segunda-feira, 17 de setembro de 2012

EQUIVALÊNCIA DE MATÉRIAS DE OUTRAS CARREIRAS PARA MEDICINA


Me mandaram alguns e-mails perguntando o que eu achava sobre o assunto, e confesso que é um assunto bastante controverso, muita gente acha que é legal fazer isso, porque evita "perder tempo", já outras pessoas acham uó, mas assim como eu sempre comento por aqui, naaaaaaaaa miiiiiiiiinha humilde opinião, kkk, eu e minhas opiniões, eu tento ser o mais imparcial possível, deixando cada um decidir por si, afinal de contas a vida é de cada um, então o que vocês decidirem para a vida de vocês, ótimo, eu assino embaixo, kkkkk, democracia é a palavra, kkkkk. Entendeu?

Mas já que pediram, vou dar a minha opinião, você pode ter a sua e eu já disse que respeito, mas a minha é a seguinte:

Tem muito curso da área da saúde que tem algumas matérias que tem a mesma ou algumas vezes mais carga horária que algumas matérias da carreira de medicina de algumas universidades, claro que a carga horária total não, mas de cada matérias pode sim ser igual ou superior, anatomia e muitas outras matérias da carreira de medicina não tem nem o que comparar com outras carreiras, mas não acho nada desonesto ou que a pessoa está querendo enrolar alguém ou até mesmo a si próprio em tentar a equivalência de matérias, desde que a faculdade analise seus documentos e realmente atestem que a carga horária e as matérias são compatíveis, mas o aluno tem que se certificar que a universidade realmente aceitou, para não ter problemas futuros, porque afinal de contas você já estudou aquela matéria  e todo mundo sabe que é um saco fazer a mesma coisa 2 vezes, eu mesma detesto.

Se eu tivesse oportunidade, é que para a UBA fazer as equivalências de matérias é capaz da pessoa se formar, começar a trabalhar, e eles ainda não darem a resposta, porque eles demoram pelo menos 3 anos para analisar toda sua documentação, absurdo total, muito tempo, acho que já é para o aluno desistir mesmo, fora o gasto, a UBA cobra 3 mil pesos para isso e não te garante nada, fora que temos que traduzir toda a documentação, enfim, isso está bem explicado em outra postagem, então voltando ao início, se eu tivesse tido oportunidade, eu iria sim tentar a equivalência de matérias, e ninguém pode me julgar por isso, afinal eu sempre falo a mesma coisa, opinião cada um tem a sua e temos que respeitar, não posso dizer que o fulano é burro porque fez equivalência, ou que será menos médico que o outro que fez todas as matérias, isso não existe, porque no fritar dos ovos serão todos médicos, um pode ter mais sorte ou até mesmo capacidade que o outro e conseguir validar no Brasil primeiro, mas todos serão médicos e terão o CRM e vão trabalhar e vão ganhar um bom salário e serão todos felizes para sempre, então não compensa o estresse e entrar em atrito por opiniões.

Não é porque a universidade é gratuita ou porque a mensalidade é infinitamente mais em conta que as das universidades brasileiras que eu não posso aproveitar as oportunidades que estão me oferecendo, a pessoa não quer perder tempo, e muitas universidades sérias dão a chance do aluno equivaler as matérias, e em todo lugar é assim, aqui em Buenos Aires todas fazem isso, desde as públicas até as privadas, claro que as privadas dão a resposta muito mais rápido e a maioria não cobra nada para avaliar seus documentos, e primeiro avaliam todo seu plano de estudos em português, para depois  pedir para você traduzir só as matérias que terá condições de homologar, prático, rápido e não requer habilidade.

Logo, se a universidade oferece isso ao aluno e o MEC do país aceita, concluímos que não é ilegal e muito menos você terá problema por isso, pessoas em sã consciência não fará nada errado para se prejudicar no futuro, se bem que teve uns engraçadinhos que falsificaram alguns documentos e se danaram todo, nesse caso é ilegal e dá cadeia.

Entrei em contato com o setor jurídico de uma empresa que trabalha na área de revalidação de diploma há anos no Brasil, para saber exatamente sobre esse tema de equivalência de matérias, e a resposta que eu obtive do Revalidmed foi a seguinte: 

"Desde que a faculdade que você vai fazer a graduação de medicina reconheça a equivalência de matérias, não há nada de errado. Em 8 anos fazendo quase mil reconhecimentos de diplomas de medicina nunca vi um candidato ser barrado devido ter matérias reconhecidas como equivalentes pela universidade onde esteja se graduando. Os únicos que tem tido problemas na revalidação, são os que procuram fraudar documentos apresentados."

Então se a pessoa não vai fraudar documentos, só vai aproveitar a facilidade que a universidade oferece, porque terá medo de aproveitar uma coisa que já estudei, eu sei que a pessoa esquece de muitas coisas que estudou na 1ª faculdade, mas ninguém lembra de todas as matérias para o resto da vida, e quando você se formar, provavelmente não vai lembrar de muita coisa que estudou no 1º ano dessa faculdade que está cursando agora,  e eu duvido se eu colocar aqui uma prova de qualquer matéria que você estudou ano passado se você não vai suar para responder e acredito que não obterá a mesma nota, eu não lembro nem o que eu comi ontem, acha que vou lembrar com riqueza de detalhes as matérias que estudei ano passado? É obvio que não, kkk, conhecimento que não é utilizado a pessoa guarda dentro de uma gaveta.

Mas eu parto da seguinte opinião (mais uma, hahaha) o conhecimento está dentro de você e os livros estão aí para isso mesmo, para te ajudar a recordar, então estuda, corre atrás, e além disso quando comecei a trabalhar na minha área não precisei ficar lembrando das aulas de histologia, embriologia, genética, biologia celular, sociologia, metodologia, entre outras, agora, matérias como anatomia, fisiologia, patologia, farmacologia, bioquímica, e muitas e muitas outras, aííííííííí sim eu digo que compensa recursar, e depois cada um fará uma especialização e estudará mais uma determinada área.

No meu caso, eu detesto neurologia, vamos reformular a frase, a matéria em si de neurologia é interessante, muito legal, mas trabalhar com isso não dá para mim, então eu prefiro atender cardiorrespiratório, terapia intensiva e emergência, então fiz especialização nessa área. Preciso saber neuro? Lógico que sim. É importante para mim? Muitíssimo, mas não tanto quanto para uma pessoa que atende na área de neuro, afinal de contas minha gente, as especializações, residências e pós graduações estão aí para isso, para cada um estudar mais aquilo que melhor lhe convém, senão só existiriam os generalistas.

Então, façam o que acharem melhor, as facilidades estão aí para serem aproveitas. Porque eu vou jogar fora as oportunidades que estão me oferecendo? Se a oferta é boa, não é ilegal, não meche com a sua moral, não te prejudica em nada, então aproveita mesmo e não se sinta menosprezado pela opinião dos outros.

Opinião é igual braço, eu tenho o meu e você tem o seu.

Boa sorte para todos.

3 comentários:

  1. Sei que nada a ver com seu post, mas sabe dizer a média do salário de um médico em Buenos Aires?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaella, você me deu uma boa ideia, vou fazer uma postagem sobre isso, aguarde, kkk.

      Excluir
  2. Olá conheci a Patrícia, quero dizer que é uma guerreira, pessoa super humana e está em busca da profissão que é para quem tem amor no coração e realmente quer ajudar o próximo.

    Obrigada pela ajuda, mesmo sem me conhecer, você me ajudou bastante e parabéns pelo Blog é ótimo!!

    Abraços!!

    Adriana.

    ResponderExcluir