sexta-feira, 31 de agosto de 2012

OPINIÃO SOBRE A UBA


Sei que vai ter muita gente que não vai concordar comigo, mas opinião é igual braço, cada um tem o seu. Né? Então até que se prove ao contrário temos liberdade de expressão, e eu tenho minhas opiniões sobre algumas coisas, e depois de quase 2 anos na UBA acredito que posso falar sobre meu achismo.

O CBC não é nada fácil, eu já comentei isso milhares de vezes, não quero assustar ninguém, mas também não quero que vocês que acompanham meu blog e querem vir estudar na UBA tenham a ilusão que eu tive, eu pensava que o CBC era fácil, e que eu aprovaria tudo tranquilamente, mas as coisas não saíram como eu planejei, menosprezei o CBC e me danei, eu tive que reaprender porque já fazem muitos anos que eu sai da escola, apesar de eu achar que para quem já tem um curso superior é uma perda de tempo sem tamanho, a UBA poderia facilitar as coisas e eximir os graduados dessa idiotice que é o CBC, já para os alunos que saem do ensino médio, posso até dizer que é importante, mas somente as matérias de química e biologia celular, porque para medicina a pessoa ter que estudar matemática e principalmente as matérias de derivada e integral (onde o infeliz vai usar isso na vida prática?), biofísica (que de biofísica não tem nada, é física pura), iniciação ao pensamento científico e sociedade e estado? É muita sacanagem, mas eu costumo dizer que nada é perfeito e se no Brasil temos o vestibular, aqui temos o CBC, e vai por mim, não é impossível, mas fácil não é.

Agora vamos ao sistema de ensino da carreira em si. Eu particularmente não me adaptei até agora, usam um quase sistema PBL, digo quase porque usam somente a parte onde o aluno tem que gerenciar a própria aprendizagem e integrar o conhecimento só que para isso o estudante tem que ter certas características, como independência, determinação, senso de responsabilidade, capacidades de comunicação, desinibição e capacidade de organização, resumindo o aluno tem que fazer uma auto aprendizagem. Dizem que é a nova visão de ensino para o Brasil, mas eu detestei, pode até me chamar de preguiçosa e acomodada, mas estudei a vida inteira com métodos diferentes, aqui na Argentina também usam o método tradicional de ensino até no CBC, mas aí quando chega na carreira vem a porrada na cabeça da criatura.

O sistema PBL é o método onde não existem aulas teóricas organizadas em uma estrutura disciplinar, portanto o ensino é feito com apoio através de seminários (a UBA só apoia através de seminários, e tem gente que fala que a UBA não usa um quase sistema PBL), ou seja a aprendizagem é transferida do professor para o estudante, o estudante deixa de ser elemento passivo, ou seja, passa da qualidade de ouvinte para fu****, brincadeira, kkk, mas é mais ou menos por aí, deixamos de ser só ouvintes e passamos a  ser o principal gerador de conhecimentos ao procurar ativamente as informações, e o papel do professor passa a ser basicamente o de orientador.

Tudo bem que pelo que eu tenho pesquisado será o futuro do ensino, porque dizem que os alunos de hoje em dia não tem paciência para ficar em uma sala de aula, e por aí vai os milhões de desculpas que o governo dá para mudar as coisas, sendo que na minha época tudo era diferente, não tinha nada disso, não tinha ECA, brincava na rua menino com menina, não tinha celular, não tinha computador, trabalho de escola era na munheca mesmo, meus pais nunca foram na escola questionar a conduta dos professores, nem minhas notas, eu levava altas surras dos meus pais, e nem por isso eu morri, nunca usei drogas e muito menos me prostitui, nem nada parecido, mas vou parar por aqui porque esse assunto dá muito pano para manga.

Gente, esse PBL assusta sabia? Não estamos acostumados a isso. Depois criticam aquelas escolas onde o infeliz vai lá para pegar a matérias, estuda em casa e volta lá só para fazer  as provas.

Para mim estão se aproveitando dessa invenção maluca para manter menos professores nas instituições, porque não temos conteúdo e isso é total falta de compromisso com o ensino. Eu achei que isso era só aqui, mas não é não, no Brasil existem muitas universidades, inclusive do curso de medicina, que estão adotando esse sistema maluco, um exemplo é a FAMEMA, e os alunos estão criticando bastante (para saber mais clique aqui).

Na minha opinião (mais uma), se querem usar o PBL nas universidades, já deveriam preparar o aluno desde o ensino primário, a partir do momento que as crianças tenham conhecimento o básico já deveriam instituir isso, reduzindo as idas as escolas e passando vária atividades para casa. Mas sabe porque isso não acontece? Porque a família não tem tempo para educar em casa, não é uma responsabilidade exclusiva da escola, é necessário ação em conjunto com a família, e isso não é possível nos dias de hoje, porque os pais tem que trabalhar para garantir o sustento da casa.

Bom, é assim que funciona a carreira na UBA, não temos aulas todos os dias, a minha rotina no primeiro semestre foi o seguinte, na terça-feira, até tenho aula, uma terça tenho aula de histologia e na outra terça tenho aula de embrio, agora no segundo semestre em uma terça tem aula de histologia e na outra terça aula de genética, biologia celular não tem aula nunca, porque os fdp já deram no CBC, então eles acham que temos que fazer a prova de biologia só com o conhecimento que carregamos do CBC e as matérias que não tivemos temos que pesquisar e estudar sozinhos. Na sexta-feira tenho aula de anatomia, 4 horas de aula "prática", mas estou achando uma porcaria, não aprendo nada, como é muita gente eles dividem a turma por mesas, em cada mesa tem uns 16 alunos e um ajudante, isso mesmo, os professores responsáveis ficam passeando pela sala (EU NÃO DISSE QUE NÃO TEM PROFESSORES OU QUE A UBA TEM POUCOS PROFESSORES, OU QUE OS PROFESSORES NÃO TEM COMPETÊNCIA E MUITO MENOS QUE NÃO SÃO RENOMADOS OU QUE NÃO SÃO DOUTORES, PÓS DOUTORES OU QUE NÃO TEM ANOS DE PESQUISA, ESTOU DIZENDO QUE ELES NÃO NOS DÃO AULA E FICAM ANDANDO DE UM LADO PARA O OUTRO NA SALA, E ATÉ POSSO DIZER QUE NÃO TEM PROFESSOR O SUFICIENTE PARA A QUANTIDADE DE ALUNO, O QUE É UM ABSURDO, PORQUE O CERTO É TERMOS AULA COM PROFESSORES E NÃO COM COLEGAS DE FACULDADE, ENTÃO NÃO ADIANTA A FACULDADE TER PROFESSORES COM TODAS ESSAS QUALIFICAÇÕES E QUE NÃO ME DÃO AULA, QUE NÃO PASSAM O CONHECIMENTO AO ALUNO), quem nos dá aula são alunos dos anos avançados de medicina, para isso eles tem que ter nota acima de 8,0 no exame final, depois frequentam uma escola de ajudantes por 1 ano, fazem uma prova, se passarem estão aptos a nos dar aulas práticas, bom na minha mesa são 16 alunos, imagina 16 neguinhos em cima de 1 ou 2 peças de anatomia? Quem consegue aprender? Depois tem as outras mesas que ficam no maior falatório, as vezes o ajudante está explicando e não esculto nada. Outro ponto negativo é o laboratório de anato, não fica aberto para estudarmos quando queremos, só temos acesso no nosso dia e horário de aula prática.

Também tem os seminários, que eles consideram como aula, mas não são obrigatórios, digo, não existe uma lista de chamada. Por exemplo, anatomia tem seminário todos os dias, no meu caso começa as 12:15 horas e dura entre 1 horas e 1 hora e 30 minutos, quem ministra esses seminários são os professores, mas eu já fui e não gostei, a sala é enorme, portanto não dá para escutar muito bem e a professora só falou sobre o que realmente era importante durante 15-20 minutos, depois disso começou a falar sobre casos clínicos e sinceramente para um aluno que está no 1º ano da carreira não é muito importante saber de casos clínicos, porque o aluno não tem muita base.

Também temos seminários de biologia, histo, embrio e genética, os dias e horários são variados, podemos escolher aqueles que nos cai melhor, tem gente que trabalha o dia inteiro, então prefere ir nos seminários da noite, tem gente que prefere ir no período da manhã, outros de tarde, então vai daquilo que for mais conveniente para o aluno, eu prefiro fazer tudo em um único dia, então toda 4ª feira tem seminário das 13 horas até as 20 horas, com intervalo de 15-30 minutos entre cada tema.

Os seminários ajudam bastante, mas eu volto a repetir, não são aulas obrigatórias, então a pessoa vai se quiser, e muitos, assim como eu, não vão sempre. Eu preciso de rotina, mas uma rotina de obrigações e não uma rotina para eu decidir, sei que é total falta de compromisso, mas o que eu posso fazer, não me adapto a isso.

Por isso, nos outros dias (segunda, quarta, quinta e sábado) fico em casa, tentando enfiar o Latarjet (livro de anatomia) dentro da minha cabeça, mas a coisa é complicada para visualizar, não sabemos o que é para dar enfase, e achamos que tudo é importante e nisso nos perdemos lindamente no conteúdo.

Dizem que tudo isso é um filtro, porque chegam a se inscrever por ano no CBC uns 10 mil alunos (de todas as carreiras), para o 1º ano da carreira a UBA filtra bastante, só passam em média 5 mil ou menos, porque tem aqueles alunos que não passam porque não estudaram, tem os alunos que estudaram e não passam porque ficaram nervosos na hora da prova e não conseguiram nota, tem aqueles professores que fazem tanto terrorismo que o aluno desiste, e tem os alunos que os professores tem que reprovar porque não tem vaga para todo mundo para o próximo ano, esse é o sistema de filtro deles. 

Na carreira existem as mesmas situações que citei antes, mas é ainda pior, porque as provas não são teóricas, elas são práticas e oral, sim, oral, então o ajudante faz a pergunta de acordo com a cara do freguês, e isso é muito injusto porque tem muitos ajudantes maldosos, muitos mesmo, histologia e embrio, só a 1ª prova é teórica, as outras 2 são práticas e oral, então voltamos a boa vontade do ajudante que está te fazendo as perguntas, se ele tiver de bom humor e for com a sua cara, ele te ajuda e pega leve, caso contrário ele te lasca na 1ª  pergunta e aí a pessoa já fica nervosa e não consegue responder mais nada e tem muitos ajudantes que ficam acelerando para o aluno responder logo e a pessoa não consegue nem pensar.

Outro detalhe, não existe média como no CBC ou na escola, por exemplo, no CBC é como no Brasil, fazemos a 1ª prova, digamos que tiramos 5, se tirarmos 9 na segunda prova, estamos aprovado porque da média 7, já na carreira isso não existe, não importa se eu tirar 4 que é a nota mínima, ou se tirar 10, terei que fazer uma prova final com o conteúdo do ano inteiro, se tirar menos de 4 faz uma prova de recuperação, eles chamam de recuperatório, se não tirar 4 no recuperatório, está reprovado na matéria, não tem nem o direito de fazer as demais provas.

Mais uma vez, não estou aqui para assustar ninguém, só estou explicando como são as coisas por aqui, a faculdade pode ser classificada como excelente, pode ter prêmio Nobel e o escambau, mas tem esses detalhes que assustam muito. Bastante gente se adapta e até prefere assim, porque não ficam reféns da faculdade, porque precisam trabalhar, os motivos são inúmeros, mas eu não consegui me adaptar ainda, tá difícil.

Algumas universidades particulares daqui adotam o sistema padrão, onde temos aulas todos os dias, apoio da faculdade e dos professores, e eu estou pensando nessa possibilidade,  porque preciso de aula, mas por enquanto são só ideias e mais ideias.

Esse é o sistema de ensino do futuro, e um sistema que eu gostaria de estar muito longe.

8 comentários:

  1. Oi Patrícia, concordo com tudo o que vc escreveu, realmente é complicado se adaptar a esse método. Estou no cbc ainda, mas só de pensar no ano que vem me dá um frio na barriga, não sei se tenho essa disciplina toda de estudar em casa, arrumo mil e uma coisas pra fazer, menos estudar..rs
    Você sabe se é possível,(depois que já estamos na carreira na uba) a transferência para alguma Federal no Brasil?
    E mais uma vez obrigada pelos seus posts!!
    Beijos Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, vamos combinar o seguinte, quem descobrir primeiro conta para o outra, kkk, porque pelo que eu saiba está cada vez mais difícil conseguir transferência para as universidades brasileiras, sendo públicas ou particulares, dizem que quem tem conhecidos forte, conseguem a transferência. Força no CBC e boa sorte.

      Excluir
    2. Daqui ha algum tempo nao existirá mais a funçao de professor, pois com esse plano somos cada vez mais autodidatas !

      Excluir
    3. As universidades brasileiras só aceitam transferencia de filhos de militares en serviço!! Nesse caso, o estudante mesmo estando em uma universidade particular no BRasil, se o pai é transferido pra algum lugar onde só tenha o mesmo curso em uma publica, esa deverá aceitar o aluno sem criar problemas!

      Excluir
  2. Como sempre vc escreve muito bem patricia.......sou ESTUDANTE DA UNR ROSARIO.. E É QUASE A MESMA COISA.. SE NÃO PIOR..

    por isso que a bolivia continua sendo mais atrativa.....
    eu estou na argentina e vejo que estamos pagando mais pelo prestigio de 1960 e 1980 da argentina.. na area publica...e LOGICO pelo charme do PAIS..

    MEDICINA não é engenharia...direito... etc... não se pode simplesmente mergulhar em livros... o contato visual e social... é essencial.. sim algums deixam a desejar mas tem que ter um minimo de estimulo... e pelo que vejo temos que primeiro entender a cultura argentina que é realmente..diferente da nossa... ja conheci argentinos que estão A 10 anos pra terminar a carreira mas estão tranquilos, tomando seu mate e viajando e trabalhando.

    na ultima revalidaçao de diplomas da UFMT..... 70 por cento são graduados na bolivia... tinha alguns da UBA.. alguns da BARCELO.. 1 de ROSARIO...

    No final.... quem é que aguenta 20 a 25 por cento de reajuste de mensalidade nas particulares...? no começo de 2011 fui tentar entrar na barcelo.. era 1300 pesos.. agora ja esta 1600... não duvido que no começo de 2013 esteja 1800.... OS ARGENTINOS tem seus salarios reajustados a cada 6 meses se trabalha no setor privado e no publico 1 vez por ano.

    BATO palmas pra quem ta conseguindo se adaptar na UBA.. mas não vai ser facil pra terminar assim como em outras faculdades publicas....

    O nosso brasil so aumenta as vagas nas particulares.. com mensalidades astronomicas... bem......

    SO UMA OPINIÃO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, obrigada pela opinião.
      Realmente a adaptação na UBA e em muitas universidades argentinas não é nada fácil e principalmente o fato de ter que ter paciência para esperar 10 anos para se formar, não estamos acostumados com isso, estamos acostumados a ter aula, estudar o conteúdo, fazer a prova, aprovar e nos formarmos no tempo previsto, se medicina são 6 anos, que seja 6 anos e não 10, isso me deixa maluca, kkk.
      Eu na verdade nem acho BAires tão bonita assim, a única coisa que eu gosto desse lugar é Puerto Madero, hahaha, eu gosto de prédios mais novos, não sou chegada em prédios e cidades antigas, detesto história, kkk, sou até capaz de achar bonitinho, mas me interessar cegamente, nunca, kkk.
      Você tem razão quanto a Bolívia, muito mais atrativa, opção muito mais econômica em relação a BAires, as mensalidades das universidades está entre 135 dólares a mais barata e 300 dólares a mais cara, e apartamentos consegue-se alugar ótimos apartamentos, mobiliados, em excelentes bairros por 300-400 dólares com despesas incluídas, logo, infinitamente atrativo, e eu mesma já pensei "N" vezes em pular de BAires para Cochabamba, kkk, mas por enquanto são só ideias. Boa sorte para todos nós.

      Excluir
  3. Bom preciso te parabenizar primeiramente. Eu to no primeiro ano de medicina da UBA ja passei o CBC e se eu pudesse aconselhar alguem sobre vir fazer medicina na UBA eu diria pra pensar duas vezes.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Patrícia!!
    Cursei medicina na bolivia, mas por n motivos tive que trancar meu curso e prolongar meu sonho. Pode até parcer bobeira, infantilidade (é até msm ser isso), mas eu não queria voltar para Bolívia e me sentir atras de todos que começaram comigo. Enfim... Não foi pra isso que eu quis postar uma resposta em seu blog kkkkkk A questão é: na Bolivia o custo de vida, pelo que eu percebi através dos poucos dias em que estou na Argentina, é MUITO mais barato. É possível viver em uma kichnete bem legal por uns 300 dólares (pq é mobiliada), ou alugar um ap grande, sem mobília, por uns 400-500 dólares. A cidade não é bonita, tem mto trombadinha e pedinte, mas... Aqui não tbm não é essa belezura que todo mundo diz. A respeito da faculdade, há que se ter mata convicção na escolha, pq lá (em se tratando de santa Cruz, rã?!) existem faculdades de baixíssimo nível, a ponto de permitirem que o aluno "mate" um semestre nas ferias de janeiro ou julho, sem contar aquele jeitinho de não se reprovar sem haver aprovado nas provas. Entende?! Kkkkkk A U. Católica é uma ótima Facul, os catedráticos, em sua maioria, ministram aulas esplendidamente. Mas, como toda universidade, há tbm doutores preguiçoso que só cão a Facul para bater ponto. Pronto, falei!!! A outra Facul em SCZ que é possível estudar (ainda que o nível seja um tanto inferior) é a UCEBOL ... O resto é, literalmente, resto. En relação a cochabamba, não posso falar mto. O que ouvi dizer é que as universidades são melhores (exceto UDABOL), mas é mto difícil se adaptar a cultura (pq tem mtos "collas" e eles são meio que preconceituosos conosco). Isso que eu digo a respeito de cochabamba, repito, é através de comentários que escutei.. Nunca estive lá e nao posso afirmar.
    Em todo caso, acho legal conhecer um pouco de lá através dos olhos de quem viveu quase 4 anos em Scz.

    Se puder, poste algo a respeito das faculdades particulares daqui. ")

    Ah!!! Em SCZ estudamos anatomia em cadáveres, não se utilizam bonecos.

    Vlw!!

    Ps.: terei q postar anônimo pq não consigo escrever meu nome no campo destinado a tal.

    Abraços,
    Ellen

    ResponderExcluir