Gente a notícia pode até não ser nova, mas achei interessante fazer uma postagem sobre isso...
O Brasil pode se transformar no primeiro país das Américas a entrar no seleto grupo das nações que dispõem de trens-bala. O Ministério dos Transportes prevê este ano, o lançamento do edital de licitação internacional para a construção da ferrovia de alta velocidade Rio-São Paulo. A viagem será feita a até 360km/h, ligando os 403 quilômetros entre a Central do Brasil, no Rio, e a Estação da Luz, no Centro da Capital, em uma hora e 25 minutos.
O bilhete do trem-bala deverá custar US$ 60, o que hoje corresponde a R$ 114,36. A passagem de ida para o Rio varia de R$ 52,50 (ônibus convencional) a R$ 72 (leito). Viagens em ônibus executivos estão orçadas em R$ 60.
O empreendimento está orçado em US$ 9 bilhões e será bancado pela iniciativa privada e por investidores internacionais, sem nenhum centavo dos cofres públicos. A obra começaria em 2008, sendo inaugurada em 2015.
Tido como sonho na década passada, quando a idéia foi cogitada, o projeto do trem-bala recebeu sinal verde do governo para sair do papel.
A ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, foi a Roma na semana passada, onde se reuniu com representantes do Banco Internacional Europeu (BEI), um dos organismos financeiros interessados em participar da construção.
Como está hoje:
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai aportar o máximo de R$ 19,977 bilhões no financiamento do Trem de Alta Velocidade (TAV) que ligará Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. O valor será atualizado pelo IPCA e limitado a 80% de itens financiáveis pelo banco de fomento ou 60,3% do investimento total, o que for menor.
O custo do financiamento para o trem-bala será de Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), atualmente em 6% ao ano, mais uma taxa de risco de crédito de 1% ao ano para o consórcio vencedor da licitação. O prazo de pagamento será de 30 anos, com seis meses de carência após a data prevista para o início da operação comercial.
A concessão terá prazo de 40 anos e o consórcio vencedor da licitação será responsável pelo projeto, construção, operação e manutenção do trem-bala, com obrigatoriedade de transferir a tecnologia utilizada. O aporte estimado dos acionistas privados é de cerca de R$ 7 bilhões e a taxa de juros total do financiamento poderá ser reduzida, caso a receita operacional bruta nos primeiros dez anos de operação fique abaixo do previsto nos estudos de viabilidade financeira.
Os consórcios interessados na licitação deverão entregar os envelopes até 29 de novembro e a sessão pública do leilão acontecerá em 16 de dezembro. A assinatura do contrato de concessão deverá acontecer em 11 de maio do ano que vem. O valor máximo da tarifa cobrada pelo TAV será de R$ 199 entre Rio e São Paulo, com o teto de R$ 0,49 por quilômetro, para uma viagem com 1h30 de duração.
E AÍ O NEGÓCIO SAI OU NÃO SAI...
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