sábado, 12 de fevereiro de 2011

EQUIVALÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL (PRIMÁRIO)

NÃO QUE EU TENHA QUE TER FEITO ISSO PARA MIM, mas tenho uma prima de 13 anos que mora comigo, e como ela veio para Bs. As. então tivemos que fazer os tramites para validar os documentos escolares dela.

É infinitamente mais fácil do que para validar ensino médio, porque ensino médio tem todas aquelas coisas de marcar turno, esperar até a data e horário marcados, e tudo isso demora.
Para o ensino primário é só ir no endereço e já resolvem na hora.

Se a criança for estudar em escola pública levar os documentos:
  • CALLE ESMERALDA 55 - PLANTA BAJA.


Se for estudar em escola privada levar os documentos:
  •  AVENIDA SANTA FÉ 4360.


Levar cópia e original:

  • PASSAPORTE;
  • HISTÓRICO ESCOLAR;
  • TRANSFERÊNCIA ESCOLAR.

Quando chegar no endereço, você fala que tem que validar, que a criança vem do Brasil e vai estudar aqui, aquelas coisas, explica tudo.
Eles também marcam uma data próxima para retirar, por exemplo levei os documentos ontem (11/02) e já vou retirar dia 16/02
Por exemplo, se você ainda não sabe se vai conseguir escola pública ou privada, vai nos dois endereços e retira os dois papeis e decide depois.
No Brasil ela estava indo para o nono ano, antiga oitava série, aqui ela vai para o segundo ano, mas deixa eu explicar, aqui o ensino primário vai só até o sétimo ano, e o ensino médio tem 05 anos, que são compostos pelos oitavo e nono ano e mais os três anos do ensino médio brasileiro.
Muito, muito fácil de resolver.

4 comentários:

  1. OI, SEU BLOG EH MTO BOM , SUPER INFORMATIVO,
    FIKEI NA DUVIDA , VC DISSE Q LEVOU SEU HISTORICO PURAMENTE , M,AS EM OUTROS TOPICOS VC DISSE TE-LO LEVADO ATE MRE E MEC AQUI NO BRASIL , N ENTENDI.INCLUSIVE SUA DECLARACAO. QTO AOS DOCS PARA ADOLESCENTES, NAO PRECISA LEGALIZAR RECONHECER FIRMA ESSAS COISAS?E ESCOLA PUBLICA EH DIFICIL VAGA? MEU NOME EH SANDRA VOU FAZER 32 ANOS, ADVOGADA, MAS ESTOU DISPOSTA A MUDAR MINHA VIDA RADICALMENTE E FAZER MEDICINA . AINDA DA TEMPO ESSE ANO? OUTRA COISA PQ BUENOS AIRES E NAO SANTO TOME BEM PROXIMO AO BRASIL?

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandra. Eu legalizei todos meus documentos no MRE e os do ensino médio no MEC e MRE no Brasil, depois fiz a inscrição na UBA só com essas legalizações, depois levei para o Ministério da Educação da Argentina, depois de 60 dias que estava legalizado pelo MEC da Argentina eu levei de novo para a UBA. Entendeu?
    O passo a passo para a documentação para menores de idade é o mesmo que para os adultos, a única diferença é que no Brasil não se tira antecedentes criminais para menores de 18 anos e na Argentina para menores de 16 anos, e os documentos escolares do ensino fundamental são legalizados aqui na Argentina em lugar diferente do ensino médio, e se for ensino fundamental a legalização é muito mais rápida. Quanto a vaga para escola pública eu não sei como é, porque estou esperando a legalização, só fica pronto dia 16/02. Para vir estudar esse ano acredito que só se for como UBA XXI, agora em outras universidades eu não sei. Escolhi Bs. As. por causa da Universidade de Buenos Aires (UBA) que é bem conhecida. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  3. OLA! ESTOU JUNTANDO A DOCUMENTAÇAO DA MINHA FILHA P FAZER A INSCRIÇAO NO CBC NA UBA EM BsAs, ESTOU EM DUVIDA SOBRE OS DOC A SEREM ENVIADOS PARA O MRE, SE ENVIO TODOS OU SÓ O HISTORICO, E REFERENTE AO ATESTADO MEDICO FEITO NO BRASIL COMO DEVE SER, E SE POSSO AGENDAR O MRE DA ARGENTINA PELA INTERNET....ME TIRE ESTAS DUVIDAS. UM ABRAÇO

    ResponderExcluir
  4. Anônimo, sobre os documentos a serem enviados para o MRE, tem um resumo de tudo a ser feito no blog, com cada detalhe e relação de todos os documentos e para quais órgãos deverá encaminhá-los.
    Não precisei trazer atestado médico, ate agora ninguém me pediu.
    Não precisa legalizar nenhum documento no MRE da Argentina, o que precisa é legalizar os documentos do ensino médio no MEC da Argentina, que pode ser marcado pela internet. Boa sorte!!

    ResponderExcluir