sábado, 15 de setembro de 2012

INSTITUTO HECTOR BARCELÓ


Eu já tentei milhares de vezes fazer uma postagem sobre a Barceló, mas sempre deixo pra lá e vou arrastando, porque para cada postagem que eu faço eu perco um período inteiro do meu dia, porque requer muitas pesquisas para tentar colocar a informação mais correta possível, então vamos ver se dessa vez eu consigo desenvolver alguma coisa interessante.

O Instituto Universitário Héctor Barceló é voltado exclusivamente para o ensino de carreiras da área da saúde.

Tem muitos e muitos brasileiros, porque é uma universidade considerada boa e com um preço bem mais acessível que todas as outras particulares. Tenho algumas amigas estudando na sede de Buenos Aires e comentaram que no 1º ano estão pagando a mensalidade de 1.600 pesos (+/- R$ 730).

Paga-se a matrícula anual + mensalidade, com vencimento no último dia útil de cada mês, pagando antecipadamente se obtém desconto (não sei de quanto). O não pagamento de 3 mensalidades, impossibilita o aluno de realizar as provas, de se inscrever para as matérias, solicitar livros na biblioteca e solicitar declarações.

Anualmente a Barceló através do departamento de bolsas de estudo, oferece subsídios para seus alunos, mas são destinados a alunos com dificuldades econômicas:

  • Meia-bolsa;
  • Desconto nas mensalidades;
  • Mensalidade especial;
  • Empréstimo.

O sistema de ingresso é através do pré grado ou curso introdutório, é como se fosse o 1º ano, pode ser cursado no período da manhã, tarde ou noite, onde se estuda 4 (quatro) matérias que são a base da carreira de medicina, matérias como:

  • Anatomia;
  • Química;
  • Biologia;
  • Antropologia médica.

Durante o curso são realizadas 3 (três) provas, uma prova com a metade inicial do conteúdo, com 200 questões múltipla escolha (ERA 1), depois outro exame com a outra metade final do conteúdo, com 200 questões múltipla escolha (ERA 2), mas se aprova mesmo com o exame final, que contém também 200 questões múltipla escolha (EFI = ERA1 + ERA2), tem que atingir a média de 4 (quatro) pontos, que na verdade equivale a 6 (seis)  pontos porque é necessário acertar 60% da prova para obter esses 4 (quatro) pontos, além disso é preciso ter 80% de presença e participar de apresentações de trabalhos.

O curso de pré grado pode ser feito em 3 períodos diferentes, mas o conteúdo é o mesmo e a carga horária também (280 horas), a diferença é que em quanto menor tempo for realizado o pré grado, maior será o número de aulas semanais:
  • Maio a Dezembro;
  • Agosto a Dezembro (intensivo);
  • Janeiro a Março (super intensivo).
Se não aprovar na prova final o aluno tem direito ao recuperatório e se não aprovar no recuperatório não passa para o 2º ano, e terá que recursar.

O curso de medicina na Barceló possui carga horária de 6.245 horas, logo, não possui a carga horária mínima exigida pelo MEC brasileiro (7.200 horas), pelo que eu pude me informar eles não dão aulas extras para completar essa carga horária, então o aluno terá que completá-la no Brasil, e isso é possível.

A Barceló possui 3 sedes:
  • Santo Tomé;
  • La Rioja;
  • Buenos Aires (são 3 campus).
Dizem, não posso afirmar, que nas sedes de Santo Tomé e La Rioja as mensalidades são mais acessíveis que em Buenos Aires.

As inscrições para 2.013 ainda NÃO estão abertas, antes de se inscrever tem que fazer um registro no site da faculdade, completar a solicitação de admissão, imprimir uma cópia, assiná-la e apresentá-la no setor de admissão da faculdade junto com a documentação exigida (GUIA PARA A INSCRIÇÃO).

No momento da inscrição tem que pagar a matrícula.

Caso a matrícula não seja feita pelo próprio aluno, a solicitação de admissão deverá estar assinada pelo aluno, com firma reconhecida e quem for realizar a inscrição deverá apresentar junto com a documentação e a solicitação de admissão, uma procuração com firma reconhecida do aluno, nessa procuração deverá constar o nome e sobrenome de quem vai fazer a matrícula (mais informações clique aqui).

Documentos exigidos para brasileiros (GUIA DE INFORMAÇÕES):
  • Histórico e certificado do ensino médio (firma reconhecida da assinatura do diretor e/ou secretario da escola + legalização no MEC e MRE brasileiro + legalização no MEC argentino ou pelo menos o comprovante de início do tramite da legalização);
  • Original e cópia do RG ou passaporte;
  • 04 fotos 04x04 recentes, coloridas e com fundo claro;
  • Atestado de saúde (procurar um médico aqui em BAires e solicitar);
  • Cópia da carteirinha de vacinação (Antitetânica e Hepatite B);
  • Original e cópia da certidão de nascimento.

A universidade disponibiliza o manual do aluno, que assim pode-se ter uma ideia de como é o funcionamento da fundação.

Ao terminar o internato rotatório o aluno presta um exame final integrador para a carreira de medicina.

21 comentários:

  1. tem 3 sedes em buenos aires vc sabe dizer qual a que tem medicina ou se todas tem?
    obrigada.

    Marília, 21

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marília, não sei informar isso, porque não encontrei nada no site da Barceló, mas todos os campus são perto um dos outros, o que não atrapalha nada a vida do aluno quanto a locomoção. Na fachada de todas as sedes está escrito facultad de medicina, então eu suponho que em todas as sedes sejam ministradas aulas para o curso de medicina, mas não posso afirmar.

      Excluir
  2. Estou pensando em ir em Janeiro, qual universidade vc me indica pra estar fazendo a matricula? na Barceló ou na UBA? curso de medicina.
    Chegando ai no inicio de Janeiro tambem tenho que me matricular em um curso de espanhol pq nao sei nada de nada!!!
    quantos anos de estudo tem as faculdades de medicina ai?ou se cursa por mais tempo por ter esse preparatorio antes?
    e-mail
    luizeugeniosf@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto a indicação da faculdade fica bem complicado eu opinar, porque a UBA é pública e a Barceló é particular, mas as 2 usam o mesmo sistema de ensino.
      O curso de medicina na Argentina normalmente são de 7 anos = 1 ano introdutório (na Barceló pode ser feito em 3 meses) + 6 anos da faculdade, mas depende do aluno, tem gente que termina em 10 anos, na verdade essa é a média. Boa sorte.

      Excluir
  3. Estou pensando em ir em janeiro, depende muito do custo da passagem. Me tira uma duvida,vc comentou: a Barcelo, 1º ano estão pagando a mensalidade de 1.600 pesos (+/- R$ 730). Esse valor é por mês, ou é referente ao trimestral? Pergunto pq conversando com uma outra pessoa, ela me disse que seria o 1.600 pesos pelo 3 meses e não, por mês 1.600 pesos, entende?
    E depois do 1º ano esse valor aumenta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, a pessoa que te falou isso deve estar se referindo ao curso de ingresso que pode durar 3 meses ou um pouco mis, depende do que você combinar na faculdade, mas já na carreira é uma mensalidade, ou seja, você paga todos os meses esse valor, normalmente todos os anos as mensalidades sofrem reajustes porque a realidade da Argentina está bastante complicada, muita inflação e as universidades acompanham isso, mas não te informar de quanto é esse aumento, não tem como prever. Boa sorte.

      Excluir
  4. Olá, você poderia me informar mais ou menos sobre a carga horária diária do curso de Medicina da Barceló? Não em relação ao curso de ingresso, em relação aos outros anos? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não sei te dizer a carga horária diária, mas deve ser apenas 1 período (manhã, tarde ou noite), normalmente é assim. Boa sorte.

      Excluir
  5. Olá como é que eu faço depois de formado para terminar a carga horária no brasil, já que a barceló não possui a carga horária exigida pelo MEC brasileiro? obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, no caso da Barceló eu não sei como faz para completar a carga horária, mas acredito que seja como a maioria das Universidades daqui, que dão aulas extras para os brasileiros completarem a carga horária mínima exigida pelo Brasil, pelo menos a UAI (Universidad Abierta Interamericana) funciona dessa maneira. Boa sorte.

      Excluir
  6. Olá gostaria de saber se no por eu já ser formada na area da saude aqui no Brasil, nao consigo eliminar essa prova inicial?

    ResponderExcluir
  7. Oi adorei o blog ... Decidi fazer agora Fevereiro, mas pelo visto não tem mais como fazer as matriculas, então o curso de medicina abre as inscrições em que épocas do ano , inicio e no meio do ano também ??? Como funciona ?? Por exemplo se perdi a matricula agora em que época elas abrem para que eu possa ingressar ....??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo. Na UBA tem a possibilidade de se inscrever para o UBA XXI no começo, meio e final do ano. Boa sorte.

      Excluir
  8. oi.. tenho um amigo q estudou na barcelo, segundo ele, a mensalidade do primeiro ano era de 450 pesos, o que daria um pouco mais de 200 reais na cotação atual. Você sabe quanto esta a mensalidade agora? ou algum site onde eu possa verificar isso? estou precisando muito saber. obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde. Meu filho faz o segundo ano de medicina em Santo Tome. Eu estava morando lá com ele e agora me mudei aqui para Mar del Plata.
    Gostaria de saber se há a possibilidade de transferi-lo de lá para Buenos Aires e o que eu preciso fazer para essa transferência. Vc poderia me ajudar? É que eu nao quero que ele olhe isso. Quero lhe fazer uma surpresa.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Olá poderia me informar a mensalidade do curso de medicina de Barcelo, obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Encontrei informações úteis no seu blog, quando decidi fazer, encontrei várias empresas que fazem assessoria, voce acha necessário ou eu consigo realizar os tramites sozinha?

    ResponderExcluir
  12. não consigo me registrar da sempre erro gostaria de saber como faço para me registrar edar certo

    ResponderExcluir
  13. não consigo me registrar da sempre erro gostaria de saber como faço para me registrar edar certo

    ResponderExcluir
  14. poderia mim informar o telefone da faculdade para mim ligar

    ResponderExcluir
  15. Sera que se a pessoa for formada em outro curso na área de saúde no Brasil (nutrição/fisioterapia) elimina matérias? Vc sabe alguma coisa a respeito?

    ResponderExcluir