sábado, 8 de setembro de 2012

UM POUCO MAIS SOBRE O PBL (APRENDIZAGEM CENTRADA EM PROBLEMAS)



Aprendizado centrado em problemas é metodologia de ensino na qual os tópicos a serem aprendidos são identificados a partir da apresentação de um problema real ou simulado a um grupo de alunos. Para solucionar este problema é necessário recorrer aos conhecimentos prévios, adquirir novos conhecimentos e integrá-los. Essa integração, aliada à aplicação prática imediata facilita a retenção do conhecimento, que pode ser mais facilmente resgatado quando o estudante estiver diante de novos problemas. A base filosófica que norteou a proposição desse modelo de aprendizagem foi a consciência de que o aprendizado do ser humano se faz a partir de experiências do seu cotidiano - aprender resolvendo problemas .

Ao ser apresentado a um problema novo, o estudante tem que  desenvolver meios para  solucioná-lo, através da obtenção, análise e síntese dos dados disponíveis ele identifica lacunas do conhecimento, buscando preenchê-las. A aplicação desses novos conhecimentos em conjunto com métodos de raciocínio dedutivo, compõe as bases para a solução do problema em foco. Esse tipo de abordagem leva o estudante a “aprender e aprender”.

Essa metodologia tem como principais objetivos desenvolver no estudante as habilidades de gerenciar o auto aprendizado, de integrar o conhecimento, de identificar e explorar áreas novas. Esse método é idealmente aplicável ao aprendizado auto-dirigido, centrado no aluno.

No entanto, o sucesso da utilização da metodologia PBL depende de uma série de pré-requisitos: os estudantes devem ter características de personalidade adequadas (independência, determinação, senso de responsabilidade, capacidade de comunicação, desinibição e capacidade de organização); o corpo docente deve ser treinado e familiarizado com o método; na organização da estrutura curricular, deve ser previsto tempo adequado para o estudo auto-dirigido; a instituição deve dispor da infra-estrutura necessária para o auto-aprendizado do aluno (material instrucional adequado e adaptado para o método, salas para reuniões de pequenos grupos, bibliotecas, laboratórios e recursos audio-visuais).

Pequenos grupos de alunos (idealmente de 5 a 8) são acompanhados por tutores, que a partir de objetivos educacionais previamente definidos, orientam o acesso do estudante ao seu conhecimento prévio e o ajudam a detectar suas limitações. Esse processo (“tutorial”) se repete quantas vezes sejam necessárias para que os estudantes, articulando os conhecimentos obtidos com os dados disponíveis, solucionem o problema em questão. 

A apresentação de novos problemas, ao longo de um período definido (usualmente 4 a 6 semanas), faz com que os conteúdos instrucionais pré-estabelecidos sejam adequadamente cumpridos de forma integrada .

A implantação do método PBL requer condições peculiares das instituições (infra-estrutura, características do corpo docente, metodologia de seleção dos ingressantes, etc.) influenciam a sua exeqüibilidade e modo de implantação. 

Fonte completa clicar aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário