sexta-feira, 5 de agosto de 2011

PENSE E REPENSE


Bom dia, hoje eu acordei inspirada, kkk, estou pensando em fazer pelo menos umas duas postagens novas, eeeeeeee que legal né, diriam os fãns do blog, né Juninhoooo, Amis, Raiana (não dá para colocar o nome todos, me desculpa) e cia, kkk, obrigada todos vocês por se preocuparem e estarem sempre comigo, sempre lerem minhas postagens, enfim, tudo o que vocês já sabem, kkk.
Hoje eu queria escrever sobre algumas coisas que sempre comento com todos, e me preocupo muito com isso, infelizmente eu sou uma pessoa muito preocupada com o bem estar dos outros, prova disso é esse blog, que foi criado para economizar o bolso dos outros e não o meu, kkk, e exatamente por isso que eu preciso "conversar" com vocês sobre esse assunto., não quero assustar ninguém, quero conscientizar. Chega de mistérios, kkk.

Quero que vocês tenham consciência que mudar de país para estudar medicina é uma decisão muito difícil, primeiro por ficar longe da família, principalmente para quem vem sozinho.
No início é tudo muito complicado, chegamos em um lugar que não conhecemos ninguém, não temos apoio nenhum, e com o passar dos dias nos sentimos muito mal por isso. Outro ponto é a responsabilidade, isso mesmo, responsabilidade por si próprio, por saber se organizar para pagar todas as contas, saber que TEM que estudar, não tem essa de baladinha, ficadinha aqui, pegadinha ali, nada disso, como diriam por aqui OLVIDATE (esqueça), kkk, porque quem vem para cá pensando na liberdade que terá longe dos pais e por isso vai aprontar todas e beber todas as tequilas existentes em Buenos Aires só vai se danar todo (a). Conheço VÁRIOS casos assim, a molecada vem, se perde no mundo, porque Buenos Aires é muito f***, tem opção para tudo e em qualquer horário, aí o pessoal NÃO ESTUDA e reprova. Lembrem-se que estudar é o principal objetivo, a família de vocês está se esforçando para o seu bem, então vamos respeitar e colaborar né.
Outro ponto muitíssimo importante, para estudar fora é um pensamento a longo prazo, tem várias coisas a serem consideradas, e consideradas por no mínimo 07 anos, coisas como: se manter aqui, aluguel não é fácil e não é só isso, tem muitas outras coisas por trás do aluguel, e morar com pessoas desconhecidas pior ainda, mas nada é impossível, tudo é uma questão de adaptação, e devem ser considerados na hora de uma decisão como essas.
Eu acho que já comentei com vocês como funciona o processo de aluguel aqui, mas vou escrever de novo para refrescar a cabecinha de vocês.

Aluguel de apartamento temporário é caro mesmo, não tem jeito, para terem uma ideia, apartamento de 01 quarto não sai por menos de 450 dólares por mês, claro que com todos os móveis e na maioria das vezes as despesas estão incluídas (despesas= condomínio, água, luz, gás, impostos) e isso ajuda muito.

1. Para conseguir um temporário é fácil?
É "fácil", basta entrar em contato com uma imobiliária, dizer o que procura e eles vão te ajudar com certeza, consegue alugar até estando no Brasil.

2. O que vocês pagam para entrar em um apartamento temporário?
Na maioria das vezes esse é o maior problema. Algumas imobiliárias para fazer um contrato de 06 meses (tempo máximo do contrato temporário, podendo ser renovado por mais 06 meses), exigem que você pague o contrato inteiro mais a comissão, então vamos aos cálculos aproximados.

06 meses de aluguel (vamos consideram 450 dólares)               -  2700 dólares
1 mês ou 1 1/2 de comissão (sim todos aqui cobram, é normal) - 450 ou 675 dólares

Resumindo, para entrar precisará em média 3300 dólares. É muita coisa eu sei, mas a culpa não é minha, kkk.
Tem gente que tem muita sorte e consegue falar direto com o dono e consegue pagar mês a mês, também não  é impossível e é uma ótima ideia.

Vamos aos apartamentos com contrato de 02 anos.
Mega difícil de conseguir um contrato como esses. Impossível? Não, eu consegui. Foi fácil? Não, não foi, precisei canelar muito e conversar com muita gente explicando toda minha situação (um saco).
São muito melhores, o preço é convidativo demais, mas tem alguns inconvenientes.
Bom, como funciona esses tipos de contratos. Os proprietários exigem garantia, na maioria das vezes alugam sem nenhum móvel.
1. O que é a garantia?
É quando alguém "assina" o contrato junto com você, e se compromete que se por acaso você não pagar o aluguel, as despesas ou causar qualquer dano ao imóvel, essa  pessoa pagará para você.

2. Onde consigo essa garantia?
    1. Se você conhecer alguém que confie muito em você;

   2. Comprando de alguém, é ilegal, se o dono do apartamento que você está alugando descobrir, o negócio complica, ele pode até pedir para você sair do apartamento.

   3. Comprando de algum banco ou em outro lugar.
Uma vez eu li que para comprar garantia de bancos é super complicado e eles fazem uma série de exigência, mas eu nunca tive experiência com isso então não posso ajudar muito, mas tem bancos que fazem até plano jovem de garantia (Banco Província - http://www.bapro.com.ar/), mas a experiência que eu tenho é que eu estava muito desesperada e encontrei um lugar que vende garantia legalmente, sim porque é assim né, o dono de um imóvel não pode vender a garantia, mas uma empresa ou um banco pode, a empresa se chama Monclair (http://www.monclair.com.ar/), algumas imobiliárias aceitam , mandei um e-mail para eles explicando minha situação pediram para eu passar no escritório da empresa porque meu caso era diferente porque sou estrangeira, blá blá blá, aquela historinha de sempre, mas eles estavam prometendo analisar meu caso.
  4. Sendo o mais honesto possível e passando isso nas visitas aos imóveis. Foi isso que eu fiz e deu muito certo, consegui alugar o apartamento que estou hoje, sem móveis, tive que comprar tudo, mas pelo menos fico tranquila, ainda mais que meu caso era mais que complicado, tenho 02 cachorros, então ninguém queria aceitar.

3. O que vai ter que pagar para fazer um contrato por 02 anos?
Normalmente:
01 mês de aluguel;
01 mês de depósito (se devolver o apto como pegou, retira o depósito no final do contrato);
01 ou 02 meses de comissão (sempre as comissões).
Se comprar a garantia, costumam cobrar no mínimo 01 ou 1 1/2 mês do valor do aluguel, na Monclair e no Banco Província não sei como são essas cobranças.
  
Residência estudantil - muita gente mora em residência estudantil, mas na minha opinião é pior que morar com alguém e muitas vezes mais caro. Eu estive pesquisando (http://www.ba-h.com.ar/Residencias.htm) e olhem só, esses valores são mensais e  parece que tem o café da manhã incluído, tem cozinha e churrasqueira para uso comunitário, televisão, essas coisas básicas (os preços são por pessoa):

Quarto com 06 camas -               400 pesos
Quarto simples sem banheiro -    900 pesos
Quarto simples com banheiro -  1150 pesos
Quarto duplo sem banheiro -     1600 pesos
Quarto duplo com banheiro -    1950 pesos

Até encontrei uma que estão com promoção para quartos "para dividir" (não sei para quantas pessoas), mas no site fala que estão cobrando 880 pesos, esse preço está realmente excelente (http://www.latabahostel.com.ar/inicio.html), mas mesmo assim se conseguir um contrato de 02 anos e dividir com alguém vai pagar mais barato.

Selecionei alguns:
http://www.apartestudiantil.com.ar/
http://www.resielgraduado.com.ar/ (achei o preço legal)
http://www.residenciaok.com.ar/
http://lacasadecris.com.ar/indexe.html
http://www.miresidencia.com.ar/index2.html (excelente preço - 
Recomendado pela Secretaría de Extensión Universitaria y Bienestar Estudiantil de la Ciudad de Buenos Aires)

Proprietários que alugam quarto dentro de sua própria casa - não é muito bom, mas é uma outra opção.
Percebi que cobram no mínimo 500 pesos, mais barato que isso acho pouco provável. Tem alguns inconvenientes, como ter que dividir o banheiro com os donos da casa, não poder receber visitas, ter que respeitar os horários da casa, essas coisas.

Existe também a possibilidade de morar nas províncias (outras cidades fora da Capital Federal, porque Buenos Aires é muito grande, não se resume só a Capital Federal), é mais longe, isso é um agravante, não tem metrô, só ônibus ou trem, mas o aluguel é mais barato.

Então pessoal, pensem bem, com calma, conversem com a família, expliquem tudo o que pode acontecer, porque pode ocorrer muitas coisas, e como eu "falei" no início, é uma decisão por no mínimo 07 anos, não deve ser baseada só em aluguel, tem muitas outras coisas que devem ser pensadas e previstas, então não adianta pensar com o coração, a emoção do momento, e a vontade, tem que pensar com a razão.

Mais uma vez... FICA A DICA (frase roubada, kkk)



2 comentários:

  1. Nossa, Patrícia, é mesmo muito sério isso, deu um frio na barriga.kkkk, e olha que já tenho idade suficiente para decidir meu próprio caminho. Mas valeu novamente as dicas, servirá imensamente para eu me programar melhor. Grande Abraço....Sou mesmo Fâ do Blog,,,,fico na captura por uma escrita sua aqui.kkkk.bjim

    ResponderExcluir
  2. Éééééééééé mocinha, dá frio na barriga e no corpo inteiro, kkk. Tem que pensar muito bem mesmo, porque é uma decisão difícil, envolve muitas coisas e muitos anos, passam rápido, mas mesmo assim são muitos anos, e não é nada legal ter que voltar atrás depois de estar no meio do caminho.
    Obrigada por ficar na captura das postagens, kkk.
    Beijo.

    ResponderExcluir