Gente, eu não sei muita coisa sobre medicina na Bolivia, porque as pesquisas que fiz foi para estudar na Argentina e toda minha experiência é daqui, mas, tenho conhecidos que já tem curso superior na área da saúde no Brasil, e que resolveram ir para Santa Cruz de La Sierra ou Cochabamba e que entraram no 2º ano da faculdade porque conseguiram convalidar 14 matérias, e estão gostando muito, e dizem não se arrepender. Me falaram que o custo de vida é bem mais baixo que aqui na Argentina e no Brasil, que alugueis de apartamento de 03 quartos em prédios com piscina, sauna, quadra de esportes e tudo mais está em média 700 dólares e que a mensalidade da faculdade está 125 dólares, ou seja é bem barato mesmo.
Essa faculdade que o pessoal estuda é a UDABOL, mas não sei nada sobre como fazer os documentos ou coisa parecida, tem que pesquisar mesmo, estou até esperando uma resposta sobre carga horária dessa faculdade, depois eu posto aqui.
Me parece as inscrições estão aberta para começar as aulas agora no meio desse ano.
Vou colocar a página da UDABOL que tem algumas informações para brasileiros referente a documentação exigida pela universidade, tem até um resuminho que eles fizeram sobre custo de vida.
Eu acho que esse negócio de preconceito sobre onde a pessoa estudou é besteira.
Não gosto desses tipos de comentários, porque tenho lido muito isso na internet, tenho visto que algumas pessoas falam que médicos formados no exterior são pseudos-médicos, isso é um absurdo e muita falta de respeito, não interessa onde a pessoa se formou, vai conseguir validar seu diploma e será tão médico quanto os outros e vai ganhar a mesma coisa que esses bobões revoltados que ficam falando essas besteiras na internet, essas pessoas de alma e cabeça pequena.
Faculdade de medicina no Brasil na minha opnião é bem restrita, na maioria das vezes para quem tem uma condição financeira muito boa, porque os vestibulares das universidades públicas são formulados para essas pessoas, que tiveram condições de estudar nas melhores escolas, portanto tiveram uma base muito boa, ou então, quando não passam nas públicas vão para as universidades particulares onde a mensalidade é coisa absurda. Minha gente com a mensalidade de uma particular, umas 06 famílias comem, vestem, pagam contas e aluguel todos os meses.
Eu nunca tentei um vestibular de medicina na minha vida, não por eu achar que não tinha capacidade, mas porque na verdade eu nunca quis ser médica, eu decidi isso com 31 anos, quando já estava trabalhando no hospital como fisioterapeuta de UTI, foi aí que resolvi que queria medicina. Devido ao tempo que saí da escola, pensei que seria muito mais difícil concorrer com essa meninada que está saindo agora da escola, então achei melhor vir para a Argentina, mas nem por isso está sendo fácil, porque realmente não está, não é a toa que tem vários recursantes do CBC, só porque é difícil e não fácil como muitos pensam.
Eu fiz faculdade de fisioterapia em uma universidade considerada a melhor da minha região, uma das melhores do estado, na área da saúde o curso de medicina é disputadissimo, mas tem uma mensalidade de R$ 4.300,00, enfim, cursei nessa faculdade, e o nome dela nem aparece no rancking das melhores universidades do mundo e nem por isso quem se forma lá deixa de ter emprego ou algo do tipo, então esse negócio é besteira.
Outra que vou contar para vcs, na minha região tem um curso de medicina que tentam fechar todos os anos porque falam que a faculdade não tem a menor condição de formar ninguém, só que a faculdade entra sempre com mandatos e ninguém consegue fechar o curso, e mesmo assim formam muitos médicos todos os anos, pois é minha gente, isso tudo é no Brasil, bom, não vou ficar estendendo mais, porque já saí do foco dessa postagem, mas depois farei uma postagem sobre alguns dados que vocês ficarão de cabelos em pé.
Beijos e boa noite!!!