segunda-feira, 15 de agosto de 2011

CUIL - CÓDIGO ÚNICO DE IDENTIFICAÇÃO LABORAL



Muita gente me pergunta se é possível trabalhar aqui sendo Brasileiro ou estrangeiro, e a resposta é sim, podemos, assim como no Brasil, registrados (trabajo em blanco) ou não registrado (trabajo en negro).
Mas na minha opinião, trabalhando registrado ou não é sempre bom estar com a documentação em ordem, e aqui os documentos exigidos para trabalhar são: DNI e CUIL.
O CUIL é o Código Único de Identificação Laboral, é um número que todo trabalhador no início de suas atividades laborais passa a ter no Sistema Previsional Argentino, ou seja é o mesmo que o nosso INSS. O CUIL é único por pessoa.
Para autônomo o documento é o CUIT (Código Único de Identificação Tributária).

Hoje eu precisei sair sabe, fui "escravizada" por alguns amigos, kkk, aí voltando para casa passei na frente de uma agência do ANSES, lembrei que precisaria do CUIL para solicitar um serviço de celular, já estava na rua mesmo, então resolvi entrar e perguntar como fazia, achei que seria super burocrático, como todo serviço público, mas na verdade foi mais fácil do que eu imaginei, entrei para me informar e saí de lá com o CUIL nas mãos, kkk, muito fácil. Serviço aprovadíssimo.

Para solicitar o CUIL foi necessário apresentar:
- DNI;
- 02 cópias do DNI.

Como faz:
- Procurar uma agência do ANSES (http://www.anses.gob.ar/oficinas/) ou uma Unidade de Atenção Integral, que normalmente é atendido na hora (pelo menos o meu tramite não demorou mais que 30 minutos).

É gratuito, é um documento permanente, é pessoal e intransferível, somente você ou seu empregador poderá solicitá-lo.

6 comentários:

  1. Legal..
    Sim, não consegui resolver o meu problema.
    Como vou me inscrever no CBC se só terei o comprovante de conclusão de curso no fim do ano quando terminar o terceiro ano? Tenho que ir até Buenos Aires para me inscrever? Bijooos

    ResponderExcluir
  2. Vivian, infelizmente para fazer a inscrição no CBC, a UBA está exigindo os documentos do ensino médio com as legalizações do MEC argentino, e para fazer a inscrição tem que vir até Buenos Aires.
    Uma saída para poder fazer a inscrição na UBA sem precisar vir até aqui ou precisar da legalização do MEC, é fazer inscrição para o UBA XXI e frequentar as aulas do CBC, fica mais prático, pelo menos não precisa esperar até seu documento sair. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Como assim Paty...foi escravizada por algumas pessoas e teve que sair...foi eu não né.rsrsrsr!!!

    ResponderExcluir
  4. Pois é né Amis, esses meus amigos são fogo, kkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  5. Patricia, voce saberia dizer se para tirar o CUIT os depositos de Western Union serveria?

    ResponderExcluir
  6. Não sei, infelizmente nessa não vou poder ajudar. Abraço.

    ResponderExcluir