sexta-feira, 4 de maio de 2012

SEM VESTIBULAR - É VERDADE?


Sempre escuto ou leio as pessoas comentando que pretendem estudar em Buenos Aires porque não tem vestibular, que é mais fácil, ou coisas desse tipo, mas essa ideia não passa de ilusão.

Eu, Patrícia, vejo o CBC (ciclo básico comum) como um vestibular com duração de 1 ano, porque nesse 1 ano cursamos matérias como química, física, matemática, biologia, iniciação ao pensamento científico (como filosofia) e sociedade e estado (história da Argentina), de cada matéria temos que fazer 2 provas, e o conteúdo é muito grande, portanto não é nada fácil. Tudo bem eu concordo que no vestibular você só tem uma chance e por isso se torna mais estressante e complicado, e no CBC temos as provas, pelo menos 2 de cada matéria e se não aprovar ainda tem uma prova recuperatória, mas mesmo com todas essas "facilidades", é bem difícil, e só quem está aqui sofrendo na pele sabe o que estou comentando aqui.

A maioria, seja brasileiro ou argentino, demora em média 1,5 ano para terminar o CBC, looooogo, não é tão fácil assim, e as matérias que mais reprovam são: química (disparada), matemática e física, essas são campeãs na reprovação.

Depois que você aprovar o CBC, estará apto a cursar a carreira de medicina, ou seja, como nos vestibulares. Esse 1º ano é composto por anatomia, histologia, embriologia e biologia celular, que são matérias obrigatórias para passar para o 2º ano, no 1º ano tem também saúde mental, bioética e medicina familiar que podem ser levadas como dependência, ou seja, não é obrigatória cursá-las junto com as demais nesse 1º ano, mas deverá obrigatoriamente cursá-las até o final do 3º ano.

A maioria das provas são orais, só você e o avaliador, se você não tirar 7 na primeira prova, tem o direito de fazer um recuperatório dessa prova, mas se não tirar 7 nesse recuperatório, já era, nem precisa ir mais para a faculdade porque não terá o direito de fazer as outras provas, ou seja, não existe média como no Brasil.

Além de tudo isso, você tem que ir para as aulas com as matérias estudadas, porque certamente te farão "N" perguntas e conta como participação, e se eles sismarem fazem mini provas.

Se você começar a faltar, na próxima aula que você comparecer com certeza te farão várias perguntas de todas as aulas anteriores.

Então, eu queria que as pessoas tirassem da cabeça essa ideia de facilidade, porque quando chegam aqui percebem que as coisas não são tão doces quanto imaginam.

Fica a dica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário