terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

INSCRIÇÕES UBA - 2012

Galera que não conseguiu legalizar os documentos no MEC, MRE/ Itamaraty, MEC Argentino e UBA, a tempo de fazer a inscrição para o CBC, pode cursar o UBA XXI, as inscrições podem ser feitas até 04 de março/ 2012 clicando aqui em UBA XXI, será direcionado direto para o site da inscrição, é fácil, basta seguir os passos que a própria página ensina.
E para quem ainda tem dúvida sobre CBC e UBA XXI, vamos lá, vou dar uma explicação rápida:
As matérias são as mesmas, o conteúdo das matérias é o mesmo, os professores são os mesmos, só não pode ser cursado pelo UBA XXI as matérias de Biofísica e Biológia, o restante pode, mas para você cursar essas duas matérias terá que passar em Matemática e Química, portanto você poderá cursar Química, Matemática e Pensamento Científico pelo UBA XXI e no segundo semestre transfere para o CBC, aí vc deve estar se perguntando como transfere, e eu te respondo que basta fazer sua inscrição no CBC, e aí sim você terá tempo de sobra para legalizar todos seus documentos e deixar tudo prontinho para a próxima inscrição do CBC que normalmente acontece em julho-agosto de todos os anos.
Outra coisa que é diferente é a quantidade de aulas, mas o conteúdo é o mesmo, por exemplo, no CBC o aluno tem aula 4 dias da semana e o horário de aula é bastante extenso, já no UBA XXI o aluno tem 1 aula de cada matéria por semana e normalmente 1 horinha de aula, que na verdade é quase um plantão de dúvidas, porque o UBA XXI é um curso virtual, portanto você tem estudar em casa e só levar suas dúvidas, mas tem professor que dá uma pincelada nas explicações. Mas nada impede de você frequentar as aulas do CBC, porque nem a faculdade e nem os professores barram a entrada do aluno, e nem por ser aluno do UBA XXI os professores vão deixar de tirar alguma dúvida que o aluno tenha, portanto eu acho bastante válido fazer o UBA XXI para quem não tem mais 6 meses a perder, eu já cursei os dois, tanto o UBA XXI quanto o CBC e não tive problemas nenhum.
Então deixo a dica para quem quiser aproveitar.
Boa sorte para todos.

20 comentários:

  1. quantas horas por dia dura a aula do CBC ? beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônimo, para quem cursa o CBC tem dias e horários estipulados pela faculdade, por exemplo, eu fiz o CBC nos seguintes horários: segunda e quinta das 13 horas às 20 horas e terça e sexta das 16 horas às 19 horas, mas quem se inscreve no período da manhã são outros horários, assim como que se inscreve no noturno, mas quem faz UBA XXI pode ir em qualquer horário que preferir, manhã, tarde e noite, porque não é aluno regular, esse aluno só vai para as aulas do CBC para agregar conhecimento e não ficar muito perdido quanto as matérias, porque as aulas do CBC são mais completas que as do UBA XXI.

    ResponderExcluir
  3. Olá Patrícia, gostaria de saber como foi sua relação com o CBC, dizem que é super difícil e que poucos alunos passam já no primeiro ano. Espero que não seja assim.. hahahau Estou indo agora no começo de março e nem consigo dormir mais pensando no CBC e outras coisas. Beijos..

    ResponderExcluir
  4. Olá Anônimo, kkk, quantos anônimos gentemmm.
    Bom, eu não consegui aprovar em todas as matérias, porque o conteúdo é muito grande para pouco tempo para estudar e como já fazem 15 anos que saí do ensino médio, logo não lembro de muita coisa.
    Realmente a maioria dos alunos cursam o CBC em mais tempo, são poucos os que conseguem terminar em 1 ano, porque tem a dificuldade do idioma ou porque tem os mesmos problemas que eu, que saí da escola há muito tempo e não lembro de nada ou porque vai mais para a balada do que para a faculdade, os motivos são infinitos, mas o que eu posso dizer é que o conteúdo é enorme e o tempo é curto.
    Muita calma, o que vai fazer você aprovar no CBC é seu interesse e necessidade, então foca no seu objetivo. Boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, muito obrigado pelas informações!!!!
      O jeito é estudar todos dias com certeza.
      Ta de parabéns pelo blog... :D

      Hasta pronto CBC!!!hahahuahauha

      Excluir
  5. oi patrícia,tudo bem?eu sou o vander de ubá-mg...
    estou indo pra bs.as assim que puder pra poder cursar medicina tbm,mas como todos os que pretendem ir,ainda tenho dúvidas! vou te fzr algumas perguntinhas,rs
    é verdade que só de pode tentar fzr o cbc uma vez apenas?
    e que o ubaxxi já é possível fzr mais de uma vez?
    quem escolhe as mátérias que vou fzr sou eu,ou a instituição de ensino?
    quanto tempo dura o cbc e o uba xxi?
    nas universidades particulares,é mais fácil entrar ou é a msm coisa das federais?
    quais são as matérias que quem cursa medicina deve fzr no cbc?
    os professores são argentinos apenas,ou tbm tem brasileiros? eles são atenciosos,se estudar direitinho tem como passar numa boa?
    os documentos para fzr a legalização total,ficam prontos em até quanto tempo?
    quanto ao visto,eles demoram pra liberar?
    agradeço desde já por sua existencia na terra,faltava um anjo que nem vc pra ajudar a gnt que assim como vc,um dia já esteve aqui do outro lado da telinha sonhando e lendo todos esses posts a respeito de estudar na argentina nossa tão sonhada medicina!
    muito obrigado por tudo,desculpe a minha lista de perguntas,elas ainda me confundem um pouco,vou ler seu blog que por sinal está show,PARABÉNS!!!vou devora-lo agr a tarde!rs
    to com sede de ir embora e começar a exucutar meu sonho!
    MUITO OBRIGADO QUERIDA,BOA DORTE PRA VC NOS SEUS ESTUDOS!

    ResponderExcluir
  6. Olá Vander. O CBC pode ser cursado 3 vezes cada matéria, ou seja 1 ano e meio CADA MATÉRIA, pelo menos é essa a informação que eu tenho.
    O sistema do UBA XXI é igual ao CBC e se você não aprovar no CBC você pode continuar com o UBA XXI.
    No CBC as matérias para medicina são sempre as mesmas, mas você começa cursando matemática, química e a única que pode variar é sociedade e estado ou pensamento científico, sempre começa assim porque para cursar bilogia terá que ser aprovado em química e para cursar biofísica terá que ser aprovado em matemática, as únicas que não são correlativas foras as que já escrevi acima.
    Tanto o CBC quanto o UBA XXI pode ser terminado em 1 ano, mas depende da sua aprovação, o tempo médio é de 1 ano e meio.
    É a mesma coisa para entrar em praticamente todas, na Universidade de Rosário o CBC é de 3 meses, mas a carga horária não é compátivel com a mínima exigida no Brasil.
    As matérias do CBC para medicina são química, matemática, biologia celular, biofísica, sociedade e estado e iniciação ao pensamento científico.
    Na UBA só tem professores que dão aula em espanhol. Tem professores que são preconceituosos, tem professores que não tem paciência, tem professores educados, tem de tudo.
    Não precisamos de visto, mas para conseguir a residência e o DNI pode demorar em média 6 meses.
    Leia o blog com bastante paciência que nele tem muita informação importante, compre um caderno e anote tuuuuudo, fica mais fácil.
    Obrigada por ler o blog. Boa sorte. Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Olá Patricia!Me chamo Jackeline.
    Eu também estou pensando em fazer medicina na UBA.E li um pouco sobre a CBC.Eu gostaria de saber se nas materias exigidas para medicina de fisica,quimica e matemática eu posso fazer as provas sem cursar as aulas?simplesmente fazer as provas e aguardar resultado.
    Gostaria também,que se possivel vc colocasse aqui o que é cobrado dessas materias(quimica,fisica,matemática,biologia,biofisica) são todos os assuntos do ensino médioou só alguns.Quais são?
    desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só fazer as provas sem ir para as aulas, teria que ser o UBA XXI, no CBC, as matérias como química, sociedade e estado e pensamento científico e biologia, devem que ser cursadas, porque fazem chamada, então tem que ir para as aulas, agora matemática e biofísica não fazem chamada, mas biologia e biofísica não dá para fazer por UBA XXI, tem que ser pelo CBC mesmo. Vou tentar colocar a carga horária das matérias, mas não tem disponível de todas as matérias.

      Excluir
  8. Oi Patricia.
    Voce poderia, por favor, passar a grade curricular do curso de medicina de da Faculdade de Rosario e da UBA?
    agradecida!=)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, vou tentar encontrar e postar aqui no blog, mas normalmente tem disponível nos sites das faculdades.

      Excluir
  9. OI PATRICIA É jACKELINE.
    MUITO OBRIGADA PELAS INFORMAÇÕES.
    EU DEI UMA OLHADA NO SITE DA UBA, MAS NÃO CONSEGUI ACHAR A MATRIZ CURRICULAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jackeline, eu fiz uma postagem para vc, kkk, dá uma olhada nas postagens mais recentes que eu coloquei as grades para você, já aproveitei e fiz duas postagens, uma das grades do CBC e outra da faculdade de medicina da UBA e de Rosário.

      Excluir
  10. Oh Patricia, muitíssimo obrigada.
    Quando tiver inscrições em julho/agosto vou me inscrever.
    Amei a UBA, a grade curricular é linda!!!rsrsrs...
    Ass.Jackeline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Jack que você se identificou com a UBA, então boa sorte. Beijo.

      Excluir
  11. Patrícia vc realmente de parabens!
    Estou comecando agora a pesquisar as coisas na area...
    minha dúvida é: entrar no CBC é como passar num vestibular é?
    depois que eu finalizar o CBC eu entro na UBA em medicina direto?
    quais as garantias que a pessoa tem, indo?
    O governo dá algum tipo de auxilio para os estrangeiros? vc trabalha? como faz p se manter ai? é muito dificil?

    Desde já obrigada!
    e AGUARDO A RESPOSTA... Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, obrigada por ler o blog e pelos parabéns, kkk.
      Eu costumo dizer que o CBC é um vestibular de 1 ano, porque no Brasil fazemos apenas 1 prova com todo o conteúdo para o ingresso a faculdade, já o CBC dura 1 ano e é dividido em 6 matérias e de cada matéria você faz 2 provas, mas não é mais fácil por isso, muito pelo contrário, é bem complicado porque as matérias não são fáceis e ainda temos o problema do idioma logo que chegamos aqui.
      Depois que aprovar todas as matérias estará apto a cursar medicina, mas mais uma vez, não pense nem por um momento em desprezar o CBC achando que é fácil, porque não é, a média para aprovar todas as matéria do CBC, sendo brasileiro ou argentino é de um ano e meio pelo menos.
      Como assim que garantias? A garantia é você, kkk, você que tem que se garantir, você que tem que garantir seu estudo, e a validação do seu diploma também depende de você, depende do que você aprendeu e do que vai conseguir fazer na prova do revalida.
      O governo não dá auxilio nem para os argentino quem dirá para brasileiros, kkk, mas a faculdade tem auxilio para qualquer aluno, mas tem que se inscrever na data certa e concorrer com outras pessoas, e mesmo assim não é muito.
      A sua manutenção aqui também depende de algumas coisas, da sua família se eles forem te sustentar aqui ou de você trabalhar para se sustentar, logo depende da situação de cada um.
      RESPOSTA DADA. Boa sorte.

      Excluir
  12. Olá Patricia, tbm adorei seu blog com as informações.
    Vc é de qual estado do Brasil?? Admirei sua atenção e boa
    vontade em ajudar, se de certo pra eu morar ai quero contato
    com vc tá?? mas então acha se minha familia mandar 1000,00 reais
    por mes consigo me "virar" por ai? morando em hostel mesmo ou o que for mais barato... vc já esta cursando medicina? qual ciclo está??

    Desde já agradeço a atenção
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, sou de SP. Muitas pessoas conseguem viver aqui com mil reais, mas tudo vai depender do se estilo de vida.
      Sim, eu estou no 1º da carreira, ciclo biomédico. Boa sorte.

      Excluir