quinta-feira, 3 de março de 2011

RECONHECIMENTO DE MATÉRIAS PARA GRADUADOS


AQUI O PALHAÇO É VOCÊ!!!

O negócio de reconhecer matérias para as pessoas que já tem curso superior é pior do que eu imaginava.
Hoje fui para a UBA para tirar essa dúvida, porque algumas pessoas falam que é possível, outras pessoas falam que isso não existe, então resolvi tirar a prova.
Ontem fomos no reitorado da UBA na Calle Viamonte, falamos com os responsáveis pelo curso de Medicina e lá nos falaram que era possível fazer o reconhecimento de matérias levando só o histórico da faculdade, ficamos todos empolgados, e essa pessoa pediu que a gente procurasse outra pessoa na Uriburur, 950.
Então hoje chegamos na Uriburu às 11:50 horas falar com a tal pessoa, chegando lá a pessoa não estava e nos informaram que a pessoa estava na Viamonte, então pegamos o metrô e fomos atrás dessa pessoa, falamos com ela e a mesma pediu para encontramos com ela na Uriburu depois ás 15 horas, fizemos o caminho inverso tudo de novo...bom ela chegou lá quase 16 horas, conversamo, conversamos, ela tentou falar com várias pessoas para nos ajudar e não teve jeito.
Para fazer o reconhecimento de matérias para o CBC ou para a faculdade, é mais difícil e caro do que parece.

Veja bem, o passo a passo é o seguinte:
Será  necessário:

  • Conteúdo programático da faculdade;
  • Histórico escolar da faculdade;
  • Certificado da faculdade.
Legalizar em:
  • Ministério da educação do país de origem (Brasil), na verdade o MEC não legaliza documentos emitidos por Faculdades, mas mesmo assim precisa ligar ou enviar um e-mail para a Secretaria de Ensino Superior do MEC (segue endereço abaixo) e pedir uma carta para aproveitamento de matérias no exterior do artigo 53 da LDB (Lei Diretrizes e Bases) ;
  • Ministério das Relações Exteriores no país de origem (Brasil);
  • Ministério de Relações Exteriores/ Argentina (dizem que não precisa porque o Brasil tem um acordo bilateral com a Argentina, mas no papel de tramites que me entregaram na UBA está escrito exatamente assim);
  • Direção de Títulos e Planos da UBA (Uriburu, 950 - Subsuelo).
Logo após a legalização dos documentos acima citados, tem que traduzir com tradutor público de Buenos Aires e legalizar na escola de tradutores de Buenos Aires (essas traduções juramentada costumam ser um pouquinho caras, por exemplo os meus documentos, fiz um orçamento em outubro, a pessoa me cobraria em torno de 5000 pesos para traduzir tudo), mas tem que pesquisar, porque o preço varia de acordo com a quantidade de páginas que tem o conteúdo programático, que é o mais pesado para traduzir, o meu por exemplo tem 136 páginas. 

Depois de tudo isso, tem que apresentar os documentos traduzidos na Cidade Universitária (Pavilhão III), das 10 horas às 17 horas. e:
  • Vai preencher um formulário solicitando o reconhecimento de matérias no CBC;
  • Pagar uma taxa na UBA no valor de 3000 pesos;
  • Entregar junto com tudo uma cópia da inscrição do CBC.
Secretaria de Educação Superior
Ministério da Educação
Esplanada dos Ministérios

Bloco L - 3º andar - Sala 300
Cep: 70000-000 - Brasília/ DF
Telefones: (61) 2022-8116/ 2022-8125

Pois é minha gente, não é tão fácil como está no site da UBA.
Acredito que eles exijam tudo isso para a pessoa desistir mesmo, porque o processo de reconhecimento de matérias nas particulares é infinitamente mais fácil.
E eu desisti de tentar o reconhecimento na UBA, porque vai ficar muito caro.
Boa sorte para todos!!!

Um comentário:

  1. Olá
    pesquisando sobre apartamentos pra alugar
    achei esse site, não sei se lhe enterça mas pelo o que dizem é mais fácil alugar por lá.. qualquer coisa é só você verificar;
    http://www.laroccabuenosaires.com.ar

    ResponderExcluir