terça-feira, 24 de abril de 2012

CURSAR O CBC JUNTO COM A CARREIRA - ISSO É BOM?


OBS.: HOUVERAM ALGUMAS MUDANÇAS PARA ENTRAR NA CARREIRA PELA RESOLUÇÃO, ENTÃO AGORA OU A PESSOA CURSA SOMENTE O CBC E DEPOIS ENTRA PARA A CARREIRA, OU COMEÇA CURSANDO A CARREIRA E DEPOIS FAZ O CBC, AGORA NÃO PODE MAIS FAZER OS DOIS JUNTOS, mas o passo a passo para entrar pela resolução continua o mesmo.

Para quem tem curso superior, existe uma regaliazinha na UBA, é isso mesmo.

Eu estava resistente para colocar isso no blog, porque queria saber se daria certo, mas como já vi que deu certo, então resolvi postar.

Se bem que não sei até onde é uma boa, porque acumula muitas matérias e as vezes não é tão legal assim, porque além da adaptação ao novo idioma, outro sistema de ensino, entre outras coisas que passamos por aqui, então não sei até onde é bom, mas então lá vai a "boa".

Existe uma resolução na UBA, que é a 841/ 85 que "fala" que para pessoas que tem curso superior pode cursar o CBC junto com o 1º ano da faculdade, ou seja, você em vez de fazer o curso em 7 anos, poderá fazer em 6 anos, maaaaas tem que estar muito preparado para estudar um mooooontão. 

Você terá um prazo de 3 anos para entregar o CBC, ou seja, até o final do 3º ano da faculdade o CBC terá que estar pronto, todas as 6 matérias cursadas.

Eu sei, eu sei, eu também pensei a mesma coisa, que é uma idiotice fazer a pessoa cursar o CBC sendo que já está na carreira, maaaaas regras são assim mesmo, não estamos aqui para contestá-las e sim para cumpri-las.

O que temos que fazer:
- Reconhecer firma em cartório da assinatura do reitor e do secretário ou coordenador do curso que assinaram o histórico e o diploma universitário;
- Legalizar no MRE o diploma e histórico do curso superior;
- Traduzir com um tradutor público e juramentado de Buenos Aires;
- Legalizar no Colégio de Tradutores de Buenos Aires;
- Legalizar no setor de títulos e planos da UBA;
- Apresentar os documentos no Ciclo Biomédico da UBA, dizer que quer entrar pela resolução 841/ 85 e fazer a inscrição nas matérias do 1º ano.

Lista de tradutores no site do Colégio de Traductores de Buenos Aires.

Cópia da resolução clique aqui.

OBS.: SÓ PODERÁ SER FEITO NO FINAL DO ANO, PORQUE O CURSO É ANUAL.

Eu fiz isso esse ano, porque ano passado não aprovei em todas as matérias e confesso que não estou nem um pouquinho com vontade de voltar a cursar o CBC, porque já estou vendo matérias como anatomia, histologia, biologia e embriologia, ou seja, coisas que fazem parte da vida acadêmica da faculdade de medicina e voltar para as matérias do CBC será um pouco difícil, mas foi como escrevi acima, regras são regras.

Boa sorte para quem se empolgar com a resolução.

46 comentários:

  1. Muito bom, vou comecar a providenciar, caso algo de errado. Tem ideia de quando posso ir ao Ciclo Basico na UBA? Existe um prazo? Muito obrigada por seu blog, sempre me ajuda muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emacrescendo, que bom que gosta do blog, fico feliz :)
      É bom começar a correr atrás da documentação com bastante antecedência, assim não deixa nada para cima da hora, porque acaba esquecendo de alguma coisa.
      Se você entrar na carreira pela resolução, você tem até o 3º da carreira para terminar o CBC, porque a partir do 4º ano o aluno já começa a ir para o hospital, então enquanto não termina o CBC e todas as matérias do 4º ano, o aluno não poderá passar para o 4º ano.
      Para se inscrever no CBC de 2013, normalmente as inscrições ocorrem em 2 datas, em novembro/ dezembro e fevereiro/ março.
      Era isso que precisava saber? Qualquer coisa me escreva.
      Abraço e boa sorte.

      Excluir
    2. Patricia, estou no UBA XXI, como te disse, posso fazer as disciplinas esse ano e entrar pela resolucao e fazer somente as que eu nao conseguir aprovar? Muito, muito obrigada mesmo, vc sempre muito disponível!

      Excluir
    3. Emacrescendo, se você tem o curso superior como comentei na postagem, você fazendo o UBA XXI ou o CBC esse ano, faz as matérias que conseguir, o máximo de matérias que você conseguir aprovar melhor para você, porque cursar os dois juntos está sendo impossível para mim, porque os dois tem muito conteúdo, e eu não estou fazendo nada do CBC esse semestre e mal estou conseguindo dar conta das matérias da faculdade em si. Mas vc só poderá dar entrada na resolução no final do ano, porque o curso é anual, portanto só poderá começar a cursar as matérias da carreira a partir do ano que vem (2013). E aí, as matérias que você não aprovar, cursará junto com a carreira.
      Boa sorte.

      Excluir
    4. Olha, eu nao sei de onde vc tirou essa informação... eu fui pessoalmente na UBA e essa resolução é apenas para quem ja tem graduaçao e quer fazer materias como um curso de extensao... nao tem nada a ver com o CBC... o CBC é pre requisito para entrar na carreira... jamais alguem vai entrar na carreira sem tem primeiro passado no CBC... esses 3 anos nao existe... acho q vc ta por fora...

      Excluir
    5. Se vc tivesse lido direito a postagem teria percebido que tem tuda haver com o CBC e ninguém está aqui dizendo que o CBC não é pré requisito para a carreira, eu estou na carreira e cursando o CBC parelalemente. Se vc não entende o que lê o problema não é meu e quem está por fora é você, por fora e mal informada.

      Excluir
    6. olha Karina eu tbm já li em vários sites confiáveis que quem possue diploma de curso superior pode sim cursar o cbc junto com o primeiro ano da faculdade e tem que apresentar o cbc em 3 anos... procure se informar melhor querida!!!

      Excluir
  2. ola, uma duvida. os documentos necessários são somente: o diploma e o histórico da graduação?
    não precisa da ementa ou conteúdo programático da matérias cursadas na faculdade?

    Muito Obrigado, adorei as informações do seu post.

    um abraço,

    guilherme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, para entrar com a resolução 841/ 85, as exigências são somente as que estão na postagem, agora se você for tentar reconhecimento de alguma matéria que você cursou na faculdade, aí o processo é outro, que por sinal é caro e bem demorado e nesse caso precisa da ementa ou conteúdo programático ou plano de estudo, é tudo a mesma coisa.

      Excluir
    2. Muito Obrigado novamente, vi q vc eh fisioterapeuta intensivista, rsrsrsr, tbm sou .
      e futuros medicos tbm neh.
      muito obrigado

      um abraço.

      Excluir
    3. É Guilherme, se tudo correr direitinho, kkk, serei médica. Sempre que precisar é só perguntar.

      Excluir
  3. Patrícia,
    O Diploma e o historico tem que estar com as firmas do diretor reconhecidas?
    Vc sabe dizer se precisa agendar no MRE em Brasilia? E se posso mandar um representante ou tem que ser eu mesma? (mandei um e-mail pra eles perguntando, mas creio que não terei resposta..rs)
    Amei o seu post! Uma luz no fim do túnel...rs
    Obrigada!
    Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, precisa estar com firma reconhecida das assinaturas do reitor e secretario, porque senão o MRE não legaliza.
      Não precisa levar para o MEC porque as universidades tem autonomia na emissão dos documentos.
      Qualquer um pode fazer os reconhecimentos de firma, e levar para legalizar no MRE, inclusive você pode enviar para o MRE pelo correio, se você morar longe. Boa sorte.

      Excluir
  4. Muito obrigada pelas informações! Felicidades no seu caminho!

    ResponderExcluir
  5. Patrícia, Bom Dia!
    Estou querendo seguir as orientações para entrar no CBC pela resolução que vc anexou. Mas estou com algumas dúvidas. O meu histórico só vem assinado pela secretaria. O Diploma tem assinatura do reitor, cordenadora, secretaria acadêmica e diretor, além da minha assinatura. Como devo proceder? reconheço firma de todas as assinaturas? Envio o diploma e o historico originais para o MRE?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miriam, eu reconheci todas as assinaturas, menos a minha, e mandei o original para o MRE, não precisa mandar para o MEC.

      Excluir
    2. Olá Patrícia! Já estou com todos os documentos em mãos!Sua orientação foi fundamental!
      Estou preocupada pois o meu DNI só sai em dezembro. Como faço? Espero o DNI sair para fazer a inscrição? E se ainda não tiver terminado as disciplinas do UBAXXI, não posso inscrever? Como funciona?
      Sei que tem respondido muitas coisas e te agradeço muito se puder esclarecer isso pra mim!
      Besos!

      Excluir
  6. Estou seriamente considerando a possibilidade de ir para Buenos Aires agora em Agosto através do UBA XXI.

    Eu tenho um Curso Superior em Marketing, feito na Estácio de Sá... mas como a graduação é de apenas 2,5 anos e meio, o título é Tecnlógo e não Bacharel.

    Gostaria de saber se achas que seria possível cursar algumas disciplinas no UBA XXI no fim deste semestre, e no final do ano, requisitar através da resolução 841/85 o ato de cursar as discplinas restantes do CBC com o Primeiro ano de Medicina em 2013

    Também queria saber quais suas taxas para me assessorar nessa questão.

    Paulo de Souza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo, me desculpa mas eu não tinha visto sua postagem antes. Sinceramente eu não sei responder essa pergunta com firmeza essa, porque se eu não me engano eles consideram curso superior acima 3 ou 4 anos, mas eu não posso afirmar. Para falar sobre os valores que eu cobro, eu prefiro que você me mande um e-mail (patriciablogspot@hotmail.com). Olha, o pessoal prefere ingressar no CBC e deixar o UBA XXI para último caso porque não tem muitas aulas, mas se você quiser tentar. Boa sorte.

      Excluir
  7. Patrícia,
    Então para entrar por essa resolução não precisa do histórico do ensino médio não??
    Só os universitários mesmo?
    E vc pode dizer uma média de quanto vc gastou com todo esse processo? de traduções e tal..
    Abração!
    Juninho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A documentação para o ensino médio você tem que fazer de qualquer jeito, porque terá que apresentar no CBC e a documentação do curso superior apresentará na faculdade. Eu só traduzi o histórico e o diploma da faculdade, paguei 450 pesos (+/- 200 reais), foram 4 folhas frente e verso. Boa sorte.

      Excluir
  8. As pessoas antes de ler as postagens deveria ler com bastante atenção, porque tem gente aí que fala que eu tô por fora, que não sei oq estou "falando", mas vamos lá, no começo dessa postagem está bem claro, PARA QUEM TEM CURSO SUPERIOR É POSSÍVEL ENTRAR PELA RESOLUÇÃO, logo, pelo que eu saiba, CURSO SUPERIOR e GRADUAÇÃO é a mesma coisa né? Ou estou errada? É obvio que o CBC é pré requisito para a carreira, mas eu sou formada no Brasil e entrei na carreira sem terminar o CBC, e em momento nenhum eu disse que a pessoa com curso superior não faria o CBC, eu comentei que a pessoa faz JUNTO O CBC E A CARREIRA. E eu não estou por fora, eu estou é por dentro de tudo, quem está por fora é você que não entende nada e vem ficar escrevendo o que não sabe ou te explicaram na UBA e você não entendeu nada do que falaram. Então por favor, leias as postagens direito e com atenção, muita atenção para não fazer uma crítica errônea. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  9. Querida, obrigado, por tantas repostas, so tenho uma pergunta. Soube que as inscrições do CBC para 2013, terminaram dia 15/08.Eu nao fiz, porque nao quero cursar somente o CBC. Eu tenho nivel superior completo e quero fazer o CBC junto com a faculdade. Quando devo procurar a faculdade/cbc para me inscrever. Voce disse final do ano. É isso mesmo? Tem um calendario a ser divulgado? Pode nos esclarecer mais um pouco? Importantissimo pra mim. Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ano teve gente que se inscreveu na carreira, em março, nas vésperas das aulas começarem, mas não seria bom arriscar. Agora para o CBC, normalmente abrem inscrição em setembro-outubro e depois reabrem em fevereiro. Tem um calendário na página do CBC, normalmente divulgam as datas nele (http://www.cbc.uba.ar/).

      Excluir
    2. mais uma pergunta,

      O que temos que fazer:
      - Reconhecer firma em cartório da assinatura do reitor e do secretário ou coordenador do curso que assinaram o histórico e o diploma universitário;

      precisa ser o original? ou pode ser uma copia autenticada?

      obrigado!

      Excluir
  10. patricia, boa tarde!!

    hoje fui na sede da faculdade de medicina me informar sobre fazer a faculdade mesmo nao tendo o cbc completo, o senhor q me atendeu disse que é impossivel fazer isso, ai falei dessa resolucao 841 e ele disse que nao existe.

    gostaria de saber de saber aonde devo me informar, em lugar nenhum que eu perguntei eles falaram que pode fazer os 2 juntos.

    eu sou formado em farmacia e to querendo fazer o cbc e a faculdade juntos!!

    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago, ola. E entao, achou o ciclo biomedico, conseguiu a informação ou a inscrição? Aguardo seu comentario

      Grato

      Tarcio

      Excluir
    2. Meninos, o cliclo biomédico não tem segredo para encontrar. Sabe o prédio da faculdade de medicina? Aquele prédio enorme que tem na estação faculdade de medicina da linha D? Então, é nesse prédio mesmo, aí quando vocês entrarem nele, pela porta principal que estará de frente para uma praça enorme, você irão para a direita, não se assustem que vai parecer uma favela lá dentro, aí vão seguir pela direita por um corredor largo, e terá várias janelinhas e sobre essas janelinhas estará escrito os nomes dos setores, e lá no final terá o Ciclo Biomédico, facinho.

      Excluir
  11. Tiago, o pessoal da UBA é muito desorganizado, ninguém sabe nada, cada hora nos mandam em uma oficina diferente, sei bem como é isso, mas olha só, na postagem explica tudo direitinho, você tem que ir no prédio da medicina e procurar o ciclo biomédico, chegando lá vai dizer que quer saber sobre a resolução 841/85, só que terá que fazer o passo a passo com o diploma e o histórico que está explicado na postagem, não tem segredo, só que se você não for no ciclo biomédico dentro da faculdade de medicina, ninguém vai te informar. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  12. Patricia boa tarde!
    Quais são os documentos que precisamos legalizar e traduzir?
    Porque no post não diz exatamente quais documentos são :(

    Desde já, agradeço pela atenção.

    Thomas

    ResponderExcluir
  13. Oi Patrícia,
    Boa noite.
    Sou formado em Direito e pretendo iniciar o CBC, e a faculdade (pela resolução) no primeiro quadrimestre de 2013.
    No post vc não menciona que seja necessário legalizar o diploma perante o Ministério da Educação Argentino como o é no caso do certificado de conclusão do ensino médio, o qual tem que ser revalidado neste órgão antes de legalizar no setor de títulos e planos da UBA para poder se inscrever no CBC.
    Eu quero saber se é isso mesmo. Se basta traduzir e legalizar no Colégio de Tradutores de Buenos Aires que já pode levar para legalizar no setor de títulos e planos da UBA, sem a necessidade de revalidar no M.E. argentino.
    Outra dúvida:
    Você disse que tem que dar entrada no final do ano. Mas como eu vou fazer a inscrição no CBC no início do ano que vem, eu não poderia ingressar na carreira (pela resolução) no início do ano que vem também (fevereiro por exemplo) ??
    Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, é para fazer exatamente como está na postagem, portanto não precisa legalizar no MEC argentino.
      Eu comentei que só pode ser feito no final do ano porque o curso é anual, porque se você tentar dar entrada na resolução no meio do ano, só poderá começar o curso no ano seguinte, foi isso que eu quis dizer.
      Ano passado a faculdade aceitou que os alunos dessem entrada na resolução até dia 20 de dezembro, mas teve gente que conseguiu dar entrada no início desse ano, aliás eu vi gente dando entrada na resolução 1 dia antes do início das aulas.
      Boa sorte.

      Excluir
    2. Patricia, eu li a resolução, no link que vc colocou e não vi nada dizendo isso de se tem curso superior pode cursar junto com a carrera...
      Será que vi errado (tomaraaaaa) ou eles mudaram alguma coisa na resolução? Vc pode ler ela denovo e ve se mudou alguma coisa de quando vc fez?
      Ai brigadim..
      Beijos Cicera.

      Excluir
    3. Essa resolução é um pouco confusa mesmo e sempre dá o que falar, tem gente que fala que eu não sei nem o que estou postando no blog, kkk, e quando eu li a resolução eu tive a mesma impressão que você, que não tinha nada haver o que estava escrito com o que realmente é, mas não desanime porque é exatamente como eu coloquei na postagem acima e a resolução existe sim, só que as informações na UBA são muito confusas, ninguém sabe explicar direito, então você tem que ir no Ciclo Biomédico no prédio da faculdade de medicina para ter a informação correta. Boa sorte.

      Excluir
  14. Patricia, esse comentarii eh para agradecer imensamente e, em publico, a ajuda que me tem dado. Muito obrigada pela sua paciencia e disponibilidade em responder as perguntas. Que Deus ilumine seu caminho! Muito obrigada mesmo!!! :-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada a vc Martha, por ler e acompanhar o blog, que tem como função isso mesmo, ajudar. Que Deus ilumine a todos nós.

      Excluir
  15. Oi Patricia, boa noite.
    Bom tenho planos para fazer o CBC em 2013, tenho alguns dos documentos em mãos, outros estou correndo atrás e pretendo consegui-los o mais breve possível. Gostaria muito de saber se é mesmo certeza que as inscrições p/o CBC 2013 abrem novamente em janeiro,assim, creio eu daria tempo de conseguir o que falta p/poder fazer a inscrição. Também queria saber se o CBC é pago, se for qual o valor. Desde já obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não posso te dar certeza porque depende da faculdade, mas todos os anos as inscrições reabrem em fevereiro e março, então acredito que em 2013 não seja diferente. O CBC não é pago porque a UBA é federal. Boa sorte.

      Excluir
  16. Patricia obrigada pela resposta anterior.
    E a respeito de transferência da UBA para alguma faculdade do Brasil depois de um tempo, vc sabe me informar se isso é possível?
    :*

    ResponderExcluir
  17. Oi Patricia,
    Ja estou com meu diploma e histórico legalizados pelo MRE,
    agora só falta fazer a tradução dos mesmos, vc sabe me dizer quanto tempo tarda essa tradução, e quando posso me inscrever pela resolução?
    tem uma data exata?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, agora a resolução está um pouco diferente, dá uma lida nessa postagem que eu fiz: http://medicinanaargentinabuenosaires.blogspot.com.ar/2012/10/resolucao-841-85-cbc-junto-com-carreira.html

      Excluir
  18. Bom dia , eu gostaria de saber qual é a média de aprovação do CBC?

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Patrícia . Estou pretendendo cursar Medicina na UBA . Será que pode esclarecer algumas duvidas minhas???São elas :1-Presisa saber espanhol para cursar o CBC???2-Quanto é um aluguel médio aí???Quando são as inscrições para o CBC??? (não tenho nível superior). Você foi por alguma agência EX: educar???Qual indica???Acima de 25 anos tem que fazer o CBC???Obrigado!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir