sábado, 19 de maio de 2012

ANATOMIA


CONSUMINDO ATÉ MINHA ALMA, QUEM DIRÁ MEUS DIAS, MINUTOS E SEGUNDO.

BOM FIM DE SEMANA.

11 comentários:

  1. Oi Patricia, queria saber de você o que acha de postar pra gente a bibliografia da UBA, acho que é uma boa maneira de comparar com as faculdades do Brasil também. Na internet busquei mas encontrei em alguns forums que cada cátedra da matéria usa uma bibliografia diferente, é assim mesmo?

    Boa sorte com os estudos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente as bibliografias são um pouco diferentes de cátedra para cátedra, mas a maioria dos alunos fazem uso praticamente dos mesmos livros, porque anatomia é anatomia em qualquer lugar do mundo, portanto não muda, e os livros mais utilizados são o Latarjet, Rouviere, Gray, Moore, esses são os mais conhecidos e usados por aqui.
      Vou pensar em uma postagem para falar um pouco sobre os livros, mas acho que o vocês poderiam comparar seria o programa da faculdade, a carga horária e o conteúdo programático tanto do CBC quanto da faculdade em si eu já postei.
      Boa sorte. Abraço.

      Excluir
  2. Olá guerreira!
    Eu venho acompanhando seu blog na medida do possível, afinal meu tempo no ano q passou e esse até agora anda meio escasso.
    Fiquei mto feliz ao ler q a anatomia está te consumindo...rs. Deixa eu explicar melhor, é q um tempinho atrás, vc fazia a mesma observação de umas matérias do CBC, se hoje vc reclama da anatomia, significa q as dificuldades anteriores já foram superadas e vc conseguiu ultrapassá-las. Fico mto feliz doutora! Vim dar meus parabéns, pq isso ajuda não só a mim como a outras pessoas se espelharem na sua determinação e superação. isso é mto estimulante mesmo.
    Obrigada por expor aqui no blog, sua caminhada. Eu em agosto vou de vez morar aí em Buenos Aires, já fico no vai e vem ha 5 anos, meu marido vive aí e eu no vai e vem devido meu trabalho q estou finalizando aqui p começar minha nova vida definitivamente, qdo leio suas postagens fico mto entusiasmada e feliz, com certeza eu e mta gente torce p q vc se forme breve, pq sei q morar fora p si só já é uma batalha e dividir o campo da educação com nativos não deve ser mole, inclusive em relação ao preconceito mesmo q embutido contra os extrangeiros.
    Então doutora, continuarei aqui lhe acompanhando e torcendo para breve sermos colegas de trabalho.
    Um beijão, fique c Deus, boa sorte p vc e toda sua família
    Rosana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosana, muito obrigada pelas palavras, fico muito feliz quando encontro pessoas como você, que torce por mim, porque eu confesso que não é nada, nada fácil estar aqui e pensar que meu caminho só está começando, mesmo aos 33 anos de idade, kkk, porque isso é o que mais me perturba, a idade, em ficar pensando que se tudo correr maravilhosamente bem eu estarei me formando aos 39-40 anos, sei que ainda serei muito nova e terei muitos anos pela frente para trabalhar, mas mesmo assim me atormenta a cabeça. Anatomia, histo, embrio, biologia celular, está muito pesado, muito conteúdo, o sistema de ensino deles é bem diferente do nosso e por isso estou sofrendo demais, então nem sei se conseguirei terminar ao 40 anos, kkkkk, mas vou viver um dia de cada vez e parar de sofrer por antecipação como diria minha mãe (sempre muito sábia diga-se de passagem).
      Fico feliz que tenha decidido ficar por aqui, quando chegar se quiser podemos marcar um café para você e um chocolatinho para mim, kkk, ou um sorvetinho de doce de leite, kkk.
      Beijo.

      Excluir
  3. Relaxe quanto a idade, tenho 37 e nem comecei, prestes a fazer 38, rsrsrs. Torço por você sim, adoro ver as pessoas determinadas, que não desistem na luta por um objetivo. Voltando a idade que é uma coisa que te perturba, eu pensava o mesmo na virada dos 20 para 30 e passei, tranquilamente, agora também fico pensando na virada dos 30 para os 40, acho que isso vai acontecer a cada virada de década, então, nem se preocupe porque é um pensamento natural, mas quando você olha por outro prisma, e vê que isso se repetirá sempre fica bem mais fácil. Mais uma coisa, quando você for trabalhar, além da experiência q vc já tem em relação ao tratamento de pacientes, com a fisioterapia somado a idade, passará muito mais segurança, pensarão q você já é formada há mais tempo. Digo isso porque tenho uma amiga que se formou aos 46 e vive em Buenos Aires, muitas vezes ela tem mais oportunidades de trabalho que os mais jovens recém formados, as pessoas pensam que ela é formada ha mais tempo, e sentem segurança. Ela fez duas seleções p trabalho e passou nas duas, depois que souberam que ela era recém formada, ficaram surpresos. No final, ela teve q escolher para qual empresa trabalhar (aí a preocupação não era mais a idade, era não saber para onde ir, rs). Eu mesma, sou comissária de voo, minhas amigas de turma começaram a voar com 19, 20 anos e eu c 26, os passageiros sempre vinham a mim para falar qualquer coisa, pensavam que eu era a chefe do voo, eles diziam, quero falar com aquela ali (eu, rs), as vezes até eram grossos com as meninas do voo e tinham muitas que eram mais novas de idade e mais antigas de empresa (era uma saia justa esses momentos, ihhh tanta coisa, depois te conto pessoalmente, isso aqui vai virar um testamento, rs). Viu, tem muitos lados positvos e seu charme a maturidade,rsrsrs
    Mais uma coisinha, tenho um médico que tem 85 anos e é maravilhoso, super lúcido e competente. Esse é outro lado bom da profissão, basta ter conhecimento, um bloco, carimbo e lucidez q não tem idade.
    É, pude perceber que o ensino é diferente do nosso, pude dar uma olhada nas matérias do CBC e já eram bem diferentes os pontos exigidos, dentro da medicina própriamente dito não deve ser diferente. É árdua a estrada, mas se tantas pessoas chegaram ao final dela por que não conseguiremos?
    Vamos lá garotona, você vai tirar de letra, mesmo com essas dificuldades, afinal, olhe quantas pessoas estão aqui torcendo por você, acompanhando e se inspirando como eu mesma estou.
    Bom, com certeza marcaremos um dia para papearmos pessoalmente. Ah, mais uma coisa em comum, também ficarei com um chocolatinho ou o famoso sorvetinho de doce de leite, também não curto café,rs
    Devo estar em Buenos Aires meiado de agosto, será um prazer conhecê-la pessoalmente. Realmente sua mami tem toda razão, um dia de cada vez...
    Beijo. Rosana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosana, lindona, mais uma vez muito obrigada pelas palavras animadoras, eu tenho precisado muito disso ultimamente, kkk. Aguardo você aqui para nosso chocolatinho quente, kkk. Beijo.

      Excluir
  4. Ai meu Deus!!! Agora q vi a foto dos seus baby`s, ameiiii, pode levá-los no dia do chocolate q quero conhecê-los.
    Ah, te add no msn.
    É o menina 31, você vai ver.
    Agora irei naná, estou muito cansada, muito trabalho. Boa noite e bons estudos.
    Rosana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus filhos são uma graça mesmo, hahaha, coruuuuuuuja que só, mas a Melzinha é uma onça disfarçada de cachorrinha, porque ela é faaaaaalsa e maluca, ela se faz de santa para morder as pessoas, quando a pessoa menos espera ela dá o bote, ela é fogo, agora o Lycky é um anjinho, muito quietinho e educado, mas não gosta de homem, hahaha, acho que o pai que ensinou viu, hahaha.

      Excluir
  5. Meu Deus, é bom saber, p eu ficar esperta com a onça, rs. Só me resta saber distinguir, porque de costas dá p ver quem é a fêmea ou macho, mas de frente, ninguém mostra os documentos...rsrs. Se bem q até de costas esses bichinhos de pelúcia que você tem fica complicado, são puro pelo, parecem duas peruquinhas brincando, rs. O jeito é você deixar sempre a fitinha na franja da mel. rsrsrs. O Lycky arrasou educado e cavalheiro. Não gosta de homem? esse é macho! A mel se deu bem, essa espécie está em falta no mercado...rsrsrs
    Rosana

    ResponderExcluir
  6. Olá
    eu vou começar o primeiro ano de medicina na UBA ano que vem e gostaria de saber que catedra você recomendaria, não sei se histologia tambem tem catedra.
    Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, catedra 1 de anato é a mais tranquila, mas as provas são tudo oral, a 2 tem prova oral e escrita e a 3 dizem que é impossível, mas todas fazem prova final com a matéria do ano todo.
      Histo a catedra 1 dizem que é puxada, mas não tem prova final, mas a mais tranquila de cursar é a catedra 3 de histo.
      Boa sorte.

      Excluir