domingo, 10 de julho de 2011

ZOOLÓGICO DE LUJAN



Resolvi dar uma reformulada nesse post, porque hoje eu fui no Zoo de Luján, portanto junto com a propaganda do Zoo vou colocar algumas observações pessoais, e falando de animais eu sou bastante crítica.
Quem vai a um zoológico fica imaginando qual seria a sensação de passar a mão na cabeça de um tigre ou de um leão, ou quem sabe alimentar um leão marinho, há quem sonhe em deitar do lado de um tigre ou passear no lombo de um elefante e mil coisas que ficam só na imaginação. Por incrível que pareça, para quem sonha com um contato mais direto com animais selvagens isso é possível. E não precisa ir muito longe, porque o lugar está exatamente aqui na Argentina. É o famodo zoológico de Lujan (http://www.zoolujan.com/), cidade onde também fica a basílica de Nossa Senhora de Lujan.
Claro que o zoológico apesar do lado bom, gera também muitas controvérsias e uma delas é que pode ser perigoso para as pessoas, entretanto, os animais que vivem lá, são nascidos e criados em cativeiro e vivem em constante contato com pessoas (mas para mim estão sempre dopados, porque estão sempre oferecendo um leitinho para eles, e depois que eles tomam ficam calminhos, calminhos).
É um zoológico "aberto". Pode-se tocar nos animais, acariciar, mimar ou alimentá-los. As pessoas podem entrar na jaula dos macacos, leões, tigres ou passear de dromedário. Isto permite um contato único, por isso mesmo tornando o local um grande atrativo turístico.
Portanto, quem vier à Argentina, certamente será um passeio inesquecível, é a única forma que alguém tem de abraçar ou de fazer um carinho debaixo do pescoço de um tigre como se fosse um simples gatinho.
Mas para quem gosta muito de animais e se sente penalizado pela situação deles (como eu), provavelmente vai condenar o local, porque os bichinhos ficam confinados em jaulas pequenas para o tamanho deles, e além disso (aparentemente) ficam dopados para aceitar tirar fotos com tantas pessoas durante todo o período que ficam, fora isso as pessoas e crianças alimentam eles com o que tem nas mãos, jogam doces, salgadinhos, entre outras coisas que não deveria estar no cardápio deles, então para mim é uma exploração animal e eles sofrem demais, percebemos isso nos olhinhos deles. Mas se você não pensa como eu, e acha como muitos que já ouvi dizer que os animais estão nesse mundo para nos servir (absurdo total), então provavelmente você vai gostar de lá.
Abaixo coloco uma tabela de preços que tirei do site do Zoológico de Lujan.

ENTRADAS AL ZOO

Entradas al ZOO
Mayores de 12 años en adelante (RESIDENTES): $ 50.-
Menores de 2 a 11 años inclusive: $ 40.-
Menores de 2 años : Gratis
No RESIDENTES (EXTRANJEROS) : $100.-

Contingentes $40
Contingentes escolares con guía $30
Contingentes escolares sin guía $20
En contingentes todos son valores por persona/alumno.

PARRILLA TENEDOR LIBRE (no incluido en la entrada al zoo)
Menores (hasta 10 años) $40.-
Mayores $86.-
Incluye un helado para cada una de ellas.

(Todos los valores estan expresados en pesos)





Para ir ao Zoo de Lujan, saindo da Capital de Buenos Aires


1º - Pega o ônibus N°57 (Empresa Atlántida) que faz o percurso de Bs. As.- Mercedes. Esse ônibus sai da Plaza Italia en Palermo, do lado da Sociedade Rural terá uma cabine desse ônibus, e lá pede boleto para Zoo de Luján. Custa 20 pesos ida e volta. 


2º - Tem um serviço de microônibus que sai do micro centro e chega até luján 
a empresa é a Fabe Bus, deve fazer as consultas e reservas pelos telefones
(011) 4088-8800 / (011) 5602-6031
, o horário de atendimento telefônico
é de 7 a 13 horas e das 14 a 21horas
. Esse serviço é um pouco mais caro, me falaram que custa em média 22 pesos para ir e mais 22 pesos para voltar, mas compensar porque é com horário marcado e na volta te pegam na porta do zoo, então tem suas compensações.

8 comentários:

  1. Esse Zoo é muito bom mesmo.

    Quando fomos para ai, minha esposa e eu, ficamos maravilhados.

    Pegamos os leozinhos no colo, demos leite.
    Alimentamos urso, leao marinho, macaco.

    So o tigre que nao foi muito com nossa cara...ahauhaua...mas como a criadora disse "eles sao mais ariscos".

    Mas concerteza foi uma das melhores experiencias da viagem ai pra Argentina.

    So dou uma dica...se organizar bem com os horarios de ida e volta, porque o Zoo fica no meio da estrada e nao tem muitas opçoes caso voce queria voltar antes.


    Abraços.

    Andre

    ResponderExcluir
  2. Estive na semana passada nesse zoo, e achei depressivo. Aqueles animais completamente dopados, um ambiente tosco, baixo nível, imundo, pessoas mal educadas, funcionarios que não sabiam dar nenhuma informação. Não sei como é possível o funcionamento de um local como aquele. Vimos crianças atirando tartarugas ao chão, que simplesmente morriam e eram saparadas por um funcionário do zoo.

    Não tenho nenhuma vontade de sequer passar perto daquele local.

    Entrei sim em 2 jaulas, mas não senti nenhuma adrenalina ou sentimento especial, somente pena.

    ResponderExcluir
  3. O zoo é um triste mesmo, porque os bichinhos ficam em espaços pequenos e também acho que ficam dopados, mas quando eu fui não vi crianças jogando as tartarugas no chão, realmente vi as crianças pegando as tartarugas, mas não vi jogando no chão.
    Eu também entrei na jaula e também não senti nada, somente muita dó mesmo, tirei foto com os bichinhos e tal, mas também fiquei com muita dó, é realmente muita judiação o que fazem com eles, infelizmente não tem um órgão para controlar isso.
    E eu acho que pelo dinheiro que eles ganham com os visitantes, a qualidade do zoo poderia ser muito melhor, com mais espaço e qualidade de vida para os animais.
    Eu também não tenho vontade de voltar lá, porque realmente é triste ver os bichinhos em lugares tão apertados e fedidos, com cheiro forte de fezes e urina. Bom é isso, kkk, acho que chega né.

    ResponderExcluir
  4. Você já foi a esse zoológico?
    Pelo jeito não.
    Estive la, e não era permitido alimentar os animais com qualquer coisa, só alimentávamos quando o guia autorizava e com coisas especificas, que já tinha no zoológico, ninguem deu doces ou salgadinhos nenhum aos animais.
    E me pareciam muito bem tratados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, se você leu bem a postagem, se prestou bastante atenção, deve ter percebido que eu comecei o post com EU FUUUUUI NO ZOO DE LUJAN, portanto sua pergunta está respondida.
      Não sou obrigada a ter a mesma visão que a sua, eu Patrícia não gostei do que vi e não recomendo, quando eu fui não tinha guia, entravamos sem ninguém, se você não percebeu as crianças dando salgadinhos e nem doces, isso foi você, porque eu vi, vai ver você estava tão maravilhado (a) com os animais enjaulados que não prestou atenção nos maus tratos. NA MINHA VISÃO, os animais não são nem um pouco bem tratados, porque se para você estar em um ambiente fedido como aquele, dopado de medicamentos para as pessoas ficarem agarrando e tirando fotos, e em jaulas pequenas, é ser bem tratado, então sinto muito, você não sabe o que é um animal bem tratado, não sabe o que é amor por um animal.
      Cada um vê as coisas de uma maneira, e essa foi a minha visão do Zoo de Lujan, NÃO GOSTEI, NÃO VOLTO LÁ E NÃO RECOMENDO.

      Excluir
  5. Gentee... eu era maluca pra ir nesse zoo, mas agora perdi total a vontade... sou uma apaixonada pelos animais, sou daquelas malucas que gostam mais de bicho do que de gente. Achava que iria ser uma experiência única, estar tão perto de animais selvagens, beijá-los, abraçá-los, tirar foto... mas não imaginava que fossem tão mal tratados assim, dopados, em locais desapropriados... ai que decepção!!

    ResponderExcluir
  6. Visitei na semana passada e quero reforçar: o ambiente é deprimente. Os leoes procriam para que sempre hajam filhotes garantindo o lucro do lugar. depois sao "aposentados" em jaulas mais afastadas e igualmente pequenas. pra nao falar do olhar triste de um chimpanze, numa jaula minuscula, parecia que estava pedindo ajuda. NAO SOMOS DEUS PRA TRANSFORMAR LEOES EM GATINHOS. Vamos admira-los pelo que realmente sao: lindos animais selvagens.

    ResponderExcluir