Aprendizado centrado em problemas é metodologia de ensino na
qual os tópicos a serem aprendidos são identificados a partir da apresentação
de um problema real ou simulado a um grupo de alunos. Para solucionar este
problema é necessário recorrer aos conhecimentos prévios, adquirir novos
conhecimentos e integrá-los. Essa integração, aliada à aplicação prática
imediata facilita a retenção do conhecimento, que pode ser mais facilmente
resgatado quando o estudante estiver
diante de novos problemas. A base filosófica que norteou a proposição desse
modelo de aprendizagem foi a consciência de que o aprendizado do ser humano se
faz a partir de experiências do seu cotidiano - aprender resolvendo problemas .
Ao ser apresentado a um problema novo, o estudante tem que desenvolver
meios para solucioná-lo, através da
obtenção, análise e síntese dos dados disponíveis ele identifica lacunas do
conhecimento, buscando preenchê-las. A aplicação desses novos conhecimentos em
conjunto com métodos de raciocínio dedutivo, compõe as bases para a solução do
problema em foco. Esse tipo de abordagem leva o estudante a “aprender e aprender”.
Essa metodologia tem como principais objetivos desenvolver
no estudante as habilidades de gerenciar o auto aprendizado, de integrar o
conhecimento, de identificar e explorar áreas novas. Esse método é idealmente aplicável ao
aprendizado auto-dirigido, centrado no aluno.
No entanto, o sucesso da utilização da metodologia PBL depende de uma série de pré-requisitos: os estudantes devem ter características de personalidade adequadas (independência, determinação, senso de responsabilidade, capacidade de comunicação, desinibição e capacidade de organização); o corpo docente deve ser treinado e familiarizado com o método; na organização da estrutura curricular, deve ser previsto tempo adequado para o estudo auto-dirigido; a instituição deve dispor da infra-estrutura necessária para o auto-aprendizado do aluno (material instrucional adequado e adaptado para o método, salas para reuniões de pequenos grupos, bibliotecas, laboratórios e recursos audio-visuais).
No entanto, o sucesso da utilização da metodologia PBL depende de uma série de pré-requisitos: os estudantes devem ter características de personalidade adequadas (independência, determinação, senso de responsabilidade, capacidade de comunicação, desinibição e capacidade de organização); o corpo docente deve ser treinado e familiarizado com o método; na organização da estrutura curricular, deve ser previsto tempo adequado para o estudo auto-dirigido; a instituição deve dispor da infra-estrutura necessária para o auto-aprendizado do aluno (material instrucional adequado e adaptado para o método, salas para reuniões de pequenos grupos, bibliotecas, laboratórios e recursos audio-visuais).
Pequenos grupos de alunos
(idealmente de 5 a 8) são acompanhados por tutores, que a partir de objetivos
educacionais previamente definidos, orientam o acesso do estudante ao seu
conhecimento prévio e o ajudam a detectar suas limitações. Esse processo (“tutorial”) se repete
quantas vezes sejam necessárias para que os estudantes, articulando os
conhecimentos obtidos com os dados disponíveis, solucionem o problema em
questão.
A apresentação de novos problemas, ao longo de um período definido
(usualmente 4 a 6 semanas), faz com que os conteúdos instrucionais
pré-estabelecidos sejam adequadamente cumpridos de forma integrada .
A implantação do método PBL requer condições peculiares das instituições (infra-estrutura, características do corpo
docente, metodologia de seleção dos ingressantes, etc.) influenciam a sua
exeqüibilidade e modo de implantação.
Fonte completa clicar aqui.
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