sexta-feira, 9 de setembro de 2011

RANCKING DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO MUNDO


No topo da lista de melhores instituições de ensino superior, estão a Universidade de Cambridge, do Reino Unido, e a Universidade Harvard, localizada nos Estados Unidos. E os dois países não aparecem apenas nas duas primeiras colocações, os seus nomes se repetem até a 10ª posição, com a Universidade Columbia, dos EUA, fechando a lista das dez melhores faculdades.
A colocação dessas instituições reflete o bom desempenho nos critérios avaliados pelo QS: desempenho acadêmico da universidade nas áreas de artes e humanidades, ciências naturais, engenharia e tecnologia da informação, ciências sociais e ciências da vida.
A avaliação de cada instituição é feita da seguinte forma, 40% de peso na pesquisa acadêmica, 10% na pesquisa empregador, 20% no desempenho dos estudantes, 20% nas citações ao corpo docente, 5% de presença de corpo docente internacional e mais 5% de estudantes internacionais.


A USP e a UNICAMP estão entre as 300 melhores universidades do mundo, segundo o Rancking Britânico QS World Universit 2011/ 2012, que é uma organização internacional de pesquisa educacional que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós graduação.


A USP aparece na 169ª posição e a UNICAMP na 235ª colocação.
A UBA aparece na 270ª colocação, mas melhorou bastante, porque em 2010 se encontrava na 326ª posição, e em 2009 estava na posição 298ª.

E se vocês pensarem bem, existem várias outras universidades brasileiras que são consideradas excelentes, federais e estaduais que nem aparecem no rancking, particulares então nem se fale.

Na minha opinião, a UBA não está em melhor posição pela crise da Argentina, que infelizmente ocorre até hoje, então acaba faltando algumas coisas para as universidades, portanto acaba prejudicando os cursos, por baixo investimento do governo.

Para quem quiser se certificar das posições no rancking, segue o site:

Já no Rancking da América Latina a UBA aparece em 10ª colocação, segue o link:

Beijocas e abraços para todos.

2 comentários:

  1. Patricia,

    Vale ressaltar que nesse mesmo ranking internacional, a UBA fica na 56º posição na area de Medicina, superando a USP e UNICAMP que ficam em 70º e 72º respectivamente.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. olá. Vocês sabem dizer se o curso de medicina da UBA tem convênios com hospitais e instituições de saúde para a aulas práticas? grata.


    claudia

    ResponderExcluir