QUALQUER COISA LIGA ANTES DE ENVIAR PARA CONFIRMAR SE AINDA PRECISA DESSAS CÓPIAS).

- Histórico escolar com firma reconhecida (lembra?);

- 03 cópias autenticadas do histórico escolar;

- Certificado de conclusão de curso com firma reconhecida (que pode estar junto ou separado do o histórico escolar. Lembra?);

- 03 cópias autenticadas do certificado de conclusão de curso.

- Seu endereço completo, inclusive o CEP, escrito em computador e impresso (para devolverem seus documentos, eles pedem que vocês façam como se fosse uma etiqueta,  que o MEC vai utilizá-la para colar do lado de fora do envelope de devolução).

OBS.: LEMBRANDO MAIS UMA VEZ, PODE SER QUE O CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESTEJA NO RODAPÉ DO VERSO DO HISTÓRICO ESCOLAR. SE VOCÊ "FEZ" CURSO TÉCNICO JUNTO COM O ENSINO MÉDIO, PROVAVELMENTE ESTARÁ SEPARADO. PRESTEM ATENÇÃO NISSO.

ENDEREÇOS DO MEC (BRASIL) - POR FAVOR CONFIRMEM ANTES DE ENVIAR:

Endereço do MEC (ensino fundamental e médio):
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Esplanada dos Ministérios - Bloco L - 5 andar - Sala 525
CEP: 70000 - 000 - Brasília/ DF
(61) 2022-8403/ (61) 2022-8404

MEC (SE O ENSINO MÉDIO TIVER SIDO CURSADO JUNTO COM CURSO TÉCNICO, ENVIAR OS DOCUMENTOS PARA OUTRO ENDEREÇO (SEGUE ABAIXO)):
SETEC - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Esplanada dos Ministérios - Edificío Sede - Bloco L - 4 andar - Sala 400
CEP: 70047-900 - Brasília/ DF

Lindo, enviamos para o MEC, agora tem que esperar devolverem para seu endereço. 

Os documentos foram devolvidos pelo MEC? Ótimo, tudo saiu como planejamos, agora vamos enviar tudo para o MRE (Ministérios das Relações Exteriores ou Itamaraty, é tudo a mesma coisa).

O que vamos enviar para o MRE? Simplesmente todos os documentos que separamos até agora, mas vamos relembrar.

- 03 cópias autenticadas do RG;

- Certidão de nascimento;
- 02 cópias autenticadas da certidão de nascimento;

- Certidão de casamento (se for o caso);
- 02 cópias autenticadas da certidão de casamento;

- 03 vias da certidão de antecedentes criminais emitidos pela Policia Federal ou emitido pelo site da PF e validado pelo mesmo site da PF e legalizado pelo Consulado da Argentina em Buenos Aires (validade de 03 meses a partir da data de emissão); (O MRE SÓ AUTENTIVA ORIGINAL DOS ANTECEDENTES CRIMINAIS. - LEMBREM-SE QUE NÃO VÃO PRECISAR PARA A INSCRIÇÃO, SOMENTE PARA A RESIDÊNCIA E PARA O DNI, E QUE PODE SER SOLICITADO QUANDO ESTIVEREM MORANDO EM BUENOS AIRES)

- Histórico do ensino médio com firma reconhecida;
- 03 cópias autenticadas do histórico do ensino médio;

- Certificado do ensino médio com firma reconhecida (que pode estar junto ou separado do histórico escolar. LEMBRA?);
- 03 cópias autenticadas do certificado do ensino médio (se for separado do histórico escolar);

- 01 cópia autenticada da carteira de vacinação (não precisa mandar a original, só legalizam a cópia autenticada).


- 01 cópia autenticada da carteira de reservista (não precisa enviar a original, só legalizam a cópia autenticada).

MRE - POR FAVOR LIGUEM PARA SOLICITAR O ENDEREÇO CORRETO:

Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) - (61) 3411-8806/ 3411-8812), situado em Brasília, mas pode ser que tenha escritório do seu estado (se possuir, procure no site do MRE - http://www.itamaraty.gov.br/servicos-do-itamaraty/escritorios-de-representacao-do-itamaraty).

Ligou? Pediu direitinho o endereço? Agora é só procurar o correio mais próximo e enviar. Agora vamos aguardar um prazo médio de 20 dias úteis para o MRE devolver seus documentos.

Devolveram? Que legal, agora vamos resolver algumas coisas na Argentina.

MEC DA ARGENTINA

Vamos marcar um turno no site do MEC da Argentina (http://www.me.gov.ar/validez/turnos/), não desista é complicado mesmo conseguir um dia e horário para ser atendido lá. O que você poderá fazer é aguardar o último dia do mês, na madrugada, porque é quando abre a agenda para dois meses para frente, então por exemplo, estamos no mês de agosto, na madrugada de 31 de agosto para 01 de setembro você entra no site do MEC da Argentina e marca um dia e horário para ser atendido em outubro.

Ahhhhhh, mesmo assim você não conseguiu? Não tem problema, tem que ir tentando todos os dias até conseguir, não vai desistir por causa disso né?

Agora você conseguiu? Que maravilha.
Então vamos ao inconveniente. Antigamente, quando eu fiz minha inscrição na UBA, podia fazer a inscrição e levar depois os documentos do ensino médio legalizados pelo MEC da Argentina, agora infelizmente não pode mais. A UBA está exigindo que a pessoa faça a inscrição com esses documentos escolares devidamente legalizados pelo MEC Argentino.
Eu sei que isso é ruim demais, afinal de contar terá que gastar com passagem e estadia em Buenos Aires, sendo que não estava prevendo isso, mas acredito que mesmo assim gastará menos do que com alguma assessoria, e vejamos pelo lado bom das coisas, você já faz um passeio e conhece a cidade se ainda não teve essas oportunidade.
Esse tramite pode ser feito por outra pessoa, então se você tem algum conhecido por aqui poderá pedir que resolva isso por você, basta enviar por correio os documentos necessários.

Agora que o turno está marcado e já conversamos sobre o inconveniente, e se você ainda não desistiu da ideia de fazer tudo sozinho ou até mesmo de estudar fora, então agora poderá comprar sua passagem para Buenos Aires, é bom chegar aqui um dia antes da data no MEC, para não chegar correndo. 

No dia do seu tramite no MEC ARGENTINO você levará:

- Original do histórico escolar;

- Cópia do histórico escolar;

- Original do certificado de conclusão de curso (se for separado. Lembra?)

- Cópia do certificado de conclusão de curso;

- Original do RG;

- Cópia do RG.

Vai se apresentar no MEC da Argentina no dia e horário que você marcou, no seguinte endereço (CONFIRMEM ANTES DE IR):

Rua Montevideo, 950 - Planta baja - Recoleta

Nesse dia que você agendou só vão iniciar o tramite de legalização e você poderá retirar 60 dias depois, caso você não possa retirar depois de 60 dias, eles te dão um prazo de mais 60 dias para ir buscar, que poderá ser qualquer dia de segunda a sexta-feira das 10h-12h e das 14-16 horas, no mesmo endereço acima e não esqueça de levar algum documento original e o papel que vão te entregar no dia do início do tramite.

Deu tudo certo, você voltou para pegar seus documentos no MEC Argentino, agora você terá que legalizar seus documentos escolares na UBA, antes precisará marcar um turno no site de legalização da UBA, nos dia agendado vai levar no setor de títulos e planos da UBA:


  • Histórico escolar com todas as legalizações do Brasil e da Argentina;
  • Certificado do ensino médio com todas as legalizações do Brasil e da Argentina;
  • 01 cópia simples de cada, depois das legalizações feitas.


A UBA cobra 3 pesos por cada documento legalizado.

Depois disso você está apto para fazer sua inscrição na UBA, basta esperar abrir as inscrições e você estará com todos os documentos prontos em mão.


Por isso é bom calcular bem os prazos para resolver tudo, porque assim você não terá que gastar duas viagens para Buenos Aires. Eu fiz assim e deu muito certo.

INSCRIÇÃO - CBC UBA

O que vai precisar apresentar no dia da inscrição?

- 01 Foto 04x04;

- RG original;

- Cópia do RG;

- Histórico do ensino médio (com todas as legalizações anteriores, inclusive com a legalização do MEC da Argentina);

- Certificado de conclusão de curso do ensino médio (lembre-se que pode estar junto ou separado ao histórico do ensino médio).

Normalmente no site do CBC tem a relação dos endereços onde serão realizados as incrições, e é sempre bom confirmar para não dar viagem perdida (http://www.cbc.uba.ar/#). 
Suponhamos que escolheu para fazer sua inscrição a Cidade Universitaria da UBA, chegando lá procure saber em qual pavilhão estará sendo a inscrição. Preencha a solicitação de vaga, entregue todos seus documentos e pronto, acabou o pesadelo da inscrição na UBA.

Na próxima postagem eu falarei sobre o pesadelo da Residência e DNI.

Espero que tenham gostado desse resumo. Qualquer dúvida me mandem um e-mail.

Beijo e boa noite. 

11 comentários:

  1. Caraca Paty,, vc é SHOW, postagem perfeita....td muito explicadinho,,,mastigado...só não faz sozinho quem não quer.!!! Olhá só, de novo, não me canso de falar, seu blog é demaisss. Estou economizando uma grana com assessoria só pq leio seu blog td dia.kkkk!!!! Valeu mesmo. Bjim

    ResponderExcluir
  2. MTO BOM, Paty!!!!

    Ótimo post! Como disse a Amis, só não faz sozinho quem não quer!

    Obrigado, mais uma vez =)

    ResponderExcluir
  3. O mais completo tutorial do mundo!

    Alvaro.

    ResponderExcluir
  4. OI Patricia! Consegui marcar um turno pra 27 de setembro. Foi bem facil, tao facil que achei ate estranho. Sera q fiz certo mesmo? rsrs Poderei levar os documentos do meu namorado tbm ou ele precisa marcar um turno pra ele?
    ps: é a opção "tramites de educacion secundaria" ne?
    valeu!
    Bju!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fê, o correto seria você marcar 2 turnos, 1 para vc e outro para ele, mas se não marcou para ele, você dá uma de "João sem braço" e leva o seu e o dele e na hora vc fala que não sabia que precisava marcar 2 turnos e dá aquela chorada, tenho certeza que vão fazer. A opção está correta. Boa sorte. Beijo.

      Excluir
  5. olá Patricia eu já li em outros blogs que precisa de uma autenticação da UBA. E eu já fiz a inscrição só preciso voltar com o histórico(está em tramite). Essa autenticação é obrigatório?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a legalização na UBA é obrigatória depois da legalização do MEC Argentino. A postagem já está atualizada com o passo a passo para esse tramite. Boa sorte.

      Excluir
  6. olá boa tarde gostaria de tirar mais uma duvida. tenho o Antencedente criminal do Brasil reconhecido firma e carimbado pelo MRE não preciso ir no consulado(BsAs) autenticar ou do mesmo jeito preciso ir?
    obrigado e tenha uma boa tarde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, se vc já tem o antecedentes criminais do Brasil e está autenticado pelo MRE e está dentro da validade (3 meses), não precisa legalizar mais nada, seu documento está pronto.
      Quando eu cito na postagem para as pessoas legalizarem no Consulado do Brasil é se por acaso a pessoa não trouxe do Brasil ou se o documento já perdeu a validade e a pessoa precisar de outro, nesse caso enviar para o MRE é muito contra mão, então o consulado brasileiro daqui de Buenos Aires faz esse tipo de legalização. Entendeu? Boa sorte.

      Excluir