quarta-feira, 21 de março de 2012

REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA ESTRANGEIRO DE MEDICINA É TEMA DE AUDIÊNCIA

 


Minha gente, vamos estudar e mudar essa conversa, porque o negócio tá ficando feio.




A polêmica sobre a revalidação automática do diploma de medicina para médicos formados em outros países foi tema de audiência pÚblica nesta segunda-feira (19/03). A iniciativa foi do deputado estadual Marcelo Ramos (PSB), em parceria com o Diretório Acadêmico de Medicina da Universidade do Amazonas (UEA).

O parlamentar socialista defende que seja mantido o método de avaliação já existente no país hoje, o REVALIDA. Ele explica, no entanto, que há uma pressão por parte de partidos políticos para que o processo de reconhecimento dos diplomas estrangeiros seja automático. 

“Eu não estou aqui para dizer que os diplomas de quem estudou em Cuba não devam ser revalidados. Mas isso não pode ser automaticamente. Vale lembrar que dos 628 médicos que fizeram o Revalida de 2005 a 2009, apenas dois foram aprovados. Dos 298 que fizeram medicina em Cuba e tentaram o Revalida, 25 tiveram diplomas revalidados”, disse Ramos. 

5 comentários:

  1. Nao eh so medico nao..
    estudar no exterior eh totalmente ilegal baseado em nossa legislacao. . Ate para cursar mestrado no Brasil eh dificil que uma instituicao de ensino aceite um diploma ou curriculo estrageiro. A melhor instituicao do pais a USP tem uma media de revalidacao de apenas 30% dos estudantes que entram para revalidacao. Um otimo exemplo eh minha esposa que eh formada nos EUA em enfermagem, eh professora de enfermagem nos EUA em duas universidades e teve a revalidacao de estudos dela negada no Brasil. Um absurdo de marca maior. Assim sendo, A lei para um grupo deveria ser a lei para todos.
    revalidacaobrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As coisas pelo Brasil são bem complicadas, mas vamos acreditar que tudo vai mudar, que isso tudo vai melhorar. Boa sorte para nós.

      Excluir
  2. É um absurdo falta médicos no Brasil e é descanso com a saúde pública. A pessoa se forma no exterior que revalidar o diploma para trabalhar e não pode isso é um absurdo. E vale lembrar também que em 2009 poucos passaram pq a prova foi preparada para isso pq a revalidação dos diplomas de medicina incomoda a elite.

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente gostaria que as seguintes dúvidas fossem esclarecidas; qual o motivo da brutal diferença entre as mensalidades de faculdades particulares de medicina no brasil e de outros países da América do Sul?A partir do momento em que um aluno estrangeiro cosegue fazer sua residência em um hospital brasileiro não deveria demonstar que a instituição de ensino estrangeira proporcionou um ensino equivalente com o do Brasil?Qual é o número de estudantes de medicina com naturalidade brasileira e o número de vagas nas residências médicas no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, essas informações você procura na internet, meu blog não é para responder esses tipos de perguntas, e sim para sanar dúvidas referentes a estudar medicina em Buenos Aires e para quem realmente tem interesse nisso e não para quem cai aqui de paraquedas, não se identifica, não utiliza por favor e muito menos obrigado. E quem disse para você que estudantes de medicina de outros países não tiveram um ensino equivalente ou até melhor que os oferecidos no Brasil? Quem pode julgar? E os médicos brasileiros são tão bons assim que podem menosprezar o ensino em outros países? Esse preconceito é um absurdo e meu blog não está aberto para isso.

      Excluir