sábado, 23 de junho de 2012

CBC JUNTO COM O 1º ANO DE MEDICINA




Eu sei que o aspecto da postagem ficou uma merda, mas não sei porque acontecem essas coisas, hahaha, as cores tem vontade própria e simplesmente aparecem e eu não consigo tirar, mas vamos ao que realmente interessa.
Admito que estou sumida, mas estou sem tempo para qualquer coisa, falta tempo, sobra matéria para estudar, estou tão cansada que não consigo nem desligar durante o sono, sonho com as matérias, é horrível essa situação.Eu já fiz uma postagem antes falando sobre esse assunto, mas eu só comentei que essa possibilidade existe para quem já tem um curso superior, e dei o caminho das pedras. Vocês devem lembrar que eu comentei sobre a resolução 841/ 85 e que eu entrei esse ano para o 1º ano de medicina por essa resolução porque não aprovei todas as matérias no CBC no ano passado e blá, blá, blá e tal, lembram né? Então, vou continuar, kkk, mas não comentei a minha opinião sobre essa união devastadora que é o CBC e a faculdade, então  agora, depois de um semestre nessa situação posso opinar, caaaaaaaaaaalma que eu vou explicar, kkkkk.Não sei até onde é realmente viável, porque eu não trabalho, só estudo mesmo e desde o começo do ano eu não consegui fazer nenhuma matéria do CBC, porque a faculdade está me consumindo demais, e o CBC também acaba com a pessoa, looooooooooogo, fica muito puxado, mas muito de verdade.Antes da gente vir para Buenos Aires ou outro lugar para estudar medicina, achamos que será muito fácil e lindo, eu por exemplo menosprezei totalmente o CBC antes de chegar aqui, porque eu achava que cursar 3 matérias por semestre no CBC, seria desprezar minha inteligência, eu achei que eu iria tirar de letra, mas não foi o que aconteceu, o bicho pega de verdade, maaaaaaaas como no final do ano passado eu estava quase desistindo de tudo, porque o CBC é um porre, e eu precisava de um incentivo, um mega incentivo para continuar aqui, então eu resolvi entrar para a faculdade por essa resolução para eu dar um "UP" na minha vontade de ficar, kkk, realmente foi uma ótima saída, maaaaaaaas, assim como eu não estou conseguindo administrar as duas coisas ao mesmo tempo, todos, digo todos que eu conheço que entraram pela resolução estão na mesma situação que eu, estou ficando muito preocupada, porque estou com medo de não conseguir administrar tudo, preciso me desdobrar, sei disso, não dá para largar tudo, não sou de largar o osso antes de terminar de roer ou se esgotarem todas as minhas possibilidades, mas estou montando planos para me livrar dessa maldição que se chama CBC, kkk, mas se der certo vocês serão os primeiros a saber.Então fica aqui a minha impressão sobre essa união que acaba com a vida social de qualquer pessoa, hahahahaha, trágico mas verídico, hahaha, pensem muito bem antes de entrar com essa resolução, a dica que eu posso dar é para vocês se esforçarem muito no CBC para aprovar tudo em 1 ano, para entrar no 1º ano da faculdade com a cabeça tranquila e totalmente focado na faculdade. Beijo para todos.

19 comentários:

  1. Oi Patricia,

    Eu li o post sobre deixar o CBC para depois e será que não vale a pena estudar os 3 primeiros anos de facul, e deixar o CBC pra depois? Ainda pq até lá dá pra tentar transferencia pro Brasil, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, o problema é que se você não termina o CBC a faculdade não te considera aluno regular, ou seja, você pode fazer todas as provas normalmente, mas infelizmente você não é como os outros alunos, pelo menos até terminar o CBC, então não sei nem se eles te dão a transferência. E o CBC tem que ser terminado tecnicamente antes do 3º ano, mas estou com vários planos, kkk.

      Excluir
  2. Patricia, fiquei tão feliz em ver seu novo post, tenho vindo aqui incansavelmente todos os dias da minha vida ansioso pra ver as novidades... Já tinha visto que começou o primeiro de med, e ai como está sendo?! Nada demais né?! Já que é fisio... to indo pra BA daqui 1 mês, to feliz e ansioso kkk, torço muito por você! E admiro sua garra, sempre que tiver um tempinho poste alguma coisinha, nem que seja um 'alô' bjs e tudo de bom!

    Bruno Ferrero/BH-MINAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, muito obrigada por ficar tão feliz com minhas postagens, me desculpa que não tenho postado com frequência, mas é que essa faculdade tem consumido não só meu tempo, mas minha vida também, kkk, é triste mas é mais pura verdade. Vou fazer uma postagem sobre a primeira aterrorizante prova de anato, kkk. Obrigada mais uma vez por ser sempre visitar o blog. Beijo.

      Excluir
  3. Oi Patricia!!!
    Caramba, realmente fazer cbc junto deve ser "pedreira", quais matérias do cbc vc ainda tem que fazer?
    Qd entra pela resolução, tem que fazer as materias do cbc como aluno normal, ou seja, frequenta aulas, assina chamada, pode fazer livre? Se tiver a materia no ubaxxi pode fazer?
    Li no outro post que vc entrou pela resolução, mas não ta fazendo nenhuma do cbc, vc precisou cancelar a inscrição ou só não foi fazer as provas? Desculpe minha ignorância, mas como funciona nesse caso? pois existe a tal da libreta, então vai constar "algo de mal" na sua libreta se não fizer as provas nesse caso?
    Parabéns pelo seu blog!
    Abs
    Marcos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, não é nada fácil combinar os dois, eu até o momento não consegui essa proeza, por enquanto abri mão do CBC para me adaptar a faculdade.
      Existem algumas matérias no CBC que não é necessário frequentar as aulas porque os professores não fazem chamada, agora tem outras como química, biologia e alguns professores de sociedade e estado e IPC, sim, fazem chamada, mas tirando química, biologia e física, o resto você pode fazer por UBA XXI, que é a mesma coisa que o CBC só que virtual e só tem monitoria 1 vez por semana e não é obrigatório, mas mesmo assim eu ainda não consegui me organizar para tanta coisa, kkk.
      Não precisei cancelar, só não compareci a nenhuma aula e nem as provas, na libreta eles só anotam sua nota e mesmo assim se você aprovou, se não aprovou eles não anotam nada.
      Obrigada por acompanhar as postagens. Boa sorte.

      Excluir
  4. Olá Patrícia? Parabéns por sua força de vontade.Irei começar medicina na faculdade de Baceló e também já possuo graduação e pós na área de saúde. Você já ouviu falar dela? É boa? Há comentários sobre a mesma, relatos de que sua carga horária é muito inferior e assim o MEC não permite nem a realização da prova para revalidação do diploma. Já ouviu algo parecido?Estou com uma insegurança grande sobre isso!!!
    Não desista, pois os sonhos foram feitos para serem realizados e não para morrermos com eles!!Força menina!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo. Obrigada por acompanhar o blog. Nunca ouvi nada sobre a Barceló, o que escuto por aqui é que tem faculdades melhores, mas como nossa intenção inicial não é trabalhar por aqui, então não importa a reputação da faculdade por aqui, kkk, mas realmente a carga horária é inferior a mínima exigida no MEC, e não sei como o pessoal faz para completar essas horas. Insegurança sobre vários assuntos sempre vão surgir antes de chegar aqui. Obrigada também pelo incentivo. Boa sorte. Beijo.

      Excluir
  5. Oi Patrícia,
    Fiquei sabendo que o aluno que já possui uma graduação pode eliminar automaticamente IPC e ICSE, isso procede? Sabe como faz? Vc conseguiu?
    Outra dúvida:
    Estou no cbc, então caso eu fique reprovado em alguma DAS 3 materias que faltam pra mim eu posso direto pedir pra entrar com a resolução? Ou tenho que esperar fazer as 3 finais?
    Outra..rs:
    Se eu não passar nem na primeira, nem na segunda final... vou poder me matricular no primeiro ano(sem a resolução) ou fico "travado" por causa da terceira final que é só em julho(eu acho)?
    Obrigadoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, no blog tem essa informação de como faz esse passo a passo e se é possível (http://medicinanaargentinabuenosaires.blogspot.com.ar/2011/03/reconhecimento-de-materias-para.html).
      Se a pessoa quiser começar o ano fazendo o CBC e a carreira pode, tendo curso superior você consegue entrar pela resolução devendo quantas matérias quiser do CBC.
      Se vc não entrar pela resolução, só pode entrar na carreira se quando terminar TODAS AS MATÉRIAS DO CBC, ou seja TEM QUE APROVAR TUDO, ATÉ TERMINAR TODAS AS FINAIS A MATRÍCULA NÃO PODE SER FEITA, se a 2ª final é só em julho do ano que vem, logo vc só poderá entrar na carreira em 2014, a não ser que entre pela resolução. Se vc precisar de informações mais detalhadas, pode ir no Ciclo Biomédico na faculdade de medicina da UBA, assim eles te explicam com detalhes sobre a resolução e na secretaria do CBC também eles te explicam sobre essa sua dúvida das provas finais. Boa sorte.

      Excluir
    2. Vlw Patrícia! Brigadão!
      Acabei de ler , mas o negócio é com IPC e ICSE.
      Na verdade é uma asessoria que ta fazendo a maior propaganda dizendo que quem é graduado elimina essas duas materias direto, sem precisar de fazer reconhecimento de materias e tal, mas eles não "soltam" a informação completa entende? rs
      Mas obrigado pelas infos vou dar uma verificada lá na uba!
      Abração. André.

      Excluir
    3. André, o problema é o seguinte, as assessorias estão falando para um monte de gente que isso é possível, mas eles não garantem nada, eles falam que depende do funcionário da UBA e tal, mas que na verdade eles sabem que isso não é possível a não ser pelo tramite que eu expliquei na postagem, porque eu já tentei várias vezes, fui até conversar com o reitor do curso de medicina e as respostas foram as mesmas, ou seja, só se fizer a revalidação do diploma do curso superior aqui na Argentina, e é um processo caro e que pode demorar até 3 anos, por isso desisti. Cuidado com essas ofertas milagrosas, isso não existe, o melhor que você tem a fazer é ir no títulos e planos, oficina 2 ou 4, no prédio da Uriburu e se informar como funciona o processo para reconhecimento de matérias, assim você não corre o risco de você perder seu dinheiro. Boa sorte.

      Excluir
    4. André, fiz uma postagem explicando melhor, pode ser que agora você entenda: http://medicinanaargentinabuenosaires.blogspot.com.ar/2012/09/reconhecimento-de-materias-uba.html

      Excluir
  6. boa noite hj conheci seu blog achava q naum tinha mais esperanças na med parece q vc foi minha salvaçao passei ateh por depressoes e desiluçoes mas agora estou super animado...tenho uma amiga q faz na bolivia mas nao me interessei...hj mesmo li uma reportagem do estadao aqui vai o link pelo jeito esta melhorando para estudantes q naum tem possibilidades d pagar uma particula aqui no brasil

    http://m.estadao.com.br/noticias/vidae,governo-vai-afrouxar-regras-para-aprovar-medicos-formados-em-paises-do-exterior,856704.htm

    algumas perguntas
    o custo de vida por mes?
    no meu caso de naum saber espanhol.
    vc recomenda q eu faça um cursinho aqui no brasil antes?pre vestibular
    recomendaria uma faculdade particular dai da argentina?
    algum intercambio?
    desde jah obrigado sucesso no seus estudos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, fico feliz que o blog tenha despertado esperanças em você e te reanimado. Porque não se animou com a Bolívia? Também é uma boa opção, até mais barata que Buenos Aires, pelo menos em relação ao custo de vida.
      O custo de vida é de no mínimo 1200 reais isso para morar em albergue, residência estudantil ou dividir apartamento e mesmo assim para ficar justinho, nada para ir para a balada ou coisa do tipo.
      Muitas pessoas vem sem saber falar nada do espanhol e se viram bem, mas eu preferi fazer um curso antes de vir, fiz com um professor particular, para não chegar aqui sem saber nem o básico.
      Boa sorte.

      Excluir
  7. Olá Patrícia.
    Parabéns pelo blog. Você não tem noção do quanto suas postagens são importantes para quem ainda está aqui no Brasil se planejando para ir para aí. E você, mesmo com tanta coisa para fazer,e principalmente para estudar, ainda arruma tempo para postar. Obrigado.
    Minha pergunta é a seguinte: Se eu terei 3 anos para concluir 6 matérias, ou melhor 4 (pois por ter curso superior serei dispensado de 2, certo?), fazer 1 matéria por ano, e no 3º ano fazer uma matéria por semestre, é muito puxado?

    Obrigado,

    Felipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, muito obrigada por ler o blog, e eu fiz um blog porque eu passei muita dificuldade quando estava resolvendo vir para cá, nunca tinha uma informação correta ou então as pessoas davam a informação pela metade, mesmo os brasileiros que já estavam estudando aqui há tempos.
      Vamos a sua dúvida, sobre não ter que fazer 2 matérias, as coisas não são tão fáceis quanto parece, tem muito gasto e tempo por trás disso, eu fiz uma postagem exatamente sobre isso, porque eu vim para cá com essa mesma ideia, porque lemos as coisas no site do CBC/ UBA e achamos uma coisa e quando chegamos aqui a coisa é outra. Vou colocar para você o link da postagem, que assim você lê como é o processo de homologação ou equivalência de matérias: http://medicinanaargentinabuenosaires.blogspot.com.ar/2012/09/reconhecimento-de-materias-uba.html.
      Agora, sobre a sua dúvida se é puxado ou não, é muiiiiiito puxado, o conteúdo do CBC é pesado e o da carreira é pior ainda, muitaaaaaaa coisa de verdade, mas eu sempre falo a mesma coisa, as vezes o que é impossível para mim, não é para você, teria que tentar para saber, mas a maioria dos meus amigos que fizeram o mesmo que eu, estão enrolados. Boa sorte. Beijo.

      Excluir
  8. Olá Patrícia,

    Parabéns pelo seu blog. É muito útil. De verdade.

    Você sabe me dizer se foi revogada essa resolução e a possibilidade de fazer o CBC junto com os 3 primeiros anos de faculdade, pra quem já é graduado?
    Fui informado por uma assessoria (que eu não vou dizer o nome) que isso não existe mais, pois teria sido revogado, desde julho.
    Você saberia me dizer se essa informação é verdadeira ou se é falsa?

    Obrigado

    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, obrigada por ler o blog.
      Não sei dizer se revogaram a resolução, até onde sei nada mudou.
      Sobre o nome da assessoria, muito obrigada por não comentar, porque não faço questão de saber, sou contra elas, porque a maioria mente para os alunos e cobram valores absurdos.
      Mas para saber melhor, você poderia entrar em contato com o Ciclo Biomédico da UBA e tentar se informar melhor (+54 (11) 5950-9763/9755).

      Excluir