quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

ALUGUEL

Hoje eu estava respondendo um e-mail e resolvi escrever essa postagem, na verdade mais uma sobre aluguel né, oooooo coisa mais complicada por aqui viu.
Para alugar um apartamento em Buenos Aires é bem complicadinho, vou explicar porque, olha só.

A primeira coisa que você tem que ter é dinheiro, senão tiver o negócio complica, para se ter uma idéia o que pedem aqui para alugar um apartamento temporário (pelo menos me pediram isso):

  • 01 mês adiantado, que é como se fosse uma garantia, mas você recupera no final do contrato se vc entregar o imóvel como você pegou;
  • 01 ou 02 meses de comissão da imobiliária, depende do tempo de contrato, quanto maior o contrato maior o valor da comissão, mas o valor máximo são 02 meses;
  • Algumas imobiliárias pedem RECIBO DE SUELDO, que é como um holerite ou algum comprovante que você tem condições para pagar o aluguel;
  • Se o contrato for de 06 meses de aluguel, normalmente pedem os 06 meses adiantados.
Esses apartamentos temporário vc pode alugar pelo tempo que quiser, quem vai falar o prazo é vc, mas o custo médio de um aluguel temporário em um bairro legalzinho, de um apto de 01 ambiente (quarto, sala, banheiro e cozinha) é +/- 500 dolares, se for um studio/ monoambiente (quarto, sala e cozinha no mesmo ambiente) sai +/- 300 dólares por mês, e mesmo assim tem que dar uma garimpada para achar.
É um absurdo né, pois é, mas passei por isso.

Você também pode fazer as locações comuns, mas pedem garantia imobiliária de capital, que é como no Brasil, quando vai alugar um imóvel te pedem um fiador, aí fica mais difícil porque não somos da Argentina, logo não conhecemos ninguém que vai confiar em ser nosso garante/ fiador. 
Existe as pessoas que vendem a garantia e muita gente compra, mas é "ilegal", mas é a única maneira de pagar menos no aluguel e ficar tranquilo por 02 anos, mas se o dono do apto descobrir dá maior confusão, ele pode até pedir para vc sair do apto. Esse tipo de contrato é por 24 meses. 
Um aluguel comum de um apto de 01 quarto sai em média 1000-1200 pesos, isso dá aproximadamente R$ 400 - R$ 500, até por menos vc consegue, já um monoambiente +/- 800 pesos, aproximadamente R$ 320. Melhorou né???
Conheço muita gente que comprou e não teve problemas, mas na verdade é arriscado.

Eu prefiro ser honesta e dizer que não tenho a bendita garantia, mas se você tem como pagar alguns meses adiantados, aí a situação melhora um pouquinho, tem dono que confia em você.

tem também uma empresa chamada Monclair (http://www.monclair.com.ar/), eles dão a garantia para você, cobram por isso é claro, não tenho idéia do valor, algumas imobiliárias aceitam, mandei um e-mail, expliquei que sou brasileira, me responderam e pediram para eu ir no escritório (Viamonte 850 Piso 5º Of. "10" - Buenos Aires - 114394-8476), mas acabei não indo porque resolvi meu problema.

Tem outras opções, por exemplo, muitas pessoas também moram juntas, tenho muitas conhecidas que moram em 03-04 pessoas, aí o aluguel fica bem mais leve, mas muito mais leve mesmo.

Tem também gente que mora em casa de família, por exemplo, tem gente aqui que aluga um quarto dentro da própria casa, mas eu particularmente acho muito inconveniente.

Tem também a opção de morar em Hostel, não sei a média de preço, mas é fácil, é só pesquisar na net: "Hostel en Buenos Aires", vai aparecer muitas opções na tela. 
Tenho um site que tem milhares de Hosteles, segue aí: http://www.ba-h.com.ar/

Não é nada fácil, eu não pensei que fosse assim, por isso eu falo que o primordial é ter dinheiro para pagar tudo que pedem.

Mesmo assim não desista, tem muitas opções, para todos os gostos e bolsos, vc só precisa se adequar a alguma delas e cair na realidade que a história de morar na casa dos pais acabou e que aqui é você e você mesmo.


Isso tudo que passamos no início, acredito que seja uma prova para sabermos se queremos mesmo, se conseguimos passar por tudo, aguentamos o resto porque estudar é o de menos, porque é uma coisa que só depende da nossa força de vontade.


BOA SORTE PARA TODOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário